Capa da Publicação

My Hero Academia: Entenda por que Dabi é incapaz de chorar

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

My Hero Academia é uma obra com alguns personagens emblemáticos e passados conturbados – como todo bom anime – e Dabi é um dos que mais passou por reviravoltas ao longo de sua vida. Carregando inúmeros traumas físicos e psicológicos, mesmo assim o vilão é incapaz de chorar. Mas há um motivo para isso, e vai além de simples “maldade” por parte dele.

Dabi é um dos principais personagens a formar a Liga dos Vilões, mas sua história começa bem antes disso. O rapaz é um dos filhos de Endeavor, o atual herói número 1 do Japão, e seu nome na verdade é Toya Todoroki. Quando ainda era o herói número 2 do Japão, Endeavor era obcecado por superar All Might, mesmo que isso viesse de sua linhagem sanguínea e não dele.

Buscando pela individualidade perfeita, Endeavor se casou por conveniência e seu primeiro filho foi Toya, ou melhor: Dabi. Com uma individualidade de chamas azuis muito mais fortes que as de seu pai, mas com resistência ao fogo relativa à de sua mãe (que tinha a pele bem frágil por ter uma individualidade tipo gelo), o garoto não tinha físico para suportar as altas temperaturas que seu corpo produzia.

Toya Todoroki (Dabi criança).

Após ser repreendido por seu pai inúmeras vezes, afinal seu corpo se feria toda vez que usava seus poderes,  Toya treinou sozinho até controlar quase totalmente o suas habilidades. Já crescido, Toya chama seu pai para mostrar tudo o que aprendeu, mas Endeavor não aparece no local marcado e um grande acidente acontece, levando o garoto a ser dado como morto.

Nesse acidente, Toya teria entrado em combustão e se ferido fatalmente. Porém, a realidade foi revelada durante os últimos Arcos do mangá: Toya morreu sim, mas para que Dabi nascesse. Ele realmente ficou gravemente ferido e carrega as cicatrizes até os dias de hoje, um exemplo é seu maxilar costurado (única parte encontrada do garoto depois do acidente).

Dabi já como um vilão.

Porém, Dabi também sofreu queimaduras graves em seu canal lacrimal, o que os selou para sempre. Ou seja: Dabi é um humano incapaz de chorar, o que é angustiante se levarmos em conta o quanto “não conseguir chorar” pode afetar alguém emocionalmente e psicologicamente. Antes seu choro fosse impedido apenas porque ele quer passar a imagem de vilão impiedoso.

Mas e você, conhecia o passado de Dabi e como isso influenciou na dificuldade que ele tem em chorar? Conta pra gente nos comentários!

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro