Capa da Publicação

One Piece Red: Novo filme da franquia é considerado cânone?

Por Flávia Pedro

Um novo filme de One Piece se aproxima, One Piece: Red deve chegar aos cinemas japoneses ainda neste ano de 2022 e a pergunta mais recorrente sobre ele é: e aí, vai ser cânone e se encaixará com a obra oficial ou não? Apesar de outras franquias adaptarem para o cinema momentos de sua história original (fazendo os filmes canônicos no mangá), não é sempre que One Piece faz o mesmo.

Antes de tudo, vale lembrar que os filmes de One Piece são histórias criadas pelo próprio criador da obra, Eiichiro Oda. Geralmente, cada uma das aventuras representadas em seus filmes são histórias fechadas e coesas, mas acabam sendo não referenciadas na obra original. Vez ou outra é normal aparecerem partes dessas aventuras no anime, mas a representação no mangá é sempre mais rara.

Cena clássica do momento em que Shanks: O Ruivo entrega seu famoso chapéu de palha para Luffy.

Porém, One Piece: Red pode mudar essa estrutura, já que seu enredo vem prometendo trazer grandes mudanças sobre o que sabemos de Shanks, O Ruivo (via CBR).

No primeiro trailer lançado até o momento, vemos uma garota que é a nova personagem chamada Uta, nada mais, nada menos que a filha de Shanks. Isso é uma mudança e tanto para o personagem, mas será que alterará a série como um todo? Isso pode trazer novidades para o desenvolvimento de Shanks, não apenas uma nova ótica sobre o passado misterioso do pirata que salvou Luffy ainda criança.

Veja o trailer a seguir:

Os acontecimentos mais recentes do mangá – as revelações de Luffy e sua Akuma no Mi – já colocam Shanks em uma perspectiva diferente, além de uma possível conexão com Cinco Anciões (que pode ser uma peça-chave nesse quebra-cabeça). Mas claro, isso apenas se o filme fizer parte da obra original e for oficial.

Ao mesmo tempo, também pode ser que a personagem de Uta apareça apenas no filme. Mesmo que ela acabe sendo parte do cânone, a personagem pode acabar sendo apenas uma participação especial bem pontual na trama da série principal.

Se levarmos em conta o recente sucesso de outras franquias dos animes nos cinemas – como Jujutsu Kaisen 0 e Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – é possível que One Piece também faça desse filme uma obra canônica que acrescente para o mangá. Os fãs podem se preparar para esperar qualquer coisa, desde uma grande revelação, uma pista para o futuro, até mesmo a primeira reunião dos dias atuais entre Luffy e Shanks.

Muita coisa pode acontecer nesse filme. Sendo canônico ou não, os fãs podem esperar mais uma aventura incrível do mestre Oda!

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro