Splatoon 3: Tudo sobre o novo jogo e seu evento gratuito de pré-estreia

Capa da Publicação

Splatoon 3: Tudo sobre o novo jogo e seu evento gratuito de pré-estreia

Por Gabriel Mattos

Splatoon 3 dá continuidade a recente franquia de tiro casual da Nintendo, que transforma paintball em partidas rápidas e viciantes. O novo título chega ao Nintendo Switch em setembro e, nesta quarta (10), a empresa realizou uma longa transmissão explicando cada mínimo detalhe de sua próxima aposta. Confira um resumo de tudo que você precisa saber sobre o novo jogo.

O que é Splatoon?

Splatoon é um paintball em que você precisa dominar o campo.

Focado em disputas online, Splatoon é conhecido por colocar dois times de quatro jogadores para se enfrentar. A jogabilidade pega emprestado elementos típicos do gênero shooter em terceira pessoa, mas ao invés de balas e sangue, tudo é substituído por tinta. O objetivo no principal modo, Turf Wars, é usar a tinta de suas armas para cobrir a maior quantidade do campo de batalha com a sua cor — é tudo uma grande disputa territorial.

Além do modo padrão, foi confirmado que os diferentes tipos de partida presentes em Splatoon 2 retornarão no terceiro game — as Splat Zones, uma briga pelo domínio de áreas específicas; o Tower Control, em que é necessário garantir que uma plataforma se mova até o seu gol; o Rainmaker, um pique-bandeira mais agressivo; e o polêmico Clam Blitz, um basquete estratégico. Salmon Run, o modo cooperativo contra inimigos (PvE), também está de volta.

O que mudou em Splatoon 3?

Katana e arco são principais novidades.

As novidades de Splatoon 3, apesar de serem muitas, acabam sendo mais sutis. A princípio, o que mais chama atenção são os dois novos tipos de armas: o arco Stringer aumenta o alcance horizontal dos tiros de tinta, enquanto a Splatana Wiper, a katana, é uma opção mais agressiva para quem prefere jogar um combate mais físico.

Melhorias voltadas para consertar as principais reclamações de jogadores veteranos são abundantes. Os anúncios dos mapas atualmente disponíveis não prenderá o jogador por precisos segundos sempre que o jogo for ligado, mas sim ocorrerá discretamente como uma notificação no topo da tela. Mas não para por aí…

As notícias serão dadas pelo novo grupo pop, Deep Cut, de maneira menos intrusiva.

Haverá um recurso inédito, os Ghosts (“fantasmas”) que ajudam na hora de jogar partidas com os amigos, uma antiga dor de cabeça do jogo. Também houveram modificações na forma de adquirir armas, que agora exigem bilhetes especiais conquistados ao subir de nível, um novo minigame que mistura Tetris com card game e a adição de movimentos especiais ao modo lula e polvo.

Mas o grande destaque fica para a personalização, um dos principais chamarizes do game. As novidades seguem tendências comuns em outros jogos do tipo, como tags de jogador totalmente customizadas, passes de temporada (aparentemente gratuitos) e poses de vitória. Apostando no tema urbano, bastante presente em todos os jogos, há também a opção de organizar armários para expressar sua personalidade e mostrar a jogadores de todo mundo.

A história de Splatoon 3

Modo história avança os mistérios de Splatoon com o retorno de personagens populares.

E por incrível que pareça, a mitologia da franquia Splatoon é uma das mais ricas da Nintendo. A história acontece milhares de anos no futuro, em um universo em que os mamíferos foram extintos e criaturas marinhas evoluíram para tomar as cidades. Lulas e polvos conseguiram formas humanoides e desenvolveram uma cultura super moderna, que esqueceu as catástrofes do passado, que prometem voltar à tona com força em Splatoon 3.

Continuando os eventos de Splatoon 2: Octo Expansion, a nova campanha para um jogador se chama Return of the Mammalians (“Retorno dos Mamíferos”). Não é estritamente necessário saber o que rolou nos últimos jogos, mas sendo a conclusão para a trama da trilogia, a história trará referências e  personagens antigos.

Tudo será apresentado ao longo de uma sequência de fases que misturam jogabilidade shooter e de plataforma, ensinando cuidadosamente os comandos mais complexos aos jogadores novatos sem a pressão das competições. Novos conteúdos pagos serão lançados no futuro, expandindo a experiência single-player e multiplayer.

O novo Splatfest

O Splatfest muda a cara de Splatsville, nova cidade do jogo.

Por fim, o evento mais aguardado dos fãs de Splatoon também foi confirmado — os Splatfests. De tempos em tempos, todos os jogadores param para participar de grandes batalhas para defender algum tema em debates super acalorados. Imagina um modo de resolver o impasse eterno de biscoito ou bolacha com um campeonato. É basicamente isso!

Durante um final de semana, cada jogador escolhe defender uma ideia e participa de um campeonato de Turf Wars para provar que está certo. Cada vitória dos times que escolheram biscoito, seguindo aquele exemplo, contaria para determinar que o certo é biscoito no final. Deu para entender como as torcidas podem ficar acaloradas. E qualquer coisa pode ser tema de Splatfest, desde o lado certo para por rolo de papel higiênico ao melhor personagem de Bob Esponja (já rolaram).

Batalhas entre três times, as Tricolor Turf Wars, são exclusivas do Splatfest.

Em Splatoon 3 há uma novidade — serão três temas competindo! E na segunda metade do evento, os times que defendem o tema que estiver na frente vão participar de batalhas contra os outros dois times simultaneamente. Pela primeira vez, batalhas entre três times vão acontecer, mas enquanto o vencedor conta com os quatro jogadores de sempre, os times perdedores serão apenas duplas. A ideia é balancear as disputas para que tudo só seja resolvido no final.

Como funciona a pré-estreia grátis de Splatoon 3?

Pedra, Papel ou tesoura: qual é o melhor?

E para que todos possam ter um gostinho de como funcionam os Splatfests, a Nintendo anunciou um evento de pré-estreia gratuito, trazendo o festival para todos os jogadores de Switch. O tema escolhido foi pedra, papel ou tesoura, para resolver quem é o melhor no jokenpô.

A competição começa no sábado, 27 de agosto, com as batalhas regulares de — 1 da tarde até às 7 da noite. Deste ponto em diante, as batalhas entre três times se iniciam, tendo fim à 1 da manhã do domingo. A demonstração pode ser baixada a partir do dia 18 de agosto e o tutorial, explicando como funcionam os comandos, será liberado dia 25 de agosto. Para participar, basta baixar gratuitamente na Nintendo eShop e boa sorte!

Splatoon 3 chega dia 9 de setembro exclusivamente ao Nintendo Switch.

Leia também: