Star Wars: O Livro de Boba Fett 1×6 – Do deserto vem um estranho

Capa da Publicação

Star Wars: O Livro de Boba Fett 1×6 – Do deserto vem um estranho

Por Jaqueline Sousa

O sexto episódio de O Livro de Boba Fett finalmente está entre nós e conseguiu ser ainda mais emocionante do que o antecessor! Isso porque o capítulo desta semana está recheado de participações especiais, que acabam ofuscando (mais uma vez) o próprio protagonista da série, Boba Fett. Diante da tensão de uma vindoura guerra em Mos Espa, o que mais pode estar à espreita do grupo comandado pelo ex-caçador de recompensas?

Começando com presenças ilustres, o episódio já inicia com a aparição de Cobb Vanth, interpretado por Timothy Olyphant — um velho conhecido do público da série The Mandalorian, também do Disney+. Na sequência inicial, que acontece na cidade de Mos Pelgo (agora chamada Vila Livre), o xerife confronta um grupo de Pykes, enquanto eles contrabandeiam especiarias. Vanth rapidamente elimina alguns dos integrantes, fazendo com que apenas um deles encaminhe uma mensagem ao Sindicato: qualquer um que ao menos pensar em transportar mercadorias ali estará perdido para sempre. 

O xerife Cobb Vanth retorna em O Livro de Boba Fett.

A partir disso, a série retoma os eventos finais do capítulo anterior, quando Din Djarin (Pedro Pascal) diz que precisa “visitar um pequeno amigo” antes de conversar com Boba Fett. Assim que chega ao planeta verde, Mando é recebido por R2-D2, outra presença emocionante aos fãs dos filmes, e é aí que as coisas começam a ficar realmente comoventes. 

Enquanto o episódio da semana passada nos trouxe o retorno de Din Djarin, em uma trama especialmente focada no mandaloriano, Do deserto vem um estranho tirou o protagonismo de Boba Fett novamente ao trazer um enredo estrelado por ninguém mais, ninguém menos do que Luke Skywalker e Grogu, nosso tão querido “bebê Yoda”

O sexto episódio mostra o treinamento de Grogu com Luke Skywalker.

Foi surpreendente ver Skywalker como uma presença central no sexto episódio, que foi escrito por Jon Favreau e Dave Filoni, principalmente devido à computação gráfica necessária para rejuvenescer Mark Hamill. Ainda assim, as sequências em que Luke está treinando Grogu são banhadas em nostalgia, e muitas delas relembram cenas da trilogia original de George Lucas, como quando Luke está em Dagobah, em O Império Contra-Ataca, e carrega Yoda em suas costas. 

Vale lembrar que o Jedi já tinha feito uma breve participação no último episódio da segunda temporada de The Mandalorian, quando levou Grogu para iniciar seu treinamento. Mas é em O Livro de Boba Fett que sua presença e força se fazem necessárias. Em certo momento, ele até ajuda o pequeno a relembrar um acontecimento de seu passado: o flashback mostra três Jedi lutando contra tropas de clones, mas a visão logo se dissipa enquanto os soldados avançam sobre Grogu.

Entre as participações emocionantes no episódio, temos a presença de Ahsoka Tano (Rosario Dawson), responsável por entregar o presente de Djarin a Luke, já que o mandaloriano vai embora do planeta antes de ter a oportunidade de encontrar seu parceiro. Já a estreia de Cad Bane (Corey Burton) nas produções live-action da franquia certamente surpreendeu os fãs da animação Star Wars: Clone Wars, que provavelmente sabiam quem era o forasteiro antes mesmo dele dar as caras diante do xerife Cobb Vanth.

O personagem foi praticamente a cereja do bolo em um episódio que já estava entregando ótimas sequências. Aqui, o comando de Filoni na direção garantiu uma tensão digna de filmes de faroeste, em um embate onde Bane leva a melhor diante do xerife. Foi uma curta participação, mas ainda assim marcou um dos melhores momentos do episódio. 

O caçador Cab Bane aparece na série animada Star Wars: Clone Wars.

Há também uma breve cena em Mos Espa, onde Mando se oferece para ajudar a equipe de Boba Fett durante a guerra contra o Sindicato. É apenas neste momento que lembramos que estamos assistindo à série que deveria ter como protagonista o caçador de recompensas. Sua aparição de poucos segundos no episódio acaba sendo ofuscada por outros acontecimentos bem mais interessantes na trama, quase como se ele fosse um figurante. A sensação que os últimos dois episódios passaram é a de que a história de Boba Fett, que diga-se de passagem vinha apenas preenchendo lacunas no universo de Star Wars, terminou, quase como se a atmosfera criada por Robert Rodriguez nos primeiros episódios tivesse sido ignorada. 

A conclusão do sexto capítulo mostra novas pistas sobre o que podemos esperar da terceira temporada de The Mandalorian, já que Luke apresenta a Grogu um dilema, onde o pequeno deverá escolher entre continuar seu treinamento para dominar a Força ou retornar aos cuidados do mandaloriano. Para quem ficou esperando o reencontro de Mando com Grogu, neste episódio, e se decepcionou diante do rumo que a narrativa tomou, pode ser que as respostas demorem um pouco para chegar. Mas, como tudo que envolve a dupla, é sempre uma emoção acompanhar como o carinho de Djarin pelo querido Grogu só tende a aumentar. 

Din Djarin entrega o presente de Grogu para Ahsoka, em cena emocionante.

Já para o próximo e último episódio de O Livro de Boba Fett, a expectativa é a de que a ameaça dos Pykes finalmente se concretize, principalmente após o ataque ao Santuário e as investidas de Cad Bane. Só resta saber se apenas um único episódio será capaz de dar conta das pontas soltas e ainda entregar uma conclusão à altura dos recentes episódios. No mínimo, espero que Boba Fett deixe de ser um figurante em sua própria série, para variar. 

O que você achou do episódio? Conte nos comentários!

Os episódios de O Livro de Boba Fett estreiam toda quarta-feira no Disney+.

Aproveite também: