Pikachu teria mais uma evolução poderosa mas ela foi cortada de Pokémon, veja

Capa da Publicação

Pikachu teria mais uma evolução poderosa mas ela foi cortada de Pokémon, veja

Por Gabriel Mattos

Um ratinho elétrico, amarelo e bonitinho — a fofura de Pikachu foi a chave para conquistar o público de Pokémon. Mas mesmo parecendo ser bem simples, os bastidores da criação do personagem envolveram mistérios que só foram revelados depois de muito tempo. Em uma entrevista para o jornal japonês Yomiuri, os designers do Pikachu revelaram que o monstrinho teria mais uma evolução: o poderoso Gorochu.

A evolução perdida de Raichu

Raichu é poderoso, mas sua evolução seria ainda mais.

Pikachu evolui para Raichu com a ajuda da Pedra do Trovão. Mas existem indícios de que uma nova evolução aconteceria ao realizar uma Troca Pokémon, mesmo sistema que evolui Kadabra em Alakazan e Haunter em Gengar.

Nos primeiros jogos da franquia, Red e Green, uma linha de diálogo indica que este era o caso até estágios avançados do desenvolvimento, mas a ideia acabou sendo cortada. Ao realizar a troca de um Raichu por um Electrode, na Cinnabar Island, o treinador comenta que seu Pokémon evoluiu nesse processo, o que não acontece de fato na versão final.

Quem é Gorochu?

Acontece que, no início do desenvolvimento, havia sim uma terceira forma. Gorochu seria a evolução de Raichu e a forma final do Pikachu, um Pokémon do tipo elétrico com poderes de um deus. Ele teria presas afiadas saindo de sua boca e chifres pontudos em sua cabeça. Não existem imagens oficiais de sua aparência, apenas recriações feitas por fãs de como teria ficado.

Gorochu imaginado usando o estilo de Ken Sugimori da primeira geração.

A primeira menção de Gorochu foi feita por Atsuko Nishida, a artista responsável pelo primeiro visual de Pikachu. Segundo a mesma, ela que montou toda a ideia do monstrinho com o mínimo de restrição criativa de seus superiores.

“As únicas ordens que recebi foram ‘Eu quero um tipo elétrico’ e ‘Eu quero um monstro que evolua duas vezes.’ Não havia designação de qual animal,” revela, “Não desenhei no papel, desenhei como arte em pixels [para o Game Boy], então não tenho mais dados, mas o design original que projetei primeiro era algo como um daifuku [, um bolinho de arroz doce recheado.]”

Mudanças na família do Pikachu

Gorochu imaginado no estilo das artes de referência do anime

Mesmo se inspirando originalmente em um doce, Atsuko nomeou sua criação Pikachu, dando a ideia de um rato elétrico. De acordo com Ken Sugimori, o supervisor de design,  foi o próprio Satoshi Tanjiri, criador de Pokémon, que pediu para que a ideia fosse adaptada para combinar melhor com o nome.

Desde o início, a linha evolutiva de Pikachu havia sido planejada para conter três Pokémon — Pikachu, Raichu e Gorochu. Mas o último acabou sendo descartado para diminuir o tamanho total do jogo, assim como outras evoluções finais. Mais tarde, em Gold e Silver, outro Pokémon tomou o seu lugar na família: Pichu, a forma bebê do icônico mascote.

Leia também: