Terra-383 explicada: as principais diferenças entre o universo alternativo e o MCU

Capa da Publicação

Terra-383 explicada: as principais diferenças entre o universo alternativo e o MCU

Por Gus Fiaux

Depois de anos de sugestão e pequenas pistas, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura finalmente veio para introduzir o conceito de realidades alternativas e terras paralelas para o Universo Cinematográfico da Marvel. No filme, somos apresentados a diferentes universos, mas um se destaca entre eles: a Terra-838.

No filme, temos uma boa parte do filme passada nessa realidade alternativa, e isso faz com que possamos tecer várias comparações com essa realidade e a Terra-616, descrita como sendo a “terra principal” do MCU. Aqui, separamos todas as principais diferenças entre essas realidades!

A Terra-616

Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, descobrimos que a “terra principal” do MCU é classificada como a Terra-616. Esse número foi atribuído pela Christine Palmer da Terra-838, que é especialista em viagem multiversal e em terras alternativas, em vez de ser uma cirurgiã como sua contraparte da Terra-616.

Esse é o universo que acompanhamos desde Homem de Ferro, lançado lá em 2008. Nesse universo, seis heróis se juntaram para formar os Vingadores, e eventualmente a equipe foi se expandindo conforme novos heróis foram se tornando públicos.

Juntos, todos passaram pelo blip, o momento em que Thanos conseguiu exterminar metade da vida no universo ao reunir as Joias do Infinito. Cinco anos depois desse evento brutal, os Vingadores restantes voltaram no tempo e capturaram novas joias, revertendo os efeitos do blip e derrotando o Titã Louco logo em seguida.

Nesse universo, ainda não temos mutantes – ao menos, não se sabe da existência deles ainda. Também não temos indícios da presença do Quarteto Fantástico, o que abre margem para acreditarmos que eles ainda não ganharam seus poderes.

Muito se discute sobre a inclusão de algumas produções nessa linha temporal. Por exemplo, não sabemos ainda se séries como Agentes da S.H.I.E.L.D., InumanosFugitivos Manto e Adaga se passam nessa Terra-616, já que os filmes nunca fizeram menção aos eventos dessas produções.

A Terra-838

Doutor Estranho America Chavez chegam até a Terra-838 enquanto tentam escapar das garras letais de Wanda Maximoff, que quer sequestrar a menina para roubar seus poderes e poder então atravessar o Multiverso. Chegando lá, eles encontram um mundo drasticamente diferente da Terra-616.

Para começar, o lugar parece muito mais arborizado e há avanços tecnológicos que não existem na terra principal. E há também outro fator curioso: aqui, para atravessar as ruas, as pessoas esperam o sinal vermelho em vez do verde. Além disso, há pizzas em formato de bola.

No que diz respeito à comunidade heroica, é onde temos mudanças realmente gritantes: nesse universo, os X-Men existem, assim como o Quarteto Fantástico e os Inumanos (caso você desconsidere a série da equipe como parte da Terra-616). Nesse universo, Maria Rambeau virou a Capitã Marvel e Peggy Carter foi a Primeira Vingadora.

Aqui, Stephen Strange era o Mago Supremo e passou muito tempo tentando encontrar um jeito de deter Thanos sem ter que entregar a ele sua Joia do Tempo. Eventualmente, os Illuminati mataram o Titã Louco em seu planeta natal, mas Strange teve que ser sacrificado como punição por ter mexido com o Multiverso.

Outras mudanças curiosas: nesse universo, Mordo parecia ser amigo do Doutor Estranho, ainda que exista uma certa fagulha de inveja no ar levantada pelo Strange da Terra-616. Além disso, nesse universo, o projeto de Ultron parece ter funcionado perfeitamente, criando um serviço “policial” seguro e eficaz para o mundo.

E a Terra-616 original?

Quem acompanha os quadrinhos há muito tempo já deve estar mais do que familiarizado com o conceito da Terra-616. Isso porque, nas HQs, esse era o nome destinado ao “universo principal” onde aconteciam as aventuras da Casa das Ideias. Foi aqui que surgiram os X-Men, o Homem-Aranha e os Vingadores como conhecemos.

Quando o Universo Cinematográfico da Marvel começou a se popularizar, foi definido que a Terra-199999 seria o nome do universo designado para a franquia – desse modo, os eventos dos filmes poderiam ser reconhecidos como outra realidade dentro do Multiverso, como se fossem eventos alternativos aos da “terra principal” das HQs.

Entretanto, Multiverso da Loucura prova que os filmes não vão seguir essa denominação, de modo que não funcione como outra realidade, mas sim como uma adaptação literal dos eventos que acontecem nos quadrinhos. É curioso, já que os quadrinhos atuais continuam tratando sua continuidade principal como a Terra-616.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, confira também: