O Homem do Norte: Tudo sobre o novo filme de Robert Eggers

Capa da Publicação

O Homem do Norte: Tudo sobre o novo filme de Robert Eggers

Por Arthur Eloi

Nos últimos anos, o diretor norte-americano Robert Eggers se consagrou como um dos nomes mais interessantes do terror. De 2015 para cá, o cineasta fez seu nome com os excelentes A Bruxa e O Farol. Agora, Eggers mira em um épico histórico com O Homem do Norte.

Seu terceiro filme é descrito como uma saga viking de vingança, e chega aos cinemas em breve. Antes disso, veja tudo que você precisa saber sobre O Homem do Norte abaixo!


Qual a trama de O Homem do Norte?

Alexander Skarsgard é o protagonista de O Homem do Norte

O Homem do Norte é uma história de vingança ambientada no século 10, que acompanha um príncipe viking chamado Amleth. Quando jovem, ele presencia o assassinato de seu pai pelas mãos de seu tio Fjölnir, que assume o trono ao lado da mãe do rapaz.

Amleth consegue fugir, e anos depois retorna em uma intensa jornada para se vingar do assassino.

Quem são os criadores de O Homem do Norte?

Robert Eggers no set de A Bruxa (2015)

A direção de O Homem do Norte é assinada por Robert Eggers. O cineasta se tornou um dos queridinhos do horror cult por conta de A Bruxa (2015) e O Farol (2019).

Ambos distribuídos pela A24, os longas conquistaram fiéis seguidores por abordarem o terror fugindo de clichês, com boa direção, atmosfera macabra e atuações memoráveis.

Como de costume em suas obras, Eggers também teve mão no roteiro, que foi escrito ao lado de Sjón. O autor islandês fez carreira como poeta e compositor, escrevendo letras para Björk que já lhe renderam até mesmo uma indicação ao Oscar.

Recentemente, o nome de Sjón como roteirista começou a ganhar mais força graças à Lamb, drama islandês do cineasta Valdimar Jóhannsson que se consagrou no Festival de Cannes.

Como surgiu O Homem do Norte?

Ingvar Sigurdsson em O Homem do Norte

Apesar de ser apaixonado por sagas eslavas e histórias medievais, Robert Eggers nunca foi muito interessado em fazer um filme viking. Em entrevista ao The Guardian, o cineasta explicou o motivo:

Estou chocado de fazer um filme tão machão assim. Tudo isso é surpreendente para mim: o estereótipo de macho sobre essas histórias nórdicas, e a errônea apropriação da cultura viking pela direita me fizeram alérgico a esse tipo de história, então achava que nunca faria algo assim.

O que mudou a percepção do diretor foi uma viagem de férias para a Islândia. Por lá, Eggers não só teve contato mais honesto com a cultura, direto dos locais e dos ambientes, como também conheceu a cantora Björk e o poeta Sjón.

Encontrar personalidades tão marcantes, e conhecer um ambiente tão inspirador serviram para plantar a semente de O Homem do Norte na cabeça do cineasta:

Eu sei que todo mundo fala isso, mas as paisagens eram tão incríveis, épicas e pré-pré-históricas. O poder dessas paisagens me fez começar a ler sagas islandesas.

Robert Eggers não queria fazer um filme viking, mas se apaixonou pelas paisagens e cultura da Islândia

A partir disso, ao voltar pros Estados Unidos, Robert Eggers começou a bolar seu novo filme. Para falar com propriedade de outra cultura, recrutou Sjón para escrever o longa, e ainda se alinhou com o produtor Lars Knudsen, conhecido por produzir Hereditário (2018) e Midsommar (2019). Eles já haviam trabalhado juntos em A Bruxa, portanto não demorou muito para a produção sair do papel.

Os filmes de Eggers costumam ser minimalistas, com abordagem bastante naturalista, uma visão autoral e orçamentos enxutos, abaixo de US$10 milhões. O Homem do Norte, por sua vez, é um filme de estúdio, realizado pela Universal Pictures e com orçamento de US$70 milhões – um blockbuster para os padrões do cineasta, mas um filme de médio-orçamento para a realidade de Hollywood.

O Homem do Norte é baseado em uma história real?

O Homem do Norte é baseado na saga islandesa de Amleth, que serviu como inspiração para Hamlet, de William Shakespeare

Sim! Quer dizer, em teoria, é sim. A história do filme é inspirada pela saga islandesa de Amleth (ou Amleto), um poema do século 10 escrito em 1185, mas a partir de relatos orais muito mais antigos.

O poema, que tem várias versões ao longo da história, é uma história de vingança em que o príncipe finge insanidade para escapar da morte após o assassinato de seu pai. Em segredo, ele passa um ano planejando vingança contra o tio agressor.

A saga de Amleth serviu como a principal inspiração para William Shakespeare na criação de Hamlet, um dos principais clássicos da literatura e do teatro. A versão do poeta inglês, escrita por volta de 1600, utiliza a mesma premissa (e um protagonista de nome similar), mas as semelhanças param por aí.

Quem está no elenco de O Homem do Norte?

Alexander Skarsgard e Anya Taylor-Joy lideram o elenco de O Homem do Norte

O elenco de O Homem do Norte é um dos mais chamativos, e reúne vários talentos que já trabalharam com Robert Eggers antes.

Quem lidera a obra como o príncipe Amleth é Alexander Skarsgård. O ator sueco é conhecido pelas séries True Blood, Big Little Lies e The Stand. Curiosamente, ele é irmão de outro ator de épicos vikings: Gustaf Skarsgård, que viveu o excêntrico Floki no seriado Vikings.

Claes Bang como Fjölnir, o tio de Amleth

Já seu rival, o tio Fjölnir, é interpretado pelo dinamarquês Claes Bang. Além de uma longa carreira em seu país, recentemente ele interpretou o vampiro titular de Drácula, na minissérie da Netflix.

Ethan Hawke será o rei Aurvandil War-Raven em O Homem do Norte

Quem vive o rei Aurvandil War-Raven, pai de Amleth e vítima de Fjölnir, é o norte-americano Ethan Hawke. O ator ficou conhecido por estrelar as obras de Richard Linklater, como a trilogia Antes e Boyhood (2014). Atualmente, ele pode ser visto como Arthur Harrow em Cavaleiro da Lua, da Marvel Studios.

Nicole Kidman viverá a rainha Gudrún, a mãe do protagonista de O Homem do Norte

A mãe de Amleth, a rainha Gudrún, será vivida por Nicole Kidman. Uma das atrizes mais populares de Hollywood, ela é conhecida por obras como Big Little Lies, Moulin Rouge (2001), entre muitas outras.

17 anos após seu último filme, a cantora pop Björk será uma vidente em O Homem do Norte

O elenco secundário é igualmente impressionante. Anya Taylor-Joy, cuja carreira foi lançada junto com a de Robert Eggers por estrelar A Bruxa, será a feiticeira Olga. Willem Dafoe, que coestrelou O Farol, será Heimir o Tolo. E a cantora Björk também terá participação especial como a Seeress, a vidente.

Quando estreia O Homem do Norte?

Estreia de O Homem do Norte foi adiada para maio no Brasil

No Brasil, O Homem do Norte só chega aos cinemas em 12 de maio. Anteriormente, o filme seria lançado em 21 de abril, um dia antes da estreia nos Estados Unidos, mas acabou sendo adiado em algumas semanas.

Ansioso para o novo filme de Robert Eggers? Deixe suas expectativas para O Homem do Norte nos comentários abaixo!

Aproveite também para conferir: