O Golpista do Tinder: O que aconteceu com Simon Leviev após o documentário da Netflix?

Capa da Publicação

O Golpista do Tinder: O que aconteceu com Simon Leviev após o documentário da Netflix?

Por Junno Sena

Não é de hoje que falamos sobre “catfish”. A palavra utilizada para “pessoas mal-intencionadas que criam um ou mais perfis falsos na internet para enganar usuários emocionalmente e até financeiramente” tem circulado a internet há anos e agora, com o novo documentário da Netflix, O Golpista do Tinder, nos questionamos o que acontece com esses golpistas da internet (via Screenrant).

No caso de Simon Leviev, peça central da produção do streaming vermelho, ele se passava por um magnata do ramo de diamantes, filho do bilionário Lev Leviev, tudo isso para dar um golpe milionário em mulheres. No documentário O Golpista do Tinder seguimos três mulheres que foram atrás da justiça para reaver seus direitos.

Trabalhando lado a lado com jornalistas, as vítimas de golpe tentaram fazer com que Simon pagasse o que era delas por direito. Mas, além de nunca ter quitado suas dívidas, ele se recusou a participar do documentário e se mantém inocente até hoje, apesar de haver provas que ele nunca deixou de fazer seus golpes.

Foto de Simon Leviev.

Simon, nascido como Shimon Yehuda Hayut, já foi sentenciado a prisão em Israel no ano de 2011, por acusações diferentes das retratadas no documentário. O golpista, depois disso, passou quinze meses na cadeia durante a pandemia.

Agora, o homem está de volta a Israel e vivendo livremente. Esbanjando uma vida cara no Instagram, não se sabe ao certo o que (ou quem) está financiando Simon, e até o lançamento do documentário, o golpista estava de volta ao Tinder. Não havendo provas concretas de que ele estava de volta com os golpes, Simon, por outro lado, continuou com as farsas, dando múltiplas entrevistas fingindo ser um perito internacional e chegando a fingir ser médico para receber uma vacina antecipada contra o COVID.

Ainda se declarando inocente pelos golpes cometidos contra Cecilie, Pernilla, Ayleen e outras mulheres, Simon chegou a ameaçar Pernilla por “espalhar mentiras sobre ele” e moveu uma ação judicial contra Cecilie.

Pôster do documentário

Do outro lado do embate judicial, Simon possui um currículo extenso de processos movidos contra eles. Desde outras mulheres que caíram no golpe até o verdadeiro “Rei dos Diamantes”, Lev Leviev.

“Eu tenho o direito de escolher o nome que eu quiser, eu nunca me apresentei como o filho de ninguém, as pessoas que imaginam isso”, respondeu o golpista em entrevista para o Channel 12 de Israel.

Para os que gostariam de ouvir mais do lado da história de Simon, isso não será possível. Ele expressou a vontade de contar sobre o ocorrido diversas vezes, mas após o lançamento do documentário, Simon excluiu sua conta do Instagram.

Enquanto o mesmo não diz nada sobre, a empresa Tinder soltou uma nota, alegando ter removido a conta de Simon:

“Nós conduzimos uma investigação interna e podemos confirmar que Simon Leviev não está mais ativo no Tinder, assim como nenhuma outra conta que possa ser de sua autoria”.

Mesmo sem garantias que Simon não volte com seus golpes de outras maneiras, já é menos um lugar para ele agir.

Continue lendo: