Afinal, quem criou o Ultron nos quadrinhos da Marvel? A resposta não é o Homem de Ferro

Capa da Publicação

Afinal, quem criou o Ultron nos quadrinhos da Marvel? A resposta não é o Homem de Ferro

Por Gus Fiaux

Em Vingadores: Era de Ultron, de 2015, tivemos a origem de um dos maiores vilões dos Vingadores: o androide assassino Ultron, que ganha consciência própria ao “roubar” a tecnologia de J.A.R.V.I.S. e parte em uma onda de caos e destruição por onde passa, enquanto tenta aniquilar a humanidade. No filme, o vilão é uma criação do Hulk e do Homem de Ferro, mas nas HQs, sua história de origem é bem diferente…

A primeira aparição de Ultron nas HQs se deu em Avengers #54, publicada em maio de 1968. Nos bastidores, o personagem foi criado por Roy Thomas John Buscema, mas sua origem está diretamente ligada ao Homem-Formiga original, Hank Pym.

Na época, o cientista estava testando a criação de inteligências artificiais e robôs altamente inteligentes. Ele então foi criado por Pym, mas logo desenvolveu uma consciência própria e se rebelou, atordoando seu criador e fugindo. Após passar por evoluções espontâneas, ele criou para si um corpo humanoide e se tornou um dos maiores inimigos dos Vingadores.

Disfarçado como Manto Rubro, ele liderou uma nova encarnação dos Mestres do Terror e os colocou contra a equipe, causando uma grande batalha. Uma curiosidade interessante é que Ultron desenvolveu um tipo bem curioso de Complexo de Édipo, tanto que se apaixonou por sua “mãe”, a Vespa, e teceu planos para matar Hank Pym, seu “pai”.

Momento em que Ultron ganha vida na frente de Hank Pym.

Nos cinemas, a Marvel Studios decidiu seguir uma rota bem diferente para o personagem, em grande parte devido ao fato de que o Homem-Formiga ainda não havia sido apresentado no Universo Cinematográfico da Marvel, já que Hank Pym só faria sua primeira aparição alguns meses depois do lançamento de Era de Ultron.

Desse jeito, foi decidido que Ultron seria uma criação conjunta de Bruce Banner Tony Stark, os dois maiores cientistas dos Vingadores até aquele momento. Além disso, sua criação se conecta diretamente à jornada do Homem de Ferro e a criação de diversas armaduras, além do sonho do herói em proteger o mundo com um exército composto por androides controlados por inteligência artificial.

Abaixo, confira também: