Afinal, o Pateta da Disney é que animal?

Capa da Publicação

Afinal, o Pateta da Disney é que animal?

Por Nick Narukame

Pateta é um dos personagens mais queridos do círculo social de Mickey. Muitas pessoas sabem que sua aparência é a de um cachorro antropomórfico, mas, uma teoria encontrada na internet sugere que ele seria, na verdade, uma vaca, e não um canino como se havia pensado desde sempre (via Snopes).

A afirmação tomou força após o site Reel Rundown postar um artigo com bases “científicas” provando que Pateta havia sido pensado como uma vaca Aberdeen-Angus, nascida de pais egípcios na Escócia e seu nome original seria Dipalwa Dawala. Porém, como havia um confronto político intenso na década de 1930 nos Estados Unidos, isso acabou sendo alterado pela Disney e Pateta se transformou em um cachorro de origens ocultas.

Pateta e seu filho.

Segundo teoria, Pateta seria uma vaca e não um cachorro como todos acreditavam.

Apesar de apontar algumas evidências para sustentar essa afirmação, o site tratou do assunto com humor, mas o teor cômico do texto foi ignorado por alguns fãs que saíram difundindo trechos da matéria como se fossem verdade. Visando apurar essa confusão, o site Snopes entrou em contato com assessores da Disney e recebeu como resposta o que todos já sabiam: Pateta não é uma vaca e sim um cachorro com trejeitos humanos.

Pesquisando o passado do personagem, o site não achou nenhuma citação que desse a entender que os planos originais dos criadores do personagem seriam de fazer dele uma vaca. Ao contrário disso, encontraram uma descrição de como Pateta deveria ser desenhado citando diversos pontos que ele deveria e não deveria ter em comum com Pluto, o cachorro de Mickey. Além disso nenhuma pesquisa apontou para o nome “Dipalwa Dawala” como referente ao nome original de Pateta. O personagem teve que passar por algumas repaginações ao longo do tempo e, de fato, teve seu nome alterado algumas vezes, mas a única referencia de pesquisa sobre “Dipalwa Dawala” é a do artigo do Reel Rundown.

Mas e você? Acreditava na teoria de que Pateta era uma vaca? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: