Review: Gran Turismo 7 captura a elegância e a adrenalina das corridas, sem derrapar na acessibilidade

Capa da Publicação

Review: Gran Turismo 7 captura a elegância e a adrenalina das corridas, sem derrapar na acessibilidade

Por Gabriel Mattos

Gran Turismo 7 é a experiência definitiva do gênero. O novo exclusivo de PlayStation 4 e PlayStation 5 marca o aniversário de 25 anos da franquia de simulação automobilística, aceitando o desafio de abraçar todo mundo nesta festa. A convite da PlayStation, a Legião teve acesso antecipado ao título e conta tudo que achamos desta experiência.

Pisa fundo no acelerador e vem com a gente nesta crítica!

FICHA TÉCNICA

Título: Gran Turismo 7

 

Desenvolvedora: Polyphone Digital

 

Distribuidora: PlayStation

 

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5

 

Lançamento: 4 de Março de 2022

 

Gênero: Corrida, Simulação

 

Tradução para o Português: Sim

Um autódromo para todos

Jogo transforma corridas em uma obra de arte (Imagens: Captura no PS5)

A primeira impressão que o jogo passa é bem certeira — Gran Turismo 7 é arte pura. A abertura caprichada do título, recontando elegantemente a história da evolução automobilística, comprova a sinceridade da paixão do estúdio por carros. Esta é uma celebração de tudo que essas máquinas possantes representam e o game faz um excelente trabalho em equilibrar glorificação e jogabilidade.

Nas pistas, manobrar a vasta coleção de carros do título continua tão complexo e detalhado quanto se espera de um simulador deste calibre. A potência do motor, o clima do circuito, a aerodinâmica da lataria… Todos os detalhes conhecidos dos veteranos dos gêneros fazem a diferença na busca pelo pódio, entregando mais uma experiência competente nos consoles PlayStation.

Tantas variáveis para se considerar na hora de pilotar o seu carro costumam intimidar os novatos — um problema que o estúdio trabalhou ativamente para resolver. Cada modo de Gran Turismo 7 foi construído mirando em uma experiência agradável para iniciantes. Antes de toda a ação começar, o jogador tem a chance de moldar a dificuldade a algo condizente com seu histórico no gênero, sem qualquer julgamento ou crítica.

Curvas são sinalizadas para ajudar os novatos (Imagens: Captura no PS5)

A vasta seleção de assistências merece aplausos. Além de uma linha guia que mostra o caminho ótimo em cada pista, o game ainda sinaliza a hora ideal para reduzir a velocidade do carro nas curvas que precisam de mais atenção. Sem sacrificar seu comprometimento com realismo, os desenvolvedores conseguiram criar um ambiente acolhedor aos usuários mais casuais.

Imersão a toda velocidade

Inclusive, uma das melhores adições, que vai alegrar os fãs de Mario Kart, é a implementação de controles por movimentos. Todas as partidas podem ser jogadas simplesmente movimentando o controle como se fosse um volante, abrindo mão de reflexos rápidos por um aumento explosivo na imersão. A sensação é como pilotar um carro de verdade, especialmente graças ao primor visual do PlayStation 5.

E esta não é a única novidade neste quesito — as funcionalidades únicas do DualSense também fazem toda diferença na experiência da nova geração. A resistência dos gatilhos simula com exatidão a sensação de controle ao pisar no freio e no acelerador de um carro. Somado a vibração precisa do controle háptico, Gran Turismo 7 faz você sentir o asfalto tremer como se estivesse no circuito — um gostinho da adrenalina de estar atrás do volante.

Gran Turismo 7 transmite a emoção das corridas.

Imersão parece ser o grande objetivo da experiência, para qual todas as decisões dos desenvolvedores convergem. O próprio menu explica suas amplas funcionalidades associando cada modo a uma construção do mundo real, sem sair do tema esportivo. Existe uma feira de carros usados, por exemplo, e o treinamento se torna aulas no melhor estilo auto-escola.

Mas dentre todos os modos, o que chama mais a atenção é precisamente o principal: o Café. Nele se concentram as missões que guiam os jogadores mais novatos ao longo desta jornada, recompensando cada mínimo progresso com novos carros e pistas. Cumpre uma função principal de conduzir a experiência, mas acima de tudo, propõe um momento de descontração ao jogador, enquanto promove uma noção de elegância.

Quando não te põe para disputar em curvas apertadas em que cada segundo é precioso, Gran Turismo 7 te convida a desacelerar e apreciar com carinho os detalhes de seus carros e pistas. O jogo claramente foi feito para ser o delírio dos amantes automobilísticos e não peca neste quesito.

Toda missão é acompanhada com fragmentos que constroem lentamente uma linha do tempo da história dos carros, quase como uma viagem ao passado. A garagem enaltece toda extensão das máquinas, para abastecer o delírio de qualquer colecionador, e o robusto modo fotografia também não deixa a desejar. Impossível não sentir o amor dos produtores pela cultura automobilista, honrada nos mínimos detalhes de GT7.

O elegante café foi um modo criativo de mascarar as missões.

Derrapando na chegada

Com tantas novidades voltadas para enriquecer a atmosfera gourmet, não seria estranho que os jogadores veteranos e mais dedicados se sentissem abandonados. Tirando as pistas apimentadas, que aparecem em cada região, não existe muito esforço em surpreender aqueles que já gastaram horas em Gran Turismo Sport. Tanto cuidado foi gasto com os visuais que a inteligência artificial dos inimigos ficaram um pouco de lado, o que só incomoda quando se procura um bom desafio.

Somado ao fato do Rali Musical, que desafia e diverte, não entregar tanto conteúdo neste lançamento inicial, a maior esperança de quem gosta de desafio extremo são os modos onlines. Neste quesito, com a sessão Sport, a Polyphone Digital garante uma entrega constante de conteúdo que pode suprir as necessidades dos veteranos, em uma abordagem similar ao de “jogos como serviço“. Resta saber se a opção vai vingar com o tempo ou se vai derrapar na sina dos conteúdos gratuitos vazios.

Nota: 9/10

Mesmo com leves tropeços, Gran Turismo 7 é um acerto surpreendente do PlayStation Studios. Entregando uma apresentação impecável e coesa, o título faz de tudo ao seu alcance para construir uma experiência imersiva e acessível, na qual é muito bem sucedido.

O game é imperdível para quem gosta de simuladores, mas precisa adicionar mais conteúdo avançado para prender os veteranos por mais tempo. Por esta razão, Gran Turismo 7 leva 9/10 pela Legião dos Heróis.

Fique com: