Pantera Negra: Nova HQ revela segredo sombrio de Wakanda

Capa da Publicação

Pantera Negra: Nova HQ revela segredo sombrio de Wakanda

Por Gus Fiaux

A saga atual do Pantera Negra nos quadrinhos está trazendo grandes dores de cabeça para T’Challa – isso porque o Rei de Wakanda foi deposto do trono e está sendo caçado violentamente pela polícia secreta que comandou por anos a fio. Porém, na nova edição da revista solo do herói, temos reviravoltas ainda mais surpreendentes…

Recentemente, a Marvel publicou Black Panther Vol. 8 #7 (via ScreenRant), escrita por John Ridley e com arte de Stefano Landini, onde vemos como Wakanda se tornou palco de um cerco militar, com os Hatut Zeraze – a polícia secreta da nação africana – tomando o poder e exilando T’Challa de seu trono. Porém, as coisas podem ficar ainda piores para o Rei.

Isso porque, na edição, o líder da polícia comenta sobre os planos recentes de T’Challa e como seus subordinados devem impedi-lo a qualquer custo. Nesse momento, ele fala o seguinte: “T’Challa é um traidor. A pena por rebelião é a morte. Se for necessário, eu mesmo cumprirei essa sentença.”

Aqui, temos a revelação de um segredo sombrio de Wakanda: o país sempre foi considerado uma utopia nas HQs, desde que foi apresentado pela primeira vez nas páginas de Fantastic Four #52, publicada em 1966. Porém, as leis que condenam rebeliões e insurreições com a morte sempre existiram, como parte das regras previstas pela sociedade monárquica da nação.

Isso significa que mesmo bons líderes, como T’Challa e seu pai, T’Chaka, podiam a qualquer momento ordenar a morte de prisioneiros acusados de traição à coroa. Isso abre um paradoxo dentro do próprio conceito da nação, que é vista pelo mundo exterior como uma utopia perfeita. E infelizmente, não é isso que estamos vendo nas HQs atuais, já que a pena de morte continua a ser aplicada.

Vale lembrar que os Hatut Zeraze eram liderados anteriormente pelo irmão adotivo de T’Challa, o Lobo Branco. Atualmente, eles possuem outro comandante e são encarregados de proteger o novo status quo de Wakanda, que desde o exílio de T’Challa, se tornou uma democracia. Contudo, hábitos arcaicos continuam em evidência – e T’Challa pode ser uma vítima das circunstâncias, caso não consiga despistar aqueles que antes eram seus subordinados.

Black Panther #7 está à venda nas bancas norte-americanas, ainda sem previsão de publicação no Brasil.

Abaixo, confira também: