Onde fica o Bairro do Limoeiro da Turma da Mônica?

Capa da Publicação

Onde fica o Bairro do Limoeiro da Turma da Mônica?

Por Junno Sena

Algumas localidades fictícias ficam na memória. Entre tantas que marcaram a infância do jovem brasileiro, está o Bairro do Limoeiro, onde acontecem as aventuras de A Turma da Mônica. Criado por Mauricio de Sousa, o lugar se tornou um marco no mundo dos quadrinhos, porém encontrá-lo no mapa não é tão simples assim. Isso pelo fato da criação de Mauricio de Sousa ter sido construída a partir de uma série de referências do mundo real.

Qual lugar inspirou o Bairro do Limoeiro?

Apesar de seu nome ser baseado em um município de São Paulo, chamado de Bairro do Limão, Mauricio afirmou anteriormente que se inspirou no bairro do Cambuí, de Campinas, para criá-lo.

Por isso, é seguro afirmar que o Bairro do Limoeiro e os protagonistas da Turma da Mônica são paulistas.

Mas, nos filmes live-action inspirados em Turma da Mônica, o Bairro do Limoeiro ganhou uma estética mineira, uma vez que boa parte das cenas foram gravadas em Poços de Caldas, cidade do sul de Minas.

Bairro do Limoeiro em Turma da Mônica: Laços

Isso não significa que São Paulo ficou de fora das filmagens. De acordo com Daniel Rezende, diretor do primeiro filme, em entrevista para o G1, “toda a parte do Bairro do Limoeiro, que não era das casas, e boa parte da floresta, foi gravada em Minas”.

Algumas outras localidades que serviram como cenário incluíram Holambra, Mariporã, Cubatão e Paulínia, no estado de São Paulo.

“A gente procurava o traço do Maurício no mundo real. Quando vimos fotos de Poços de Caldas, as ruas, as cores, a arquitetura, tudo batia com o bairro do limoeiro real. Quando a gente mostrou a foto da praça de Poços pro Mauricio, ele disse: ‘se eu desenhasse uma praça, eu desenharia exatamente assim’”, explicou o diretor.

Onde o Bairro do Limoeiro fica?

Bairro do Limoeiro nos quadrinhos de Mauricio de Sousa.

Quando tratamos do universo da ficção, não se sabe ao certo onde se localiza ou qual o tamanho do Bairro do Limoeiro. O que se sabe é que sua paisagem é composta, principalmente, por árvores, moitas e gramíneos.

Próximo do Bairro das Pitangueiras, se estipula que o Bairro do Limoeiro possui cerca de 51.201 habitantes. Apesar de algumas histórias mostrarem ruas asfaltadas e grandes prédios e poder se encontrar de tudo lá, desde abismos até riachos, se entende que o bairro é um lugar pequeno.

Aproveite e continue lendo: