Square Enix vende Tomb Raider, Deus Ex e outros títulos junto de seus estúdios

Capa da Publicação

Square Enix vende Tomb Raider, Deus Ex e outros títulos junto de seus estúdios

Por Gus Fiaux

Square Enix acaba de tomar uma decisão ousada no mercado dos games. A empresa acaba de vender três estúdios do ramo ocidental para a The Embracer Group – incluindo as desenvolvedoras responsáveis por títulos como Tomb Raider e Deus Ex.

A notícia foi dada na manhã desta segunda-feira (02) pelo VG247, com base em uma declaração oficial da Square Enix e da Embracer Group sobre as aquisições. De acordo com eles, os estúdios vendidos foram a Eidos Montreal (de Deus Ex), a Crystal Dynamics (de Tomb Raider) e a Square Enix Montral (de Hitman Go Tomb Raider Go).

Segundo o comunicado de imprensa, a transação custou US$ 300 milhões e inclui cerca de 50 propriedades. Ao ser formalizada, a venda irá repassar 1100 empregados para a Embracer Group, uma empresa holding sueca que era previamente conhecida como THQ Nordic AB.

Entre os títulos vendidos, temos a franquia Deus Ex (esq.) . Já o futuro de Marvel’s Avengers (dir.) e Guardians of the Galaxy ainda é incerto, já que os títulos não são citados na declaração oficial.

Entre outros títulos adquiridos, temos Legacy of Kain Thief, e a Embracer Group já demonstrou interesse em trabalhar nessas propriedades intelectuais. Clássicos da empresa, como Final Fantasy Kingdom Hearts, vão continuar em posse da Square Enix, já que são desenvolvidos pelos ramos asiáticos da companhia.

Outros títulos que não foram vendidos e continuarão a ser desenvolvidos pelos ramos ocidentais da Square Enix são Just CauseOutriders Life is Strange. Mesmo sendo propriedade da Crystal DynamicsMarvel’s Avengers não é citado no comunicado de imprensa, então acredita-se que o game continuará em posse da Square Enix até o contrato com a Disney acabar.

Há muitos motivos por essa venda, o principal sendo a falta de lucro dos estúdios ocidentais. Ainda que Tomb Raider Guardians of the Galaxy sejam jogos com uma base fiel de fãs, os lucros foram decepcionantes para a matriz da Square Enix.

O título mais recente da empresa, Guardians of the Galaxy, está disponível para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch PC.

Abaixo, veja também: