Sandman: Por que Sonho e Desejo se odeiam? Entenda

Capa da Publicação

Sandman: Por que Sonho e Desejo se odeiam? Entenda

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Após décadas de espera, os fãs de Sandman finalmente podem se alegrar com uma adaptação da obra máxima de Neil Gaiman, graças à série da Netflix. Na produção, somos levados a conhecer a história de Morpheus, um dos Perpétuos, que acaba sendo aprisionado durante 100 anos por mortais e, passado esse tempo, se liberta. Porém, uma das coisas que mais nos deixou curiosos a respeito da história de Morpheus é a rivalidade que nutre com sue irmane, Desejo.

Sonho e Desejo se confrontam no último episódio da primeira temporada de Sandman.

Como Desejo e Sonho passaram a se odiar?

Já na primeira temporada, temos uma grande amostra de como Desejo Sonho não se gostam. Originalmente, nós podemos ver Desejo conspirando com sua irmã gêmea, Desespero. No final da temporada, descobrimos que foi elu quem deu origem a Rose Walker e a transformou em um Vórtice dos Sonhos, para provocar a destruição de Sonho. Mas afinal, como essa briga começou?

Embora os quadrinhos originais de Neil Gaiman sempre trouxessem à tona uma rivalidade grande entre Desejo e Morpheus, só descobrimos a origem desse conflito em Noites Sem Fim, uma coletânea que reúne várias histórias focadas em cada um dos Perpétuos. E no terceiro capítulo dessa antologia, somos convidados a entrar no passado de Morpheus.

Há bilhões de anos, Desejo e Sonho eram grandes amigos. Tudo mudou quando Morpheus se apaixonou por uma mulher alienígena chamada Killalla do Fulgor, uma habitante do planeta Oa – o mesmo que, milênios depois, se tornaria a base de operações dos Lanternas Verdes. Killalla foi uma das primeiras de sua raça a conseguir usar a própria força de vontade para criar construtos de energia.

Morpheus e Killalla do Fulgor.

Certo dia, Morpheus e Killalla vão até uma espécie de convenção universal, onde estão presentes várias entidades e divindades, incluindo os outros Perpétuos. Morpheus então agradece Desejo por ter trazido Killalla para sua vida. Porém, logo após isso, Killalla começa a andar sozinha pelo local e logo conhece um ser feito inteiramente de luz verde, que descobrimos ser Sto-Oa, o sol do planeta Oa.

Imediatamente, Killalla e Sto-Oa se apaixonam, tomados por Desejo – que desejava apenas fazer uma brincadeirinha com seu irmão. Morpheus, no entanto, testemunha sua amada beijando o sol de seu planeta, e parte para confrontar Desejo. Os dois têm uma breve discussão e, a partir daí, se tornam rivais. Sonho chama Desejo de cruel, enquanto elu rebate dizendo que Sonho não sabe brincar.

Killalla do Fulgor se apaixona por Sto-Oa, o sol de seu planeta.

A história de Nada

Claro que a história da rivalidade entre os dois Perpétuos não acaba aqui, e envolve outra figura que já deu as caras na primeira temporada da série: Nada – a mulher mortal por quem Sonho se apaixonou e, posteriormente, prendeu no inferno por milhares de anos, apenas por ter sido rejeitado.

E como já era de se esperar, essa história também tem um dedo de Desejo.

Nada era a rainha de uma tribo chamada Primeiro Povo. Ela se apaixonou por Sonho assim que o viu, através da janela de seu palácio. Para ela, Sonho toma a forma de um homem negro, e é chamado por Nada de Kai’ckul. Ela usa magia para encontrá-lo, e logo descobre que ele é um dos Perpétuos. Os dois se encontram no Sonhar, e Nada professa seu amor.

Nada já apareceu na série, interpretada por Deborah Oyelade.

Contudo, ao saber da proibição em torno do relacionamento de mortais e Perpétuos (vale lembrar, isso aconteceu milhões de anos depois do romance entre Morpheus e Killalla, quando tal regra não existia), Nada decide recusar o Senhor do Sonhar. E isso enfurece Morpheus, que vai atrás dela em busca de seu amor. Nada o rejeita mais uma vez, mas acaba vendo sua tribo sendo destruída.

Nada tira a própria vida, mas Morpheus não se cansa e tenta se unir a ela mesmo após sua morte. Porém, a mulher continua o rejeitando – e isso faz com que Sonho, completamente possesso, a condene a passar 10 mil anos presa no Inferno. E embora a participação de Desejo na história seja implícita, acredita-se que elu foi responsável por fazer com que Nada rejeitasse Morpheus tantas vezes.

Até o fim de Sandman, Desejo e Sonho não “fazem as pazes”, embora se respeitem o suficiente para que coexistam sem grandes problemas. Apesar disso, o arco Estação das Brumas, que deve ser adaptado no segundo ano da série, mostra uma grande reunião dos Perpétuos, que traz momentos genuinamente tensos entre os dois irmãos.

Sandman está disponível na Netflix.

Abaixo, confira também: