O dia em que Nick Fury e o Quarteto Fantástico voltaram no tempo para matar Hitler

Capa da Publicação

O dia em que Nick Fury e o Quarteto Fantástico voltaram no tempo para matar Hitler

Por Junno Sena

O Quarteto Fantástico já fez viagens interdimensionais, saiu da linha temporal principal da Marvel e, até mesmo, foi parar na Segunda Guerra Mundial. Enquanto alguns poderiam acreditar que essa viagem se tratava de um plano mirabolante contra Kang ou Doutor Destino, a verdade é que a aventura tinha outro vilão como central: Adolf Hitler.

Em Fantastic Four #292, escrito por John Byrne, após um confronto contra o governante da Zona Negativa, o Aniquilador, que terminou com a aparente morte de Reed Richards, o restante dos membros do Quarteto Fantástico foram enviados misteriosamente para o passado. Sendo mais específico, em uma versão da Berlim de 1936.

Nessa versão da Terra, nenhum super-herói ou vilão havia surgido até o momento. Nem o Capitão América era uma realidade. Foi então que o trio, Mulher-Invisível, Tocha Humana e, na formação da época, She-Hulk, se juntaram ao diretor da S.H.I.E.L.D., Nick Fury, para entenderem o que havia os levado para essa aventura temporal.

Hitler faz a saudação nazista enquanto Nick Fury tenta matá-lo e o Quarteto tenta impedir o diretor da SHIELD

Capa de Fantastic Four #292.

Porém enquanto o “Trio Fantástico” procurava uma forma de voltar ao seu tempo de origem, Nick Fury tinha outro plano: matar Hitler. Esse enredo não é original, entre séries como Doctor Who até questionamentos presentes em Vingadores: Ultimato, a possibilidade de voltar ao tempo e cortar o nazismo pela raiz é levantada ocasionalmente na cultura pop.

No caso do universo Marvel, isso impactaria em diversos eventos relevantes na história dos heróis. Desde o projeto do Soro do Super Soldado nunca chegar a ser concluído até Magneto não terminar em um campo de concentração, tendo a sua história de origem como vilão apagada.

Mas isso não era algo que preocupava Fury, pelo contrário, ele apenas queria utilizar essa oportunidade para dar fim aquele mal e salvar as vidas de milhares de pessoas. E, de fato, o diretor da S.H.I.E.L.D. conseguiu. Ao fim da história, Fury dá um tiro que, aparentemente, foi fatal para Hitler.

Nick Fury atira em Hitler na cena final da aventura temporal do Quarteto.

O problema é que tudo não passava de um sonho. Em um corte de cenas abrupto, os quatro personagens acordam em um laboratório da S.H.I.E.L.D. Lá, os personagens descobrem que Reed está vivo e a aventura temporal dos heróis foi passada dentro da mente de um mutante, Joseph Calhoun.

Reed explica que, em 1936, Joseph foi atropelado, o que resultou em um estado de coma sem solução. Porém, o mutante tem, gradualmente, despertado desse estado. E junto, os seus poderes, foi então que os quatro personagens foram levados até a “Terra dos sonhos” do mutante, onde ocorreu os eventos desta história.

Com esse final frustrante, Nick Fury enterraria esse sonho de matar Hitler, enquanto o Quarteto Fantástico toparia com o ditador mais tarde. Em Fantastic Four #21, Hitler tomaria a identidade do vilão Monge do Ódio, mas essa já é outra história.

Aproveite e continue lendo: