Os Simpsons: Disputa salarial nos bastidores da série foi o motivo por trás da morte de personagem

Capa da Publicação

Os Simpsons: Disputa salarial nos bastidores da série foi o motivo por trás da morte de personagem

Por Arthur Eloi

Os Simpsons segue no ar há mais de 30 anos, mas raramente a série animada lida com consequências sérias, especialmente para não limitar o seu potencial criativo. É por isso que algumas decisões, como a morte definitiva da esposa de Ned Flanders, chamam tanto a atenção, mas esse caso em específico ocorreu por conta de uma intriga nos bastidores (via CBR).

Maude Flanders, a esposa igualmente religiosa de Ned, morreu em “Sozinho Outra Vez”, episódio 14 da temporada 11 do seriado, originalmente exibido em fevereiro de 2000. No capítulo, durante uma corrida de carros, Maude é atingida por várias armas lançadoras de camisetas, e acaba caindo das arquibancadas.

Ao invés de ser só uma piada, a decisão segue válida, e os episódios e temporadas seguintes passam a explorar como Ned lida com criar seus filhos como um pai viúvo, o que é uma virada curiosa para a animação. Acontece que a decisão foi motivada por conta da saída de Maggie Roswell, atriz original da personagem.

Quando a série completou dez anos no ar em 1999, o elenco de voz dos Simpsons negociou com a produção salários melhores, e grande parte dos atores conseguiu. Maggie Roswell, por sua vez, teve seu aumento negado pela Fox. Por conta disso, a atriz pulou fora da animação na temporada seguinte. Ao invés de simplesmente reescalar o papel, como já aconteceu com vários outros personagens secundários, a produção achou a oportunidade de desenvolver melhor Ned, e manteve o ocorrido como cânone.

Depois que a disputa salarial entre Maggie Roswell e a Fox se resolveu, Maude Flanders voltou a aparecer na série – mas nunca foi revivida

Desde então, a situação nos bastidores se acalmou e a Fox eventualmente negociou um pagamento maior para Maggie Roswell voltar para a série, fazendo a voz de várias outras personagens, como Helen Lovejoy. Maude Flanders nunca foi revivida, mas já deu as caras algumas vezes, como fantasma ou em flashbacks, e sempre com a sua voz original.

Atualmente na temporada 33, Os Simpsons é transmitida no Brasil pelo canal Star, e também integra o catálogo do streaming Star+.

Aproveite e confira também: