O Retorno de Jedi: Filme de Star Wars quase teve um título diferente

Capa da Publicação

O Retorno de Jedi: Filme de Star Wars quase teve um título diferente

Por Gabriel Mattos

Star Wars: O Retorno de Jedi é aclamado como um dos melhores filmes da franquia por trazer um desfecho incrível à trilogia original. Mas, por muito pouco, o filme não teve um nome diferente em seu lançamento inicial. Tudo por causa de uma cansativa batalha nos bastidores (via CBR).

A ideia de George Lucas, criador da franquia, era que o título fosse O Retorno de Jedi desde o princípio. Entretanto, o nome não pareceu promissor aos executivos, que estavam bancando o projeto, já que a indústria da época glorificava ao extremo a violência. Dias depois, o produtor sugeriu outro nome, que soava muito mais imponente: A Vingança de Jedi.

Filme poderia ter tido uma identidade diferente.

E durante a maior parte do processo de desenvolvimento, este foi o nome oficial do filme. Tanto que maior parte da divulgação, incluindo um trailer com a voz de Darth Vader (James Earl Jones), contam com o antigo título.

Felizmente, George Lucas conseguiu reverter a decisão de última hora, batendo pé com o lado financeiro do projeto de que o nome não faria sentido com a lógica de seu universo, pois os “Jedi não se vingam”.

“…Nós sempre queríamos chamar o filme de ‘Retorno’; Filosoficamente, é o correto… Um Jedi não consegue entender aquilo (vingança) como um conceito de comportamento,” comentou com o diretor do filme, Richard Marquand.

Assim, depois de muitas batalhas nos bastidores, George Lucas conseguiu que o terceiro filme da saga se chamasse O Retorno de Jedi, como é conhecido até os dias de hoje. O que acha do título? Não deixe de comentar!

Fique com: