The Boys: Quem é Victoria Neuman nos quadrinhos

Capa da Publicação

The Boys: Quem é Victoria Neuman nos quadrinhos

Por Junno Sena

Com seu malabarismo entre política e enredos mirabolantes, The Boys consegue construir uma narrativa repleta de personagens curiosos. Dentre eles, está Victoria Neuman, uma revolucionária em busca de colocar ordem entre os “supes”. Porém, o seu discurso regado de ideais progressistas, esconde um plano ardiloso da Vought.

À primeira vista, a participação de Vic Neuman na adaptação da Prime Video parece algo completamente original para a série, mas a verdade é que a congressista tem inspiração em um personagem dos quadrinhos. O problema é que não há nada que une esses dois lados da mesma moeda além de seus sobrenomes.

Vic, the Veep

Primeira aparição de Vic, the Veep

Apresentado na sexta edição de The Boys, Victor Neuman, também conhecido como Vic, the Veep, é o vice-presidente dos Estados Unidos e antigo CEO da Vought. Sua primeira aparição é tão pequena quanto a sua importância na trama.

Enquanto discursa no velório do “herói” Blarney Cock, relembrando, ou inventando, a importância do “supe” para os Estados Unidos, Vic é transmitido na televisão enquanto o grupo The Boys se reúne após uma noite agitada.

Ao longo das edições, conhecemos um pouco mais da personalidade de Victor. Sem grandes objetivos ou inteligência, o homem mantém o cargo pelos contatos que tem ao seu redor. Como ex CEO da Vought e com parte de sua família trabalhando para ou com ela, o conglomerado mantém seu apoio firme no vice-presidente. Vic, sem perceber, se torna um peão no xadrez da Vought, já que o presidente Robert “Dakota Bob” Shaefer não suportava a ideia de um acordo entre os heróis e o governo.

Desta forma, Vic servia como uma balança, para acalmar, mas também convencer Robert de seus ideais e vigiar os seus passos. Porém, vale dizer que o homem não era muito bom nisso. Sendo mais um empecilho do que uma ajuda, seu poder político e relação com público era o que o mantinha como uma ferramenta útil.

De vice para presidente

A curiosa morte de Dakota Bob

Mas, assim como na série, a Vought precisava de mais. A presença de Vic podia ser útil, mas Dakota Bob ainda não queria dar completa liberdade aos Sete. Isso fez com que a empresa começasse a criar planos para assassinar o presidente.

Robert até mesmo tentou contratar o grupo mercenário Red River para compor seu serviço de segurança. O que ele não sabia era que a sua morte viria de uma forma acidental. Em The Boys #60, durante um encontro privado com alguns eleitores e a presença questionável de um “wolverine” enjaulado, Vic decidiu abrir a gaiola do animal.

A razão para isso é que o vice-presidente achou que o wolverine era, na verdade, o seu cachorro. Em um ambiente de alto estresse, o animal atacou a primeira pessoa que viu a frente: Robert. Com uma cena sangrenta de Robert desfigurado e o chão encharcado de sangue, Victor K. Neuman se torna o presidente interino.

Sendo o ato mais relevante de sua participação no quadrinho, Vic não conseguiu colocar seus poderes políticos como presidente à prova. Isso por que, cinco edições após a morte de Robert, Capitão Pátria decapita Victor.

Durante uma revolta dos “supes” da Vought liderada por Capitão Pátria, os “heróis” decidem se revelar como vilões para o público e tomar o controle da situação política dos Estados Unidos. Butcher, então, chega à Casa Branca, que está cercada pelo exército militar e, ao entrar no Salão Oval, descobre da morte de Vic.

O trágico fim de Victor K. Neuman

Qual é o papel de Victoria Neuman na série de The Boys?

Analisando a história de Victor nos quadrinhos, pode-se concluir que a sua versão da série da Prime Video já teve uma participação bem maior. Não apenas por grande parte das escolhas de Victor terem sido uma forma de parodiar o presidente George W. Bush, como o próprio Garth Ennis revelou, mas pelo núcleo político dos quadrinhos ter tido maior foco em Robert e sua “guerra” contra Vought.

Algo que parecia ser o papel que Victoria tomaria na série. O problema é que a personagem é uma agente dupla, ou tripla, nessa situação. Não muito depois de ser apresentada ao público, Victoria Neuman já se mostrou ser o completo oposto do que transparece ao público.

Possuindo poderes capazes de “explodir cabeças”, a congressista nos mostrou que estava jogando ao seu favor. No início da terceira temporada, descobrimos que é um pouco mais complicado que isso, já que Victoria, antes conhecida como Nadia, cresceu no orfanato Red River e parece ter sido “adotada” por Stan Edgar.

Os objetivos da personagem ainda são um mistério, mas pode-se presumir que se equiparam, em algum nível, com os da Vought. 

Victor Neuman se torna a senadora Victoria Neuman

O jogo de gato e rato entre a política estadunidense e os heróis não promete mudar muito dos quadrinhos, porém, se Victor Neuman era apenas uma figura caricata sem muita agência nos acontecimentos ao seu redor, Victoria Neuman promete ser bem diferente.

Afastando-se cada vez mais do enredo original, não é claro esperar que a personagem tenha uma morte sangrenta como a de Victor. Pelo contrário, Victoria parece estar jogando ao seu favor, buscando proteger ela e a sua família. Assim, Capitão Pátria, Edgar Stan, Hughie e todo o resto irão ficar em segundo plano na perspectiva da congressista, basta a hora certa chegar. 

Aproveite e continue lendo: