Capa da Publicação

O que pode acontecer com um ator da Marvel se ele der spoiler de um filme ou série?

Por Arthur Eloi

Por mais que ainda sofra com muitos vazamentos, a Marvel Studios cobra sigilo absoluto de seus atores, produtores e diretores. Mas você já se perguntou o que aconteceria se alguém simplesmente revelasse todos os segredos do estúdio?

Paul Sarker, que foi advogado da Marvel, respondeu a questão durante uma sessão de perguntas no Reddit. Por mais que seja legal imaginar um exército particular de agentes de Kevin Feige, prontos para invadir a casa de um infrator como Tom Holland, a realidade é muito mais simples e menos empolgante.

Segundo Sarker, existem consequências reais para soltar spoilers, mas a dor de cabeça de enfrentar um custoso processo contra a gigante do entretenimento provavelmente seria a parte mais cansativa:

Isso poderia ser categorizado como quebra de contrato, e você poderia ser processado [por dar spoilers]. Os danos seriam difíceis de definir, mas com certeza seria tudo muito estressante de lidar!

Em outra resposta, Sarker também falou em mais detalhes sobre os acordos de sigilo, conhecidos como NDAs (sigla de Non-Disclosure Agreement, vulgo Acordo de Confidencialidade).

A cara de quem não se importa em usar todo o salário para pagar processos por spoilers

O advogado explicou que toda a equipe assina tais contratos, para garantir que nada seja divulgado antes da hora. Além disso, também explicou que o maior motivo para os atores e profissionais não saírem vazando tudo é pelo bom relacionamento com uma das maiores empresas do cinema e da TV:

Os acordos de sigilo são úteis, já que ajudam a moldar a discussão, caso isso se torne um problema. Mas o bom relacionamento também é importante. Vazar algo é queimar uma ponte. Tudo tem marcas d’água, portanto é possível rastrear quem vazou. Por que alguém iria querer eliminar as próprias chances de estar no MCU?

Ainda no assunto, o advogado falou especificamente sobre quando novos atores são contratados para o Universo Cinematográfico da Marvel sem revelar seus papéis, dizendo que há retaliações caso esses detalhes sejam divulgados antes da hora:

Quando alguém é escalado ao elenco com contrato assinado, o papel só pode ser divulgado depois que isso foi coordenado com as equipes de marketing e criativas. Há todo um plano por trás dessas informações. Se você quebra um contrato, além de poder ser processado, você também pode ser demitido ou ter seu pagamento retido. Na minha opinião, não vale o risco.

Assim, toda vez que você ver um astro da Marvel mentindo descaradamente (como Andrew Garfield ou Patrick Stewart), vale se lembrar que há coisas maiores em risco – mesmo que sejam informações que o público já suspeita serem verdadeiras.

Aproveite e confira:

Imagem de perfil
Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117