Entre o Quarteto Fantástico, quem é o mais poderoso?

Capa da Publicação

Entre o Quarteto Fantástico, quem é o mais poderoso?

Por Gus Fiaux

Criados em 1961, o Quarteto Fantástico é a equipe que deu origem à Marvel Comics como conhecemos – e não é à toa que eles são conhecidos como a Família Fundamental da Casa das Ideias. Astronautas, exploradores, cientistas e aventureiros, os quatro são bem conhecidos por seus poderes – especialmente porque cada um deles representa um dos quatro elementos.

Juntos, Reed Richards, Sue StormJohnny Storm Ben Grimm já se meteram em diversas aventuras pelos recantos mais maravilhosos dos quadrinhos, sempre usando a ciência para deter inimigos assustadores. Porém, você já parou para pensar quem é o membro mais poderoso da equipe? Quem poderia derrotar os outros 3 com facilidade, se quisesse? Aqui, nós relembraremos os poderes dos Quatro Fantásticos e quem é o mais poderoso entre eles!

Reed Richards é conhecido por sua elasticidade.

Poderes do Senhor Fantástico

Reed Richards é o líder da equipe por motivos óbvios. Com seu intelecto primoroso, ele é quem projetou a maior parte das aventuras do Quarteto Fantástico, além de ser um cientista renomado. Como super-herói, ele adquiriu poderes de elasticidade após ser atingido pelos raios cósmicos – e acaba representando o elemento água, dentro dos parâmetros estabelecidos por Stan Lee para a equipe.

Senhor Fantástico pode transformar a massa de todo o seu corpo em um estado maleável, mesmo estruturas sólidas e inflexíveis como ossos. Com isso, ele pode se esticar mudar de forma sempre que necessário. Tudo indica que ele é capaz de estender seus membros (braços, pernas e até a cabeça) em uma distância de 450 metros, sem sentir nenhum tipo de desconforto físico.

Por mudar de forma, ele pode tanto se passar por outras pessoas – embora não consiga mudar a cor de seus cabelos ou de sua pele – como criar armas com seu corpo, desde marretas e porretes até estilingues. Por se esticar, ele pode ficar imune a tiros e projéteis, além de poder gerar pequenos furacões, rotacionando seus braços em alta velocidade.

O Coisa possui a pele invulnerável.

Poderes do Coisa

Considerado o “amaldiçoado” do grupo, Ben Grimm passou por uma transformação física severa ao ser atingido pelos raios cósmicos, de forma que seu corpo é o único visivelmente modificado, enquanto os outros podem só “esconder” suas habilidades quando quiserem. Adotando o nome de Coisa, ele virou um herói trágico, com um coração gigante e puro apesar da aparência hedionda.

Representando o elemento terra, o herói possui não só a pele, mas todos os órgãos de seu corpo revestidos com uma textura de pedra orgânica. Não se sabe exatamente como funciona seu metabolismo interno, mas ele é um peso-pesado muito potente na luta. Graças a essa transformação, ele acabou ficando com uma superforça que, para muitos, se equipara à do Hulk.

Além disso, ele possui invulnerabilidade a disparos e ataques de qualquer tipo, além de ter reservas de energia maiores, já que seu corpo não produz muito dos hormônios e toxinas responsáveis pelo cansaço e pela fadiga. Além disso tudo, ele é virtualmente imortal, já que não envelhece a não ser que seja restaurado à sua forma humana. Tudo isso e ainda é um excelente piloto, jogador de pôquer e amigo!

Além de ficar invisível, Sue Storm projeta campos de força.

Poderes da Mulher Invisível

ar da equipe, Sue Storm já era a namorada de Reed Richards quando todos partiram em uma missão espacial e tiveram seus corpos modificados pelo contato com os raios cósmicos. Sue acabou adquirindo dons graciosos, que permitem que ela fique invisível e crie campos de força – motivo pelo qual ela acabou ficando com o nome heroico de Mulher Invisível.

Ela basicamente pode manipular a energia cósmica ambiente, fazendo com que ela, outras pessoas e objetos fiquem invisíveis. Ela também pode usar esse poder de formas bem criativas, manipulando a luz que é absorvida pelos olhos de outras pessoas, deixando-as temporariamente cegas. Nesse mesmo processo, ela também pode confundir a percepção de cores dos outros.

No entanto, seu poder mais interessante é a capacidade de projetar campos de força psiônicos. Esses construtos podem ter qualquer forma, além de ajudarem ela e outros a planarem no ar. Os campos podem ser feitos mesmo à distância, e ela já se mostrou capaz de criar bolhas dentro do corpo de inimigos, provocando todo tipo de malefício ao organismo. Esses campos também garantem a ela um tipo de telecinese.

O Tocha Humana pode ficar tão quente quanto uma estrela Nova.

Poderes do Tocha Humana

O mais óbvio de todos os integrantes, Johnny Storm é o fogo. Esquentado por natureza e sempre tentado a ser o maior e melhor onde chega, ele acabou sofrendo uma mutação que combina com sua personalidade, tendo o poder de transformar seu próprio corpo em fogo. Assim, o membro mais jovem do Quarteto Fantástico assumiu o título de Tocha Humana.

Os poderes de Johnny podem ser resumidos em duas palavras: pirogênese pirocinese. Ele é capaz tanto de criar espontaneamente calor em seu corpo e em áreas próximas. Quando atinge um estado crítico, esse calor vira chamas. E depois, ele ainda é capaz de controlar essas chamas, além de outros focos de incêndio que ele não criou. Com esse dom, ele pode incendiar grandes estruturasderreter metais, ou até mesmo pulverizar objetos.

Resistente ao frio, ele ainda é capaz de voar, usando o fogo produzido pelo seu corpo para se propelir pelo ar. Por fim, Johnny ainda possui uma forma feita de plasma, que usa sempre que está em ação. Quando aquece todo o seu corpo na temperatura mais alta que consegue, ele ainda pode produzir uma flama Nova – que ganha esse nome por ter o mesmo calor de uma estrela nova.

Juntos, eles representam terra, ar, água e fogo.

Afinal, quem é o mais poderoso da equipe?

Com tantos personagens e poderes incríveis, é difícil determinar qual é o membro mais poderoso do Quarteto Fantástico – mas as próprias HQs já deram respostas para essa pergunta, e se trata da Mulher Invisível. Isso foi dito pela primeira vez em Fantastic Four #507, de 2004, quando Victor Von Doom toma o corpo da heroína e diz que ela é muito mais forte que os outros integrantes. Em Empyre #1, o próprio Senhor Fantástico reitera essa ideia.

Mas o que torna ela tão poderosa? Para começar, os raios cósmicos agiram de forma diferente em cada um dos membros e com ela, não foi diferente. Em vez de apenas ficar invisível e projetar campos de força, Sue é capaz de ver e de manipular essa energia cósmica presente no universo, tanto que ela pode enxergar objetos mesmo sem luz, além de conseguir ver seus próprios campos de força e as pessoas que ela deixa invisível.

Mais do que isso, Sue poderia facilmente virar uma assassina se saísse de controle. Ela pode criar campos de força dentro dos corpos de seus inimigos, como já dissemos, além de fazer prisões tão “grossas” que sufocariam qualquer ameaça em questão de segundos. Com seus poderes, ela já foi capaz de enfrentar inimigos grandiosos, como Jean Grey, o Doutor Destino e até mesmo o Aniquilador.

Além disso, existe a questão da evolução e do desenvolvimento de suas próprias habilidades. Nas primeiras HQs do Quarteto, a Mulher Invisível não era capaz de fazer muita coisa com seus poderes, mas com o passar dos anos foi ganhando mais destaque nas histórias e entendendo melhor a natureza de seus dons. Atualmente, ela é a integrante mais “serena” do grupo, possui pleno controle de suas habilidades e ainda sabe que há como melhorá-las. Não há nem competição, Sue Storm coloca todo o Quarteto Fantástico no chinelo.

Abaixo, veja também: