Stranger Things é baseada em uma história real? Conheça os misteriosos Projetos Montauk e MKUltra

Capa da Publicação

Stranger Things é baseada em uma história real? Conheça os misteriosos Projetos Montauk e MKUltra

Por Jaqueline Sousa

Para quem acompanha as novidades da indústria do entretenimento, não é novidade que Stranger Things é um dos maiores fenômenos (talvez o maior) da Netflix. Lançada em 2016, a série conquistou o público com sua ambientação oitentista e personagens carismáticos, como Eleven (Millie Bobby Brown), uma garota com poderes extraordinários.

Embora muitos aspectos da trama sejam completamente ficcionais, os Irmãos Duffer, os criadores e produtores da série, utilizaram bases científicas reais para criar o enredo, como o misterioso Projeto Montauk e o bizarro MKUltra.

Criado durante o período da Guerra Fria, no início dos anos 1950, o projeto MKUltra foi desenvolvido pela CIA a partir de uma crença do governo americano de que a Rússia estaria desenvolvendo técnicas de controle mental sob seus rivais.

Assim, para não serem surpreendidos pelos russos, a central de inteligência criou o MKUltra, uma espécie de programa voluntário que acabou se transformando em algo extremamente bizarro. Isso porque os envolvidos faziam todo tipo de experiência sinistra com os participantes que, inconscientes, eram submetidos a privação de sono, drogas psicodélicas e muito mais.

Apesar da natureza estranha, o projeto só foi dissolvido em 1965, e muitos dos documentos a respeito do que acontecia lá acabaram sendo destruídos.

Eleven usando seus poderes na primeira temporada de Stranger Things.

Os Irmãos Duffer se inspiraram no em projetos com experiências bizarras para criar o enredo de Stranger Things.

Você já deve ter identificado algumas semelhanças entre o MKUltra e os eventos narrados em Stranger Things, não é? Mas não acabou por aí: os Irmãos Duffer também se inspiraram no Projeto Mountauk, uma conspiração governamental, para criar o enredo da série.

Diferente do programa citado anteriormente, não há muitas provas que indiquem que esse projeto realmente existiu, mas reza a lenda que aconteceram algumas experiências estranhas em Mountak, Nova York, durante os anos 1980.

De acordo com Alfred Bielek, um dos possíveis envolvidos no programa, os experimentos teriam acidentalmente proporcionado uma espécie de abertura no hiperespaço entre os anos 1983 e 1943. Além da possibilidade da viagem temporal, o irmão de Alfred, Duncan, que também estaria envolvido nas ações, teria desenvolvido certos poderes e despertado um monstro terrível no mundo (via DigitalSpy).

Conseguiu ver as similaridades com a jornada da pequena Eleven em Stranger Things? Esse é mais um caso de como alguns elementos da realidade – sejam eles comprovados ou apenas teorias da conspiração – seguem inspirando a ficção moderna.

Stranger Things está disponível na Netflix.

Veja nosso vídeo sobre o assunto no TikTok:

Aproveite também: