Matilda da Netflix: Por que a nova adaptação gerou polêmica na internet?

Capa da Publicação

Matilda da Netflix: Por que a nova adaptação gerou polêmica na internet?

Por Leo Gravena

Em breve, uma nova versão de Matilda vai estrear, dessa vez como um musical da Netflix. Porém, muitas pessoas estão criticando o filme, mas especificamente, a atriz Emma Thompson e sua personagem, a Senhora Trunchbull, pelo uso de um traje com enchimentos para deixar a atriz gorda.

Após o lançamento do trailer e divulgação de imagens, muitos fãs criticaram a transformação da atriz (via ScreenRant), que também utiliza várias próteses para transformar seu rosto. O principal criticado é o “fatsuit” usado por Thompson, que muitos acreditam incitar a gordofobia; não é de hoje que a técnica é criticada, já que além de encorajar discriminação, a utilização do adereço também faz com que atores que realmente são maiores ou gordos não possuam espaço na hora de conseguir esses papeis.

No filme de 1996, a atriz Pam Ferris, que deu vida à Trunchbull, também foi alvo de críticas por usar um traje com enchimentos, contudo, Ferris já era naturalmente acima do peso e o traje foi criado para acentuar o seu visual, ao invés de alterá-lo completamente.

A grande critica a utilização dos “fatsuits” sempre vem de como produções utilizam isso, na maior parte das vezes, como uma piada com um personagem por ele estar acima do peso. É o que aconteceu em Friends, com a “Mônica Gorda” e até mesmo em casos mais recentes, como em Vingadores: Ultimato, em que o Thor serve apenas como piada.

As duas versões da Senhora Trunchbull

Contudo, vale lembrar que a Senhora Trunchbull não é uma personagem obesa ou que endossa a gordofobia, já que ela nunca é descrita ou mostrada como sendo gorda, mas sim uma atleta olímpica especializada em lançamento de martelo, lançamento de dardo e o arremesso de peso, todos estes esportes em que os atletas precisam ter um físico forte e robusto.

Além disso, a personagem é aterrorizante para as crianças e para a professora Jenny Honey justamente por demonstrar sempre sua grande força física, com o traje de enchimento de Emma Thompson não sendo utilizado para preencher o traje como se ela fosse uma personagem gorda, mas sim adicionando e criando um físico mais musculoso para a personagem.

Confira também: