O Livro de Boba Fett: Quem é Krrsantan?

Capa da Publicação

O Livro de Boba Fett: Quem é Krrsantan?

Por Jaqueline Sousa

Atenção: Alerta de Spoilers!

Ao longo das últimas semanas, O Livro de Boba Fett, a nova série do universo de Star Wars, vem apresentando aos fãs uma nova história do caçador de recompensas mais famoso da galáxia. Mas a jornada do herdeiro de Jango Fett não é a única novidade da trama: Black Krrsantan, um wookie gladiador, chamou a atenção do público por ser uma versão mais bárbara e violenta de Chewbacca.

A aparição de Krrsantan, no segundo episódio, fez a alegria de muitos fãs fiéis da franquia, mas também gerou algumas dúvidas naqueles que não conheciam o personagem. Afinal, quem é Krrsantan? Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o wookie gladiador!

Quando Black Krrsantan apareceu no universo de Star Wars?

Para os fãs dos quadrinhos de Star Wars, Krrsantan já é um personagem conhecido.

Caso você não acompanhe os quadrinhos de Star Wars, lançados pela Marvel Comics, a presença de Black Krrsantan em O Livro de Boba Fett pode ter sido inédita. O personagem apareceu pela primeira vez na revista Darth Vader #1, publicada em 2015, em uma trama ambientada entre os os filmes Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977) e Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980).

O wookie também deu as caras em Doctor Aphra, uma série de quadrinhos publicada em 2016 e que dá continuidade aos eventos narrados em Darth Vader. Outra aparição recente do gladiador foi em Bounty Hunters #1 (2020), saga de quadrinhos que acompanha a jornada de alguns caçadores de recompensas, inclusive Boba Fett.

As origens

O wookie abandonou seu planeta de origem e tornou-se um gladiador após um cruel treinamento.

Nascido em Kashyyyk, a terra natal dos wookies, Black Krrsantan – também conhecido como Santy, BK ou Black K na saga Doctor Aphra – tornou-se um caçador de recompensas após fugir de seu planeta. Mas seu “ofício” não surgiu da noite para o dia: depois que saiu de Kashyyyk, ele foi treinado pelos Irmãos Xonti, uma organização criminosa que mantinha escravos para transformá-los em lutadores. Para provar seu valor perante à dupla, Krrsantan chegou a atacar diversos grupos de escravos, oferecendo-se posteriormente como voluntário para o treinamento. 

No entanto, mesmo diante de tais condições, o personagem recebeu o mesmo tratamento de outros reféns dos Xontis. Ainda assim, ele foi um dos poucos sobreviventes do processo e conseguiu se tornar um dos gladiadores mais temidos da galáxia

O trabalho com Jabba, o Hutt

Krrsantan e Boba Fett já trabalharam juntos em uma missão pessoal de Darth Vader, sob o comando de Jabba, o Hutt.

Em sua primeira aparição no universo de Star Wars (Darth Vader #1), Krrsantan está em uma missão, juntamente como Boba Fett, em prol de Darth Vader. Os eventos narrados nesta edição acontecem após a destruição da primeira Estrela da Morte, com o trabalho envolvendo os caçadores de recompensas sendo designado pelo gângster Jabba, o Hutt.

A relação entre o wookie e o criminoso se iniciou um pouco depois que o gladiador se libertou das mãos dos Irmãos Xonti. Jabba o recrutou como caçador de recompensas em Tatooine, mas Krrsantan não permaneceu no planeta por muito tempo, já que uma missão fracassada, onde perdeu uma batalha contra Obi-Wan Kenobi, fez com que ele fugisse. 

Eventualmente, o gladiador retornou ao planeta arenoso e continuou trabalhando para Jabba. Foi assim que ele acabou se envolvendo com Darth Vader, que solicitou ao lorde do crime que o enviasse dois de seus melhores caçadores de recompensas. O pedido era parte de uma missão pessoal de Vader: enquanto Boba Fett ficaria responsável por rastrear o paradeiro de Luke Skywalker, Krrsantan ficou encarregado de capturar um agente que estava trabalhando em um projeto misterioso com o Imperador.

As habilidades e a personalidade de Krrsantan

É perceptível que Krrsantan é bem diferente de Chewbacca, o tão adorado parceiro de Han Solo. O wookie tem uma aparência mais feroz e bárbara, com pelos pretos e semblante intimidador. Seu rosto tem cicatrizes (uma delas foi consequência de sua luta contra Obi-Wan Kenobi, quando o sabre de luz do Jedi o atingiu) e ele possui alguns ornamentos de ouro no corpo.

Desde seu treinamento com os Irmãos Xonti, o wookie já demonstrou que não hesita diante de cenários desafiadores e não tem medo de trair seus parceiros ou até mesmo sua espécie. Considerado como um dos melhores caçadores de recompensas da galáxia, Krrsantan possui habilidades extraordinárias quando o assunto é força, sendo capaz de cometer atrocidades sem muitos esforços, afinal ele foi treinado como um gladiador e teve seu corpo alterado com peças de metal para torná-lo mais perigoso.

Krrsantan em O Livro de Boba Fett

Em O Livro de Boba Fett, Krrsantan está sob comando dos gêmeos Hutts, primos de Jabba.

Já no audiovisual, o wookie gladiador apareceu pela primeira vez no segundo episódio de O Livro de Boba Fett, causando alvoroço entre os fãs. Na trama, ele está trabalhando para os gêmeos Hutts, primos de Jabba. Vale ressaltar que os eventos narrados na série se passam após os acontecimentos de Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983).

Como já é do conhecimento do público, os gêmeos não estão muito felizes com a presença de Boba Fett e sua reivindicação do território que era governado por Jabba antes de sua morte. Mas o que isso tem a ver com Krrsantan, então? Sob o comando dos Hutts, o gladiador foi enviado para matar Boba, após o encontro do grupo em Tatooine. 

Lembra que Fett e Krrsantan já tinham trabalhado juntos anteriormente? Certamente, isso não foi um empecilho para que o wookie atacasse o caçador de recompensas durante o terceiro episódio da série. A luta foi intensa, mas o gladiador não levou a melhor: Boba venceu e levou Krrsantan acorrentado para os Hutts. Em contrapartida, os gêmeos não aceitaram o retorno do wookie e o ofereceram ao herdeiro de Jango como uma oferta de paz. Como negócios são apenas negócios, o personagem foi libertado após o acordo.

Qual será o futuro de Krrsantan no universo de Star Wars? O que você acha? Comente!

Aproveite também: