Oscar 2022: No Ritmo do Coração vence como Melhor Filme

Capa da Publicação

Oscar 2022: No Ritmo do Coração vence como Melhor Filme

Por Arthur Eloi

A cerimônia do Oscar 2022 chegou ao fim com a prestigiada categoria de Melhor Filme. Dentre os 10 indicados, que se consagrou na noite e venceu o grande prêmio foi No Ritmo do Coração.

Sem grandes favoritos até a última hora, a categoria foi disputada por Amor, Sublime Amor, Belfast, O Beco do Pesadelo, King Richard: Criando Campeãs, Licorice Pizza, Drive My Car, No Ritmo do Coração, Não Olhe Para Cima, O Ataque dos Cães e Duna.

Ao ritmo que a data da premiação foi se aproximando, ficou claro que a competição estava entre No Ritmo do Coração e O Ataque dos Cães, acentuada por vários prêmios de sindicatos para ambos os filmes.

No fim das contas, foi No Ritmo do Coração que se consagrou. Apenas o segundo longa-metragem da diretora/roteirista Siân Heder, o longa acompanha uma jovem música que é a única pessoa ouvinte em uma família surda. Quando o negócio de pesca de seus pais é ameaçado, a jovem Ruby (Emilia Jones) se vê dividida entre seguir sua paixão ou cuidar de sua família. Em inglês, o longa se chama CODA, que é uma sigla para Child of Deaf Adults (ou Filhos de Pais Surdos).

No Ritmo do Coração ganhou fôlego só na reta final do pré-Oscar e saiu vitorioso como Melhor Filme

O longa era promissor desde o início, quando deu as caras no Festival de Sundance em 2021. Após brilhar nas críticas, o filme foi adquirido pela Apple por impressionantes US$25 milhões (cerca de R$118 milhões), se tornando recordista da aquisição mais cara da história do festival de cinema.

No Ritmo do Coração teve três indicações no prêmio. Além da categoria de Melhor Filme, também recebeu as honras em Melhor Ator Coadjuvante para Troy Kotsur, marcando o primeiro ator surdo a ser indicado nesta categoria; e também em Melhor Roteiro Adaptado, já que a obra é baseada em um filme francês chamado A Família Bélier, de 2014.

Ficou curioso para assistir ao vencedor? No Ritmo do Coração está disponível no catálogo da Apple TV+.

O que você achou do resultado, e para qual filme você estava torcendo? Deixe tudo nos comentários abaixo, e aproveite para conferir: