Netflix vai parar de produzir filmes caros visando ganhar prêmios, entenda

Capa da Publicação

Netflix vai parar de produzir filmes caros visando ganhar prêmios, entenda

Por Jaqueline Sousa

Não é de hoje que a Netflix anda tentando mudar suas estratégias para vencer algumas crises no mercado atual. Entre polêmicas e incertezas, desta vez, o serviço de streaming decidiu que vai parar de produzir filmes caros, que visam a conquista de prêmios, para focar em produções do tipo blockbusters. A medida, claro, tem um motivo por trás.

De acordo com informações do The Hollywood Reporter, o intuito não é reduzir o orçamento dos filmes e, sim, diminuir custos envolvendo o salário de executivos e produtores. Assim, o grande objetivo da empresa seria apostar em poucas e melhores produções ao invés de lançar uma enxurrada de longas.

Em uma conversa com um analista, em abril deste ano, Ted Sarandos, o co-diretor da Netflix, afirmou que há alguns anos atrás, eles estavam “lutando para superar o mercado de filmes artísticos menores”. Porém, o cenário agora é outro.

Sarandos disse:

“Hoje em dia, estamos lançando apenas os filmes mais populares e mais assistidos no mundo. Há uns meses atrás, tivemos produções como Não Olhe Para Cima, Alerta Vermelho e O Projeto Adam, só para citar alguns.”

Netflix vai parar de produzir filmes caros e que visam prêmios para forcar em blockbusters.

Ainda segundo fontes ouvidas pelo THR, isso não significa que filmes menores irão desaparecer da plataforma. Segundo uma delas, “o objetivo é fazer a melhor versão de algo ao invés de baratear apenas pela quantidade”.

Independente do motivo fornecido pela organização, a decisão da Netflix flerta com a tendência atual da indústria cinematográfica em investir cada vez mais em blockbusters e produções que visam apenas o apelo popular. Em contrapartida, filmes mais independentes ou menores seguem recebendo orçamentos minúsculos, além de serem sufocados pelas produções grandiosas, afastando-os do grande público.

Aproveite também: