Mario + Rabbids: Conheça a trajetória do crossover entre Nintendo e Ubisoft

Capa da Publicação

Mario + Rabbids: Conheça a trajetória do crossover entre Nintendo e Ubisoft

Por Melissa de Viveiros

O que acontece quando Mario, o encanador italiano mais famoso do mundo, se encontra com os coelhos loucos de Raving Rabbids? Essa pergunta foi respondida em 2017, com o lançamento de Mario+Rabbids Kingdom Battle, mostrando como a mistura inusitada resultou em muita diversão. 

Agora, a franquia está prestes a fazer seu retorno com um novo título: Mario+Rabbids Sparks of Hope. Para se preparar para o game, que marcará presença na edição de 2022 da Brasil Game Show, contamos mais sobre a franquia e o que esperar do novo jogo.

Antes do crossover

Mario tem uma trajetória longa, começando ao lado de Donkey Kong.

Mario é uma das franquias de games mais conhecidas do mundo. Protagonizada pelo personagem titular, a série surgiu em 1981, criada por Shigeru Miyamoto, no jogo de arcade Donkey Kong (que, como o nome indica, também deu origem a outro personagem bem famoso da Nintendo). Desde então, mais de 200 jogos de diversos gêneros foram lançados com base na franquia, indo do tradicional Mario Kart aos esportes, como Mario Golf, ou mesmo party games, como Mario Party.

Por sua vez, os rabbids da Ubisoft também surgiram bem antes da união com o personagem da Nintendo. Originalmente, os coelhos eram parte dos jogos de Rayman. Em 2006, as criaturinhas estrelaram Rayman Raving Rabbids, mas foi somente em 2009 que deixaram o nome de Rayman de lado e se tornaram uma franquia independente.

Apesar do nome de Rayman, mesmo no primeiro jogo destaque era dos Rabbids.

Os personagens de ambas as franquias aparecem vez ou outra interagindo com outras séries de jogos, com Mario em Super Smash Bros. ou as referências aos Raving Rabbids em Assassin’s Creed: Black Flag. Mas em 2017 os dois lados foram além com uma parceria entre a Nintendo e a Ubisoft com o lançamento de Mario+Rabbids: Kingdom Battle.

A batalha pelo reino

Apesar de contar com personagens de ambas as franquias, Mario+Rabbids foi desenvolvido e distribuído pela Ubisoft. Diferente dos tradicionais games de plataforma protagonizados por Mario ou mesmo dos party games que deixaram os Rabbids famosos, o título é um RPG de turno, além de ter alguns elementos de exploração.

Kingdom Battle deu uma cara nova para ambas as franquias em uma mistura inusitada.

Do lado da Nintendo, os personagens mais emblemáticos da franquia participam do elenco principal do jogo. Além do protagonista, é possível jogar com Luigi, Yoshi e a princesa Peach. Por sua vez, a Ubisoft trouxe os Rabbids do modo como qualquer fã dos coelhos esperaria: loucos de adrenalina e vestidos a caráter como os quatro personagens da Nintendo.

O game tem modo cooperativo para até dois jogadores, que precisam defender o Reino do Cogumelo de Rabbids invasores que, como sempre, estão deixando um rastro de caos por onde passam após acidentalmente utilizarem uma invenção poderosa que os leva até ali.

Personagens são guiados pelo robô Beep-0.

Ao todo, existem quatro mundos a serem explorados. Quebra-cabeças, batalhas, armas e habilidades diferentes vão surgindo conforme o jogador progride nesse mundo, até derrotarem o grande vilão.

O primeiro título da franquia contou com uma ótima recepção, sendo elogiado principalmente por ser inovador e mesclar tão bem obras que parecem impossivelmente diferentes à primeira vista. Desafiador na medida certa e muito bem-humorado, não demorou para que uma sequência do título fosse desenvolvida, o que resultou em Mario+Rabbids: Sparks of Hope.

Uma aventura de outro mundo

Novo Mario+Rabbids promete uma aventura ainda mais épica.

O segundo título da franquia ainda não fez sua estreia. Mario+Rabbids Sparks of Hope tem lançamento previsto para o fim deste mês, dando continuidade à união entre os coelhos e os personagens do Reino Cogumelo. Desta vez, ao invés de trazer os Rabbids ao universo de Mario, o jogo promete levar o encanador e companhia em uma jornada para restaurar a paz na galáxia.

Essa enorme expansão no escopo levou o diretor criativo do projeto, Davide Soliani, a explicar que não vê o game como uma sequência direta, e sim um sucessor espiritual – ou seja, uma produção semelhante e inspirada pelo primeiro game, mas que não continua diretamente uma história ou linha, sendo um sucessor apenas em “espírito”. Entrevistado pela IGN, Soliani comentou:

“Nossa primeira ideia foi, ‘ei, é um sucessor espiritual de Mario+Rabbids Kingdom Battle’ – mas não estamos fazendo como uma sequência. A equipe está de volta, – Rabbids, Peach, Mario estão de volta – mas apenas o Reino Cogumelo não era o bastante, então todo o universo de Mario+Rabbids foi expandido em nível cósmico.”

Apesar disso, o game promete ser bem semelhante, permitindo que os jogadores formem uma equipe escolhendo entre os personagens disponíveis. Mario, Luigi, a princesa Peach e as versões Rabbid de cada um deles retornam, junto com alguns novos personagens. Do lado de Mario, o vilão Bowser se junta aos personagens jogáveis, além do personagem original Edge e da versão Rabbid de Rosalina.

Elenco de personagens jogáveis traz várias novidades.

Outra grande novidade é que essa será a primeira vez em que Rabbids serão completamente dublados. Conhecidos por seu “bwah” característico, os coelhos realmente terão diálogos desta vez, como Soliani contou à IGN:

“Tive que ganhar a confiança da Ubisoft, não só da Nintendo,” Ele contou. “E a Ubisoft me disse, ‘Os Rabbis não vão falar’. Isso era uma regra.” Continuando, ele fala que a mudança ocorreu justamente porque com o primeiro game essa confiança foi conquistada: “Eu ganhei a confiança da Ubisoft para me aventurar em direção a um novo horizonte… Tudo que estamos fazendo, é parte de um processo de evolução que nos levará a outro lugar. Acho que como uma equipe, nós realmente amamos experimentar, e vamos continuar fazendo isso em DLC. E depois, quem sabe o que acontecerá no futuro?”

Ainda que semelhante, a jogabilidade trará novidades, sendo menos linear e com um novo sistema, sem o formato usado no game original. Dessa vez, os jogadores poderão encontrar inimigos fora dos turnos de combate, e o novo sistema para o combate tático foi comparado a jogos como Divinity: Original Sin.

Há também um elemento relacionado à passagem de tempo durante o turno, como o designer Xavier Manzanares contou à GamesRadar:

“Nós começamos a adicionar vários novos elementos conectados ao aspecto de tempo real,” Ele disse. “Porque você pode se mover nessa área de movimento do jeito que quiser, você pode pegar uma Bom-omb, então você a tem em mãos. Você pode se mover o quanto quiser, mas ela vai explodir. Então você tem alguns segundos para reagir, o que é completamente diferente do que tínhamos no passado. Então isso adiciona o elemento do tempo real na mistura. Então está mudando muito, o modo como você joga e a estratégia.”

Mario+Rabbids na BGS 2022

Quem ficou animado com as novidades da franquia pode ter a oportunidade de testar o game em breve. Uma prévia de Mario+Rabbids Sparks of Hope estará disponível para jogar na edição 2022 da Brasil Game Show, a maior feira de games da América Latina. Além disso, Cristina Nava, produtora associada ao game, é presença confirmada no evento.

Cristina Nava, da Ubisoft, estará presente no evento.

 

A Ubisoft, desenvolvedora do game, não terá um estande próprio, participando dos estandes da PlayStation e da Nintendo. O diretor da empresa na América Latina, Bertrand Chaverot, falou sobre o retorno a eventos presenciais e a oportunidade de mostrar mais do jogo inédito de Mario+Rabbids:

“A Ubisoft sempre esteve muito próxima dos gamers brasileiros, com iniciativas exclusivas e pensadas para eles. Depois de um longo período sem eventos presenciais, chegou o momento de revê-los e de proporcionar experiências novas e únicas com nossos jogos,” Ele disse. “Vamos oferecer uma viagem pela história da franquia Assassin’s Creed e explorar as novidades de Mario+Rabbids: Sparks of Hope, no primeiro evento público do mundo em que teremos a oportunidade de mostrar todo o trabalho incrível que fizemos com o jogo. Durante a BGS 2022, o público poderá jogar e experimentar o game antes mesmo do lançamento.”

Já pensou em conferir um pouquinho do game na BGS antes do lançamento?

Ao todo, serão 10 estações equipadas com o game no Nintendo Switch. Assim, o público poderá se divertir testando o jogo e conferindo em primeira mão tudo que ele traz de novo para a franquia. Quem testar o game ainda terá a chance de ganhar brindes exclusivos da BGS.

A edição deste ano da Brasil Game Show está imperdível para os fãs de games, e promete se a maior da história do evento. A maior feira de games da América Latina acontece entre 7 e 12 de outubro em São Paulo, no Expo Center Norte. Para ter a chance de conferir a nova aventura de Mario e Rabbids, além de várias outras atrações, é só garantir ingressos por meio do site – mas corra, porque os ingressos para o sábado já estão esgotados.

Fique com: