Pássaro retratado em popular filme da Disney está quase extinto, entenda

Capa da Publicação

Pássaro retratado em popular filme da Disney está quase extinto, entenda

Por Chris Rantin

Em O Rei Leão, Simba e Nala são acompanhados de perto por Zazu, o pássaro azul que atua como conselheiro real de Mufasa. A ave existe na vida real, sendo chamada de Calau-de-Bico-Amarelo, contudo, de acordo com uma notícia levantada pela Newsweek, ela pode estar preste a ser extinta por conta do aquecimento global.

De acordo com o Dr. Nicholas Pattinson, pesquisador da Universidade de Capetown que divulgou seu estudo sobre Fronteiras em Ecologia e Evolução, o aumento das temperaturas está afetando diversos animais, mas os Calau-de-Bico-Amarelo estão sofrendo mais ainda. Isso porque o aquecimento global tem afetado a reprodução desta ave, que é encontrada na África do Sul.

“Durante o período de monitoramento, identificamos os efeitos não-letais de altas temperaturas – incluindo o comprometimento da alimentação e manutenção da massa corporal – reduziram a chance dos Calaus de se reproduzirem com sucesso ou até mesmo tentarem se reproduzir”, disse Pattinson.

Zazu em O Rei Leão e o Calau-de-Bico-Amarelo

O estudo completo mostra isso através de uma comparação entre os períodos analisados. Os três primeiros períodos reprodutivos deles, entre 2008 e 2011, quando comparados com os últimos três, de 2016 e 2019, mostram que houve uma grande queda: caindo de 58% para 17%. Além disso, a taxa de aves que nasceram em cada ninhada também diminuiu drasticamente: de 1.1% para 0.4%.

A pesquisa também registra que não há uma reprodução bem sucedida quando a temperatura do ar é superior aos 35.7ºC. Acontece que, segundo as previsões acerca do aquecimento global, em 2027 a temperatura no habitat deste espécie (as áreas de matagal e floresta seca da África do Sul) passará esta temperatura. Portanto, é provável que muito em breve os Calau-de-Bico-Amarelo fiquem extinto até este período.

Veja também: