O Longo Dia das Bruxas: Conheça a icônica HQ do Batman que influenciou novo filme do herói

Capa da Publicação

O Longo Dia das Bruxas: Conheça a icônica HQ do Batman que influenciou novo filme do herói

Por Gus Fiaux

Nenhum herói da DC Comics teve histórias tão icônicas e marcantes quanto o Batman, e isso é um fato. Ao longo de décadas, o Cavaleiro das Trevas estrelou arcos sensacionais nos quadrinhos – alguns deles fora da cronologia oficial da editora, inclusive. E entre as obras mais influentes do herói, destaca-se O Longo Dia das Bruxas, minissérie em treze edições que traz uma narrativa noir focada no lado mais “detetive” do Cruzado Encapuzado.

Ambientada ao longo de um ano, a série mostra toda a transformação de Harvey Dent no Duas-Caras e apresenta a vasta galeria de vilões do Batman, todos com um papel fundamental. E enquanto isso, um serial killer está à solta em Gotham, matando pessoas com base em diversos feriados. Pelo visto, a HQ foi uma das inspirações de Matt Reeves para o novo filme do herói, que chega aos cinemas nesta semana, e aqui apresentamos tudo que você deve saber sobre O Longo Dia das Bruxas

O que é O Longo Dia das Bruxas?

Publicada originalmente entre os anos de 1996 e 1997, Batman: O Longo Dia das Bruxas foi uma minissérie da DC Comics, lançada em 13 edições. Escrita por Jeph Loeb e ilustrada por Tim Sale (de Homem-Aranha: Azul e Mulher-Gato: Cidade Eterna), a série é tida como uma “continuação” de três especiais de Dia das Bruxas do Batman, que foram criados por Loeb e Sale e publicadas em Batman: Haunted Knight.

Apesar de ser uma história “solta” e que pode ser lida sem nenhum conhecimento prévio do personagem, O Longo Dia das Bruxas é ambientado no mesmo universo que Batman: Ano Um. Os autores são muito fãs da clássica história de Frank Miller e tentaram ao máximo honrar o legado do escritor através de sua HQ, que é focada em um Batman mais iniciante e começando sua carreira como vigilante.

A HQ fez tanto sucesso que a DC Comics não demorou para preparar algumas sequências. Daí, surgiram Batman: Vitória Sombria, publicada entre 1999 e 2000, com 14 edições; e Mulher-Gato: Cidade Eterna, de 2004. As duas histórias se passam ao mesmo tempo e inclusive possuem conexões entre si, mas nenhuma foi tão memorável e impactante quanto O Longo Dia das Bruxas.

Qual é a história de O Longo Dia das Bruxas?

Na trama, conhecemos o Batman nos primeiros anos de atividade, enquanto desvenda uma trama sobre a podridão moral de Gotham City. Ele está investido em prender o mafioso Carmine Falcone, mas acaba se metendo em uma guerra quando um assassinato misterioso leva muitos a acreditarem na existência de um serial killer chamado de “Feriado“, que mata pessoas em datas comemorativas. Esse primeiro crime acontece em um Dia das Bruxas.

A partir daí, a história se desenvolve por um longo ano, até o Dia das Bruxas seguinte, quando o assassino finalmente é descoberto e apreendido. Porém, no meio disso, o Cavaleiro das Trevas precisa enfrentar vários de seus vilões mais clássicos, como CoringaEspantalhoHera Venenosa Chapeleiro Louco, tudo enquanto o Cavaleiro das Trevas analisa os possíveis suspeitos.

A Polícia de Gotham City também tem um papel fundamental aqui, com uma aparição interessante do Comissário Gordon e de um jovem Harvey Dent – que começa como um brilhante promotor, mas acaba caindo numa espiral de loucura até se transformar no temido Duas-Caras. Em essência, a história mostra como Gotham é um terreno fértil para tornar até os mais justos em monstros sociopatas.

Adaptação direta da HQ

No ano passado, a HQ ganhou uma adaptação em duas partes lançada direto para DVD, Blu-Ray e mídias digitais. A animação se chama Batman: O Longo Dias das Bruxas, assim como o quadrinho, e sua primeira parte saiu em junho, enquanto a segunda foi lançada em julho. A trama segue com certa fidelidade a história apresentada na HQ de Loeb e Sale, com o Cavaleiro das Trevas investigando uma série de assassinatos em Gotham City.

O filme se passa no mesmo universo que dois lançamentos recentes da Warner Bros. AnimationSuperman: O Homem do Amanhã Sociedade da Justiça: 2ª Guerra Mundial. O elenco de vozes é repleto de nomes famosos, como Jensen Ackles como Batman, Josh Duhamel como Harvey Dent e Billy Burke como Gordon, além de Naya Rivera em seu último papel, como Mulher-Gato.

Apesar de ser uma adaptação bem próxima do material original, há algumas mudanças em relação à história e aos personagens que participam dela. Por exemplo, temos a aparição do Pinguim e até mesmo Renee Montoya, que não estão na obra original. O final da HQ também é razoavelmente modificado. Na obra original, existem dois serial killers, mas aqui só há um – e suas motivações são diferentes da graphic novel.

Influências no cinema

Além de ter baseado dois filmes animados, O Longo Dia das Bruxas também foi uma grande influência para dois live-action do Batman, o primeiro deles tendo sido Batman: O Cavaleiro das Trevas de 2008, de Christopher Nolan. O filme se baseia vagamente em alguns aspectos da trama, mas o principal foco é toda a transformação de Harvey Dent em um assassino louco, provando que basta um dia ruim para que o melhor entre os melhores surte.

Agora, o diretor Matt Reeves também confirmou que seu mais novo filme, The Batman, também se baseia nos elementos mais curiosos de O Longo Dia das Bruxas — a começar pela estética, já que o filme traz dos quadrinhos um ar de filme noir e vários elementos mais sombrios para o herói, além de também ser ambientado nos primeiros anos de atividade de Bruce Wayne como Cruzado Encapuzado.

Além disso, o filme também deve mostrar mais do Batman detetive, em vez de ser focado apenas na sua parte mais heroica. O longa ainda deve apresentar vários inimigos clássicos do herói de uma vez só, como Charada, Mulher-Gato e até mesmo (segundo rumores) o Coringa.

The Batman estreia no dia 3 de março.

Abaixo, confira também: