Por que o Saitama de One-Punch Man é tão forte?

Capa da Publicação

Por que o Saitama de One-Punch Man é tão forte?

Por Arthur Eloi

Seja o mangá ou o anime, One-Punch Man é pensado para ser uma paródia dos shonen, com seus guerreiros poderosos e inúmeras batalhas intensas. Aqui, o protagonista Saitama raramente passa por sufocos grandiosos já que é forte ao ponto de derrubar qualquer inimigo com um único soco. Mas a dúvida é: como ele conseguiu sua força?

A pergunta é respondida logo no começo da trama, quando o herói revela seu treinamento: 100 flexões, 100 abdominais, 100 squats e uma corrida de 10km. O momento serve como uma piada, já que seu treino serve só como aquecimento para muita gente mundo afora, mas Saitama reforça o fato de que seguiu a listinha todos os dias, sem falta. E essa talvez seja a verdadeira chave para a sua força.

No universo de One Punch Man, a única forma de quebrar o próprio limite é através da repetição

Mais tarde no mangá, por volta do capítulo #89, o vilão Dr. Genus esclarece que, na verdade, os seres humanos têm um limite para crescimento pessoal, algo que lhes foi colocado logo na criação pelo deus deste universo. Saitama, por sua vez, conseguiu quebrar tal limite – e a teoria do antagonista aponta que isso só aconteceu por conta do esforço repetitivo diário, por mais que sua rotina de exercícios não fosse grandes coisas.

Esse conceito volta a dar as caras em outros vilões do mangá. Psykos, por exemplo, conseguiu criar criaturas superpoderosas ao fazê-las encararem recorrentes situações de quase-morte. O mesmo vale para Garou, um excelente mestre de artes marciais que se torna um poderoso monstro ao fugir da morte repetidas vezes. Portanto, por mais que One-Punch Man funcione em cima de uma piada, há uma explicação consistente para a força de Saitama dentro da trama.

O anime de One-Punch Man está disponível no catálogo da Netflix. Já o mangá é publicado no Brasil pela Panini.

Aproveite e confira: