Review – Mario + Rabbids: Sparks of Hope diverte ao trazer mais inovação caótica

Capa da Publicação

Review – Mario + Rabbids: Sparks of Hope diverte ao trazer mais inovação caótica

Por Chris Rantin

Durante a Brasil Game Show 2022, a Legião dos Heróis teve a oportunidade de testar Mario + Rabbids: Sparks of Hope, experimentando em primeira mão uma amostra de todas as novidades que o título entregava para a divertida franquia da parceria da Ubisoft com a Nintendo. 

Agora que jogamos e aproveitamos o game completo, podemos garantir que o jogo continua trazendo o visual icônico e o humor marcante da franquia, atualizando a jogabilidade com novas possibilidades de estratégias e entregando muito entretenimento para os fãs.

Ficha técnica: 

Título: Mario + Rabbids: Sparks of Hope

 

Lançamento: 20 de outubro de 2022

 

Desenvolvedora: Ubisoft

 

Distribuidora: Ubisoft

 

Gêneros: Estratégia

 

Plataformas: Nintendo Switch 

 

Tradução PT-BR: Sim

Caos que funciona

Mario + Rabbids entrega horas de diversão

Quando Mario + Rabbids Kingdom Battle, o primeiro crossover entre estas duas grandes franquias (Mario, da Nintendo, e Raving Rabbids, da Ubisoft) foi lançado em 2017, os fãs foram surpreendidos com um jogo caótico e maravilhoso.

Cinco anos depois, retornamos a este universo insano com Mario + Rabbids: Sparks of Hope que tem a difícil missão de ser tão bom quanto seu antecessor, ao mesmo tempo em que se atualiza e entrega novidades aos jogadores. Felizmente, o game consegue superar este desafio e é um dos lançamentos mais divertidos de 2022

Trazendo o visual colorido e vibrante de antes, assim como as piadas e personalidades bem definidas dos protagonistas, a parte estratégica do jogo é sempre pontuada por momentos engraçados que deixam a aventura mais interessante. É muito divertido controlar os Rabbids e ver como eles interagem com suas contrapartes da franquia Mario, elevando este ponto ao introduzir novos personagens nessa dinâmica. 

Rabbid Peach continua sendo icônica!

Ainda que a história não seja muito grandiosa ou original — trazendo o clichê de uma perigosa ameaça que precisa ser detida e, com isso, forçando heróis e vilões a trabalharem juntos –, o jogo consegue aproveitar esta ideia como um plano de fundo interessante para o desenvolvimento dos personagens e na introdução de desafios a serem enfrentados, bem como a maneira que as diferentes regiões foram afetadas por esta nova força antagônica da história. 

Falando sobre as diferentes regiões pelas quais viajamos, Sparks of Hope apresenta mapas semiabertos divertidos, cheios de piadinhas escondidas, side quests e puzzles que podem ser feitos em troca de mais moedas. Vagar pelos mapas chacoalhando árvores ou aceitando desafios extras é uma boa forma de explorar todas as regiões e encontrar mais detalhes sobre a lore do jogo e desse universo tão incomum. 

Na prática, isso funciona como uma forma de relaxar entre um combate e outro, aumentando as horas de jogatina com a exploração que pode ser feita em cada mapa. Ainda que depois de um tempo isso se torne um tanto cansativo, é uma forma interessante de aproveitar todo o jogo e não ficar preso apenas nas lutas estratégicas. 

Mais liberdade no combate

Com inúmeras combinações possíveis, o combate do jogo está ainda mais interessante.

O grande trunfo de Mario + Rabbids Sparks of Hope está nas suas dinâmicas de combate. Graças aos Sparks, as estrelinhas fofas que são o destaque do jogo, é possível adicionar combinações poderosas de efeitos nas lutas, gerando estratégias únicas e que podem se adequar a todos os tipos de desafios que surgem ao longo da trama. Some isso com as habilidades únicas dos personagens, que podem ser personalizadas e potencializadas nas árvores de talentos de cada um, e você tem um leque enorme do que pode ser empregado em cada luta. 

A mobilidade na luta também está mais fluída, permitindo mais ações de seu personagem e uma exploração do mapa de forma mais orgânica. Com isso, você se sentirá menos engessado e realmente no controle do combate, conseguindo criar estratégias que aproveitam da sinergia entre os personagens, faz bom uso dos Sparks e do mapa. 

Achou fácil demais? É possível personalizar a dificuldade do jogo e adicionar novas camadas de desafio ao jogo. Dessa forma, levando tudo em consideração, por mais que você enfrente o mesmo tipo de inimigo algumas vezes, cada combate parece único e pouco repetitivo. 

Há, no entanto, algumas questões que poderiam ser melhoradas, como a lentidão no carregamento entre cenas — ou menus — e os eventuais engasgos de perda de qualidade no Switch quando nos deparamos com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Contudo, isso não é o bastante para apagar o brilho deste game. 

Em resumo

Nota: 8/10

Mario + Rabbids: Sparks of Hope tem êxito na difícil tarefa de ser uma sequência que supera seu antecessor. Reconhecendo os pontos fortes da franquia e mergulhando fundo nisso, o jogo aposta pesado na personalização de estratégias de combate e garante mais liberdade ao jogador — tanto na exploração dos mapas, como dentro das lutas.

Com isso, o que temos um game que entrega entretenimento de qualidade em todo o caos delicioso dos seus personagens cativantes. Ainda que tenha um ou outro problema, diante de tantas coisas maravilhosas que temos no jogo, sua nota não poderia ser diferente e ele leva 8/10 da Legião dos Heróis.

Mario + Rabbids: Sparks of Hope já está disponível para o Nintendo Switch.

Veja também: