Singed, o Químico Louco: Tudo sobre o personagem de League of Legends e Arcane

Capa da Publicação

Singed, o Químico Louco: Tudo sobre o personagem de League of Legends e Arcane

Por Chris Rantin

Com um visual bem datado em League of Legends e uma risada inconfundível, Singed é um personagem um tanto obscuro do LoLzinho que ganhou destaque — e uma personalidade mais complexa — na aclamada série Arcane

Responsável por uma grande tragédia durante a Invasão de Ionia por Noxus, o campeão é o maior exemplo de cientista louco do jogo, estando diretamente envolvido na criação de Warwick e em outros experimentos terríveis.  Para ele, não há nenhum limite para a busca incansável do conhecimento. E para conseguir superar as falhas da humanidade, ele está disposto a cruzar qualquer barreira ética ou moral, motivo pelo qual ele é temido por toda Runeterra. 

Criação e Desenvolvimento 

O visual padrão de Singed em League of Legends

Singed foi um dos primeiros personagens desenvolvidos para League of Legends, sendo criado junto de Annie, Sion, Sivir, Lee Sin e Twisted Fate. Por esse motivo, ele esteve presente desde o início do jogo. Seu nome, que em inglês significa chamuscado, também é um anagrama para a palavra design. 

Criado para ser um tanque de dificuldade moderada, o campeão é um personagem que amarga com apenas 2% de popularidade, ainda que tenha a taxa 50% de vitórias, segundo o League of Graphs

A história de Singed

Singed Cientista Louco

Engana-se quem acha que Singed é um cientista louco obscuro. A perversidade do campeão é conhecida por toda a Runeterra, ainda que sua história comece em Piltover. Desde criança, ele demonstrava uma grande inteligência e curiosidade, especialmente para os estudos envolvendo as ciências biológicas. Seu talento era tão notável que não foi preciso muito esforço para que ele conseguisse entrar na Universidade de Piltover, onde seu imenso talento foi rapidamente reconhecido.

Entretanto, ainda que suas pesquisas fossem revolucionárias, Piltover deu pouco valor para suas descobertas em ciências naturais, uma vez que estavam mais interessados nos avanços tecnológicos e mágicos da inovação Hextech. Mas Singed tinha total desprezo pela magia, acreditando que as artes arcanas eram um recurso para aqueles que não eram capazes de decodificar a natureza. 

Por isso, o brilhante cientista virou suas costas para esses avanços de Piltover, se debruçando sobre os estudos alquímicos e todo o potencial da química. Porém, mesmo encontrando resultados grandiosos em seus experimentos, Singed foi ridicularizado pelos seus companheiros, que menosprezavam tudo que não fosse tecnologia Hextech.

Não demorou muito para que a Academia reduzisse o orçamento para as pesquisas naturais, visando investir mais na evolução tecnológica que era criada. Assim, sem ter como continuar na Academia de Piltover, o brilhante pesquisador decidiu levar seus estudos para a obscura Zaun

De gênio e louco, todo mundo tem um pouco 

Um dos experimentos terríveis de Singed

Longe da distração da Hextech, Zaun clamava por inovações em todas as áreas. Assim, Singed conseguiu emprego nas indústrias Quimtech, que apesar de serem carregadas de clientes inescrupulosos, eram locais que valorizavam os talentos únicos do cientista. Foi lá que o pesquisador conseguiu brilhar, conduzindo experimentos questionáveis nas mais variadas áreas. 

Singed estudou o aprimoramento humano e animal, assim como a fusão entre as duas espécies. Assim, em pouco tempo ele evoluiu suas pesquisas, mesmo que isso tivesse um grande peso em sua própria saúde, uma vez que abusava de estimulantes químicos para continuar trabalhando em seus experimentos sem parar por vários dias sem parar. 

Seu trabalho chamou a atenção de muitas figuras importantes em Zaun, mas não foi limitado por barreiras geográficas. Os artífices de guerra de Noxus ficaram encantados com os avanços químicos de Singed e isso viria muito bem a calhar no futuro. 

A invasão de Ionia 

Singed da Resistência

Em Runeterra, Piltover está em uma posição invejável, controlando o canal marítimo que conecta duas partes do continente. Por conta disso, Noxus estava à beira da falência por conta dos impostos exorbitantes que a capital do progresso cobrava para permitir que cruzassem suas águas. Querendo expandir seu território, mas sem poder arcar com mais gastos, o império militarista deixou a conquista do norte de Shurima de lado, focando em outra região: Ionia.

Singed pouco se importava com política, impostos ou territórios. Contanto que pagassem seu preço e permitissem que ele continuassem os seus experimentos, ele continuaria feliz independente de qualquer invasão ou imposto. Contente de estar contratado pelos artífices de Noxus, Singed foi abordado algum tempo depois por Emystan, uma comandante noxiana que pediu ajuda do alquimista para criar um novo tipo de arma que acabaria com a resistência de Ionia — que, neste ponto, já estava dando uma dor de cabeça aos conquistadores. 

E foi isso que Singed fez, focando todo seu conhecimento terrível em um fogo alquímico extremamente volátil e com efeitos terríveis. A arma foi utilizada contra os inimigos de Noxus, mas queimou de forma indiscriminada tudo que estava em seu caminho, incluindo os guerreiros noxianos. A terra ioniana, outrora carregada de potencial e magia, ficou tão devastada que nada nunca mais seria capaz de crescer em seu solo, tão machucado pelos venenos metálicos do cientista.

O estrago foi tão terrível que os próprios noxianos marcaram Emystan e Singed como criminosos de guerra. 

O pai do Warwick 

Singed após ser atacado por Warwick — experimento ainda não finalizado, ao fundo.

Mesmo taxado como criminoso, Singed continuou seu trabalho em Zaun, se tornando infame por sua falta de ética e inventos terríveis. Continuando seus experimentos, ele decidiu voltar ao básico de sua pesquisa, tentando uma fusão de um animal, um homem e uma máquina. 

O experimento deu certo, criando o que os jogadores de LoL conhecem como Warwick, o lobisomem sanguinário que corre pelas ruas de Zaun caçando de forma implacável. No entanto, a criatura se mostrou tão violenta que o próprio Singed foi atacado durante o experimento, motivo pelo qual ele esconde seu rosto com as bandagens. 

Mas longe de ficar frustrado com isso, o cientista ficou extremamente feliz. Agora ele havia aprendido a manipular a destruição do corpo humano, e um novo horizonte de experimentos — visando preservar e transformar pessoas — surgiu em seu horizonte. Atualmente, seu objetivo final, que ele pretende alcançar através de intensos estudos terríveis, é a imortalidade. 

Em Arcane 

Após a explosão do seu laboratório, Singed ficou com o visual que os fãs do LoL conhecem

Ainda que a lore do personagem em League of Legends pinte Singed apenas como um cientista louco, em Arcane o personagem ganha mais profundidade. Aparecendo inicialmente apenas como um dos cientistas que trabalham com Silco no desenvolvimento da Cintila, logo descobrimos que o personagem tem uma forte conexão com Viktor, estimulando o jovem inventor a cruzar seus limites e barreiras éticas. 

A série mostra que um dos principais objetivos do personagem é garantir que “a mutação” sobreviva, o que é um indicativo da sua busca pela imortalidade — como acontece na sua lore do LoL. 

Tanto em Arcane quanto no jogo, o personagem tem total desprezo pela ética, não demonstrando nenhuma emoção para com as convenções morais da sociedade ou consequências nefastas dos seus experimentos. Vivendo isolado em Zaun, vemos no final da série que ele não conseguiu superar a morte de sua pequena filha — o que pode estar motivando sua pesquisa pela imortalidade — e que está trabalhando na criação de Warwick

Em League of Legends 

Habilidades

Passiva: Corrente de Ar Nociva 

Como costuma ser o caso dos campeões mais antigos, a passiva de Singed é bastante simplória. Ao passar próximo de campeões, o cientista louco ganha velocidade de movimento. 

Q: Rastro de Veneno 

Mais uma habilidade bastante simples de Singed — como é o caso de todo seu kit –, o Q, Rastro de Veneno, faz exatamente o que o nome sugere. Assim, a habilidade permite que o campeão deixe um rastro de veneno por onde passa, causando dano a todos os inimigos que entrarem em contato com o gás venenoso. 

W: Mega Adesivo 

Em seu W, Singed utiliza um dos seus experimentos e atira um frasco de Mega adesivo no chão. Isso garante que os inimigos fiquem com a velocidade reduzida e presos ao atravessarem a super-cola. 

E: Lançar 

Singed utiliza sua força aprimorada por experimentos químicos em seu E e, como Lançar sugere, literalmente lança seu inimigo para trás. Caso o campeão inimigo caia sobre o Mega Adesivo, ele fica enraizado por alguns segundos. 

R: Poção da Insanidade 

Por fim, o R de Singed é o ápice do seu trabalho enquanto cientista louco. Em sua ultimate, Singed bebe uma Poção da Insanidade, uma mistura de componentes químicos que aumentam seus atributos e faz com que o Rastro de Veneno fique ainda mais tóxico, aplicando o efeito de Feridas Dolorosas em suas vítimas. 

Prioridade

Singed costuma ser usado principalmente no topo. Ao jogar com ele, seu principal objetivo é fazer com que seus inimigos fiquem pelo maior tempo possível no seu Q que é sua única fonte de dano no jogo. Para isso, é importante tentar jogar os inimigos para trás com seu E, combando com W para prendê-los por mais tempo.

A ordem de prioridade para desbloquear as habilidades é Q, E e W, pegando o R sempre que possível. Levando em conta que o W não é muito útil — nem ganha uma vantagem imensa conforme vai ficando mais forte — o Mega Adesivo é a última habilidade a ser maximizada.

Curiosidades

Singed Aprimorado, skin que faz referência ao Bane dos quadrinhos.

Em League of Legends, Singed é dublado por Francisco José, que também dá voz ao Viktor. O ator e dublador é conhecido por seu trabalho como Pantho em ThundercatsLex Luthor em Liga da Justiça: Sem Limites e Slinky em Toy Story 1 e 2. 

Já em Arcane, quem dubla Singed é Carlos Alberto Seidl, ator e dublador eternamente conhecido por ser a voz do Seu Madruga, de Chaves, Azmuth em diversos desenhos do Ben 10, e Major Francis Monograma de Phineas e Ferb.

A história de Singed tem bastante semelhanças com o químico Fritz Haber, que propôs o uso de armas químicas e criou muitos gases mortais durante a Primeira Guerra Mundial. 

Durante a invasão de Ionia, Singed foi o grande responsável por matar todo o grupo de Riven, o que é um grande ponto de virada na sua lore. Ele também destruiu a vila do Master Yi com suas armas químicas. 

Ao que tudo indica, Singed tem mais de 100 anos, uma vez que ele esteve presente na primeira descoberta da tecnologia Hextech. Sua pesquisa em busca da imortalidade pode ser um indicativo de que ele já tem prolongado sua própria vida com seus experimentos químicos.

Os fãs de Arcane teorizam de que Singed é o pai de Orianna, isso porque, no final da série, ele aparece segurando uma foto de uma garota humana que lembra muito a dama metálica. Com isso, especula-se de que, antes de ser chamado de Singed, ele era conhecido como Corin Reveck, o pai da campeã. 

O que você gostaria de saber sobre os campeões de LoL? Quem gostaria de ver a gente discutir? Comente aqui!

Veja também: