Stranger Things: Tudo que você precisa relembrar antes de assistir a temporada 4

Capa da Publicação

Stranger Things: Tudo que você precisa relembrar antes de assistir a temporada 4

Por Arthur Eloi

O quão bem você lembra de Stranger Things? Não que a série da Netflix seja algum clássico perdido dos anos 80, mas é válido perguntar já que faz quase três anos desde que vimos as últimas aventuras do grupo.

A quarta temporada começou a ser rodada lá em 2020, mas no meio do caminho a produção se deparou com a pandemia da Covid-19, que complicou ainda mais o que já era maior e mais complexo que os antecessores. Finalmente os novos episódios chegam ao catálogo do streaming agora na metade de 2022, portanto é hora de revisitar a trajetória da trama até então.

O que acontece na primeira temporada de Stranger Things?

Lembra quando as crianças de Stranger Things se pareciam com crianças?

Lançada lá em 2016, a primeira temporada de Stranger Things conquistou pela homenagem aos clássicos oitentistas, e pela sua trama infantojuvenil com gostinho de horror. No ano de 1983, a vida na pacata e fictícia cidade de Hawkins, Indiana é abalada quando Will Buyers (Noah Schnapp) desaparece sem maiores explicações.

O xerife Jim Hopper (David Harbour) e a mãe do garoto, Joyce Byers (Winona Ryder), então mobilizam uma busca por Will. Paralelamente, o grupo de amigos do menino – formado por Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin) – decide se aventurar em sua própria missão de busca. No caminho, encontram uma menina quieta, de cabeça raspada e aparentemente com poderes telecinéticos. Sem nome, ela é chamada apenas pelo número Onze – mas que ficou popularmente conhecida entre os fãs como Eleven mesmo.

Joyce, a mãe de Will, fica um pouco surtada com o desaparecimento do filho

Acontece que Eleven é fruto de um experimento ultra secreto do Laboratório de Hawkins. Sem saber, o grupo se vê perseguido por agentes do governo e pelo doutor Martin Brenner (Matthew Modine), o responsável pelo projeto que criou a garota. Ao mesmo tempo, descobrem que há uma conexão entre os segredos do laboratório e o desaparecimento de Will: tudo está interligado com experiências envolvendo uma dimensão paralela chamada Mundo Invertido.

Operando quase como uma versão sombria do nosso mundo, o Mundo Invertido é lar de todo tipo de criatura grotesca e aterrorizante. Durante um teste que dá errado com um portal no Laboratório de Hawkins, uma dessas criaturas escapa para a nossa realidade e começa a fazer uma série de vítimas na pequena cidade. O grupo principal, ávidos jogadores de Dungeons & Dragons, batiza o monstro de Demogorgon.

Eventualmente Eleven aprende a usar seus poderes para enfrentar o Demogorgon

Uma das vítimas do Demogorgon é Barb (Shannon Purser), a amiga de Nancy Wheeler (Natalia Dyer) – irmã de Mike. Isso serve como catalisador para que ela e seu namorado, Steve (Joe Keery), se juntem à investigação em busca de Will, para entender os mistérios da cidade. Nancy, por sua vez, se aproxima bastante de Jonathan Byers (Charlie Heaton), o irmão do garoto desaparecido. No meio de todo o caso na cidade, os dois se apaixonam, o que cria uma situação um pouco tensa com Steve.

Após o grupo principal ajudar Eleven a controlar seus poderes, eles se juntam com os jovens e os adultos para montar uma armadilha para o Demogorgon. Joyce e Hopper viajam até o Mundo Invertido e resgatam Will, enquanto os demais enfrentam a criatura no mundo real. O Demogorgon faz o doutor Brenner de vítima e se torna cada vez mais forte. Ao mesmo tempo que é perseguida por agentes do laboratório, Eleven consegue canalizar seus poderes para derrotar o monstro e matar os soldados. O baque é tão grande que a garota aparentemente morre de exaustão.

O que acontece na segunda temporada de Stranger Things?

Há algo errado com Will – de novo

A segunda temporada foi a única exibida um ano depois da antecessora, e chegou ao catálogo em 2017. A trama agora salta para outubro de 1984, e é revelado que Eleven não morreu, mas sim está escondida sob os cuidados de Hopper. Os dois criam uma relação meio conturbada de início, mas o xerife gradualmente se torna praticamente uma figura paterna para a garota.

Já para os garotos, a vida segue boa depois de quase um ano sem dores de cabeça – exceto para Mike, que se apaixonou por Eleven e segue em luto, sem saber que ela está viva. Entre se vestiram de Os Caça-Fantasmas para o Halloween e jogarem partidas de Dragon’s Lair no fliperama, eles conhecem uma nova garota chamada Max (Sadie Sink), que se mudou da Califórnia para Hawkins, mas que vive com seu irmão valentão Billy (Dacre Montgomery), que faz tudo para infernizar sua vida.

O Devorador de Mentes é literalmente uma ameaça maior que o Demogorgon

Para Will, que sobreviveu ao Demogorgon, as coisas ficam sombrias novamente quando ele se vê atormentado por visões do Mundo Invertido, em especial com a presença de uma criatura gigantesca conhecida como o Devorador de Mentes. Acontece que o monstro quer tomar a mente e corpo do garoto, e começa a possuí-lo.

Cansada de ficar presa com Hopper, Eleven decide fugir para investigar seu passado ao descobrir que – assim como seu nome sugere – há várias outras cobaias como ela. A garota vai para Chicago, e lá encontra Kali (Linnea Berthelsen), a número Oito. Tratando Eleven como uma irmã mais nova, ela explica o passado da garota e a ensina a efetivamente usar seus poderes. Assim, El (o apelido carinhoso da jovem) retorna para Hawkins bem a tempo de salvar Will do Devorador de Mentes, e fecha o portal para o Mundo Invertido de uma vez por todas. Ela se reúne com Mike, e dois prometem ficar juntos.

Com novo visual, Eleven volta para Hawkins a tempo de salvar Will e fechar o portal para o Mundo Invertido

Falando em romances, Steve e Nancy terminam, e a jovem passa a ficar com Jonathan depois de uma temporada só flertando, e Lucas se declara para Max e os dois se beijam. Joyce também arranja um namorado chamado Bob Newby (Sean Astin), mas ele se torna comida de Demodogs (Demogorgons em forma de cachorros).

Nesse tempo, Steve se aproxima do grupo de garotos, servindo praticamente como babá das crianças, e vira melhor amigo de Dustin, lhe dando dicas de como se defender, como se arrumar e como chegar em meninas.

O que acontece na terceira temporada de Stranger Things?

A 3ª temporada de Stranger Things começa com clima alegre – que não dura muito, claro

Já a terceira temporada da série demorou quase dois anos para sair, chegando ao catálogo da Netflix na metade de 2019. Mesmo assim, a trama avançou cerca de um ano só – ainda que as crianças já estejam gigantes a essa altura.

No verão de 1985, a vida parece boa. Hawkins ganhou um enorme shopping-center. Lucas fica com Max, Mike fica com Eleven, Dustin diz que conheceu uma garota no acampamento (o que todos duvidam fortemente, mas que no final das contas era real mesmo), e Will fica decepcionado que seus amigos só pensam em meninas ao invés de curtirem as férias jogando D&D.

Acontece que, durante esse suposto período de paz, os soviéticos – lembre-se, a série se passa no auge da Guerra Fria – estão comprando várias propriedades na cidade de Hawkins, e usando o shopping como fachada para abrir um portal para o Mundo Invertido no subsolo.

Quem descobre o plano por acidente é Dustin e Steve, que agora trabalham em uma sorveteria no shopping ao lado de uma jovem chamada Robin (Maya Hawke), que se vê arrastada para toda essa insanidade. Junto com Erica (Priah Ferguson), a irmã mais nova de Lucas, eles invadem uma base secreta russa, mas acabam capturados e torturados. No meio disso tudo, Steve é injetado com um soro da verdade e revela que tem crush em Robin, mas ela revela que nada vai rolar entre eles porque é lésbica.

Todo o grupo se reúne para enfrentar o Devorador de Mentes no shopping

Aparentemente, os russos estão por todo lugar na cidade. Hopper e Joyce – que claramente têm sentimentos um pelo outro – começam a investigar uma estranha perda de magnetismo em Hawkins, e acabam esbarrando na conspiração soviética. Eles então pegam de refém um adorável cientista russo chamado Alexei, que adora raspadinhas e os EUA, mas que não fala uma palavra de inglês. Sem muitas opções, eles recorrem a um conspiracionista louco chamado Murray (Brett Gelman), que é o único em Hawkins que sabe falar russo. Murray e Alexei acabam virando amigos, mas o cientista eventualmente é fuzilado por ter traído sua pátria.

No meio de toda essa confusão soviética, o Mundo Invertido continua agindo em Hawkins. Nancy e Jonathan, que trabalham como estagiários em um jornal, investigam uma história sobre ratos que comem fertilizante sob a suspeita de algo sobrenatural. Acontece que eles estão certos. Como Eleven mais tarde descobre, o Devorador de Mentes está buscando uma forma de invadir a sua realidade, e usa Billy como novo receptáculo, possuindo-o para matar pessoas em Hawkins e alimentar os cadáveres para o monstro.

O grupo se reúne para enfrentar a criatura e fechar o portal no subterrâneo do shopping-center, em uma grande batalha final. Nos momentos finais, Billy reganha sua consciência, e decide se sacrificar para proteger a irmã, em uma tentativa de compensar por anos de um relacionamento abusivo com ela. Ah, e no meio disso tudo, Eleven é atacada pelo Devorador de Mentes e perde seus poderes. As crianças então descobrem que calor é a fraqueza da criatura, e jogam fogos de artifício (bom dizer que a temporada se passa perto da celebração de 4 de julho) para derrotá-lo.

Para se redimir com Max e pelas várias vítimas que fez em Hawkins, Billy se sacrifica para matar o Devorador de Mentes

Lutando contra os russos, Hopper consegue fechar o portal para o Mundo Invertido, em um aparente sacrifício. Uma cena pós-créditos, porém, revela que o xerife foi capturado e se tornou prisioneiro de uma gulag na União Soviética, em que estão experimentando com um Demogorgon.

Três meses após a batalha final, Joyce toma a sensata decisão que deveria ter tomado desde o começo: se mudar de Hawkins. Assim, Will, Jonathan e Eleven vão com ela, tornando seus respectivos relacionamentos com Nancy e Mike à distância.

Onde começa a quarta temporada?

Ainda podemos chamar de crianças de Stranger Things???

A terceira temporada foi exibida em 2019. A quarta chega só em 2022. A trama, por sua vez, é ambientada no começo de 1986, tendo avançado apenas três meses desde que Joyce se muda de Hawkins, e seis meses desde a batalha final.

Aqui, a família Byers está vivendo na cidade fictícia de Lenora Hills, na Califórnia. Jonathan fez um novo amigo chamado Argyle (Eduardo Franco), e Will e Eleven tentam se enturmar na escola. Já em Hawkins, Mike e Nancy sofrem de saudades por seus respectivos, mas o garoto se mantém ocupado ao integrar um clube de Dungeons & Dragons com Dustin e Lucas no colegial.

Primeiro núcleo fora de Hawkins, série também vai explorar Hopper fugindo de uma gulag na União Soviética

O breve sossego é novamente interrompido quando estranhos assassinatos começam a ocorrer em Hawkins. Dessa vez, uma nova criatura chamada Vecna ameaça a tranquilidade do mundo real, e coloca a garota Max como seu alvo de possessão. O grupo então parte em uma nova investigação, relacionada aos segredos do Laboratório de Hawkins, o passado da Eleven e também um crime antigo da cidade, envolvendo o serial killer Victor Creel (Robert Englund).

A quarta temporada de Stranger Things é dividida em dois volumes meio irregulares. O primeiro terá sete episódios e chega ao catálogo em 27 de maio, enquanto o segundo – que conta com apenas dois capítulos – só chegará em 1º de julho.

Aproveite e confira também: