Conheça O Velho Fusca, comédia nacional com Cleo e Tonico Pereira que promete um aconchegante drama em família

Capa da Publicação

Conheça O Velho Fusca, comédia nacional com Cleo e Tonico Pereira que promete um aconchegante drama em família

Por Gabriel Mattos

Mesmo entregando filmes de grande qualidade, como Medida Provisória, o cinema nacional se encontra em um momento delicado em que luta para conseguir espaço entre as produções internacionais nas salas de cinema, especialmente as de heróis, como Thor: Amor e Trovão. Com isso, tem se tornado ainda mais importante prestigiar as histórias brasileiras, como O Velho Fusca. Esta nova “dramédia”, co-produzida por Cleo e estrelada por Tonico Pereira, começou suas filmagens na última semana, no Rio de Janeiro.

Sobre o que é O Velho Fusca?

Caio Manhente interpreta Junior, o protagonista da história.

A trama acompanha a história de um jovem, Junior, que resolve se aproximar de seu avô para conquistar seu velho fusca como herança. Mesmo com segundas intenções, ele acaba embarcando em uma jornada, cheia de altos e baixos, que vai lhe aproximar de sua família.

Junior é interpretado por Caio Manhente, que participou recentemente da novela Quanto mais vida, melhor!, na Globo. Ele descreve seu personagem como “um menino que está se transformando em homem” e acredita que ter um carro pode resolver todos os seus problemas.

No melhor estilo “Modern Family”

Danton Mello faz Mauricio, a ponte entre Junior e seu avô.

O coração do filme está na divertida família de Junior, que briga e se diverte como qualquer outra. Maurício, o pai interpretado por Danton Mello, “é a ligação entre as duas gerações”, de acordo com o ator. O papel lhe tocou em um nível muito pessoal, pois lembra as relações que tem em sua própria família: tanto como pai quanto como filho. “É uma família muito amorosa,” complementa Cleo.

Ela interpreta Elaine, “uma mãe muito leoa, muito carinhosa, muito preocupada com a família, mas muito moderna ao mesmo tempo,” em suas próprias palavras. Dirigido por Emiliano Ruschel, o premiado roteiro foi o que verdadeiramente atraiu Cleo a produzir este projeto. “É uma história muito singela que fala de assuntos muito importantes. Ao mesmo tempo que fala da homofobia, fala do perdão, do carinho em família, do amor,” conta.

Cleo e seu marido Leandro D’Lucca contracenam pela primeira vez.

Esses temas permeiam também as subtramas da história, principalmente na figura do tio Beto (Rodrigo Ternevoy). Ele namora Cacá, personagem do modelo Leandro D’Lucca, marido de Cleo. Este é o primeiro filme brasileiro de Ternevoy, que fez a carreira na Irlanda, e sua maior preocupação foi garantir que seu personagem se encaixasse na família com naturalidade.

“Em muito mais filmes hoje em dia você vê personagens gays que não necessariamente são aquele estereótipo de gay que a gente via antigamente. Que vestia rosa, que fazia graça, falava alto, muito exagerado… Esse tipo de pessoa existe, é normal e precisa ser representado, mas não é só esse tipo de representação. A gente pode ter um pouquinho de tudo,” declara Ternevoy, “Não interessa qual orientação sexual que ele tem, o importante é ter amor e este filme relata bastante isso.”

Este foi também o primeiro trabalho de atuação de D’Lucca que garante que estar com sua esposa facilitou no processo. “Ao mesmo tempo que [atuar] foi familiar, deu um gelozinho na barriga. A experiência mais divertida foi poder estar junto com ela, [Cleo] ali contracenando. A gente se diverte muito,” disse D’Lucca.

O grande Tonico Pereira

Tonico Pereira, o Mendonça de A Grande Família, é uma verdadeira força da natureza.

As gravações aconteceram em locação no Rio de Janeiro e a Legião dos Heróis pôde visitar um dia de filmagens em uma casa em frente à famosa mureta da Urca. “É muito mais fácil gravar dentro de um estúdio, mas nenhum estúdio consegue reproduzir tão bem a vida, a história que tem dentro de uma casa como essa,” explica Caio, o protagonista da história.

O ator, assim como todos que conversei, confessou que os momentos mais divertidos no set foram aqueles ao lado de Tonico Pereira. “Estar na presença do Tonico é uma aula de vida, uma aula de cultura,” diz Caio. Danton acrescenta ainda que em “Cenas de emoção, ele consegue antes da ação soltar uma piada, soltar alguma brincadeira, falar alguma besteira e três segundos depois estar emocionado. Conviver com ele no set é sempre divertido.” Mais conhecido por dar vida a Mendonça, o amigo de Lineu em A Grande Família, Tonico faz o papel do avô que movimenta a trama.

“Para mim, a vida é uma surpresa. E todo personagem é concomitantemente vida, então pra mim ele é uma surpresa também. Ele pode me surpreender em um segundo, em dois, em três… O tempo inteiro. Eu não trabalho com nada predeterminado, então tudo para mim é vida na interpretação,” disse Tonico sobre seu personagem.

Ele devolveu os elogios a Danton Mello, de quem é parceiro, amigo e vizinho. “Tem uma série de ingredientes que nos envolvem, mas fundamentalmente a vontade de fazer bem. E quando todos querem fazer bem,” conta, “a coisa é fácil, leve e gostosa.”

O Velho Fusca tem previsão de estreia para o primeiro semestre de 2023.

Leia também: