Como os poderes do novo Aquaman da DC se assemelham com sub-dobra assustadora do universo Avatar?

Capa da Publicação

Como os poderes do novo Aquaman da DC se assemelham com sub-dobra assustadora do universo Avatar?

Por Gus Fiaux

DC Comics está apresentando um novo Aquaman com Jackson Hyde, que até então era conhecido como o segundo Aqualad. E a partir da segunda edição de sua revista solo, já temos indícios de como ele é diferente de Arthur Curry, sobretudo por sua postura mais brutal e violenta, conduzida em um interrogatório de Orm, o Mestre dos Oceanos.

Em Aquamen #2, Jackson foi incriminado por um atentado terrorista em Atlântida – e embora sua ficha tenha sido limpa, ainda há segredos sobre sua irmã e sua mãe que nunca foram esclarecidos oficialmente. Agora, as coisas estão indo de mau a pior graças ao Aquaman original, Arthur Curry, que secretamente tem trabalhado junto do pai de Jackson, o supervilão conhecido como Arraia Negra.

Então, depois de descobrir tudo isso, Jackson decide agir por conta própria. Ele invade uma prisão de segurança máxima em Atlantis e usa seus poderes de hidrocinese para torturar Orm, enquanto extrai dele informações preciosas. No painel abaixo, podemos ler o seguinte:

“Deixa eu explicar o que está acontecendo com você, Orm… para você não se confundir. Meus poderes me deixam manipular e criar formas para a água – sabe, a coisa que está correndo em todo o seu corpo. O que significa que agora, seu corpo é meu corpo. E vai ficar desse jeito até você parar de palhaçada e me dizer o que você fez. Nós já cortamos um deles e descobrimos que ele foi modificado geneticamente para sobreviver a longos períodos na superfície. Encontramos o ‘botão’ em seu lóbulo frontal que desliga todas as suas funções cerebrais.”

Confira a cena a seguir:

Habilidade é usada de forma similar à Dobra de Sangue, vista em Avatar: A Lenda de Aang e A Lenda de Korra.

A técnica usada pelo novo Aquaman se assemelha a uma peculiaridade da Dobra de Água, conforme visto nas animações Avatar: A Lenda de Aang A Lenda de KorraApesar de não ter nada a ver com o Universo DC, as duas produções mostram a tal Dobra de Sangue, uma técnica que permite que dobradores de água manipulem o sangue nas veias de suas “vítimas”, fazendo com que elas percam controle sobre seus próprios corpos.

Isso é utilizado pela primeira vez na terceira temporada de A Lenda de Aang, quando Katara se depara com Hama, uma hábil dobradora de água que é capaz de dobrar sangue. Depois disso, em A Lenda de Korra, o vilão Amon usa uma técnica da dobra de sangue para anular as dobras de seus adversários, enquanto luta por um mundo livre dos dobradores.

Um dos principais poderes de Jackson Hyde, desde sempre, foi a capacidade de manipular e controlar água, então é bem interessante que ele esteja usando esses dons para tocar o terror entre os vilões – porém, isso nos faz questionar quanto tempo levará até o herói ceder aos seus impulsos mais sombrios…

Aquamen #2 está à venda nas bancas norte-americanas, sem previsão de lançamento no Brasil.

Abaixo, confira também: