Mad Max: Atores dão mais detalhes sobre a briga de Tom Hardy e Charlize Theron no set

Capa da Publicação

Mad Max: Atores dão mais detalhes sobre a briga de Tom Hardy e Charlize Theron no set

Por Arthur Eloi

É indiscutível que Mad Max: Estrada da Fúria (2015) é um dos maiores filmes da década passada. O longa de George Miller passou anos em um turbulento desenvolvimento mas, quando enfim foi lançado, conquistou tanto os críticos mais céticos quanto os fãs casuais em busca de ação explosiva e adrenalina.

Os bastidores desse épico são tão interessantes quanto o longa, já que envolvem uma intensa produção nos desertos da Namíbia, na África, uso pesado de efeitos práticos, e também uma briga de grandes proporções entre Tom Hardy e Charlize Theron, atores dos protagonistas Max e a Imperatriz Furiosa, respectivamente. Agora, novos detalhes dessa treta foram revelados.

Para realmente contar o que aconteceu durante a produção, o jornalista Kyle Buchanan está lançando um livro chamado Blood, Sweat and Chrome, que traz toda a história dos bastidores através de relatos dos envolvidos. Um trecho divulgado pela Vanity Fair foca especificamente na guerra entre os dois atores.

Segundo os relatos, Hardy e Theron tinham abordagens muito diferentes à atuação e aos seus personagens, o que criava muita bateção de boca no set. O assistente de fotografia Ricky Schamburg resumiu como: “Tom é muito provocador, e a Charlize não. Portanto era um embate”. Já outra declaração da roteirista Kelly Marcel afirma que o método de Tom Hardy envolve testar várias técnicas e abordagens na hora, enquanto Charlize Theron busca consistência e seguir um único direcionamento durante toda a produção.

A dupla passava por momentos muito diferentes também. Charlize Theron, segundo a própria, sentia certa desconfiança na experiência do set, e queria apenas entregar seu trabalho e seguir em frente. Já Tom Hardy costumava se atrasar, cobrar explicações de todos os envolvidos e arrastar muito de uma produção que já estava difícil.

Isso criou um enorme atrito entre os dois, algo que Nicholas Hoult – o Nux – descreveu como um verdadeiro climão:

Frequentemente a atmosfera ficava muito tensa. Era como fazer uma viagem de férias no verão, só que os adultos estão brigando na frente do carro.

O momento em que as coisas ficaram mais pesadas quase teve Tom Hardy saindo na mão com Charlize Theron. Em dado dia, as filmagens foram agendadas para as 8h da manhã. Theron, conhecida por ser alguém fácil de trabalhar e ser bastante pontual, chegou no horário marcado, vestiu seus trajes, botou a maquiagem da Furiosa e se posicionou no Comboio de Guerra, o veículo em que boa parte da trama se desenvolve. Contudo, naquele dia, Tom Hardy só foi dar o ar de sua graça no set por volta das 11h da manhã.

Durante todas as horas de atraso, Charlize Theron esperou sentada em sua marcação, ainda que a produção tivesse oferecido água, pausa para o banheiro ou mesmo um descanso no trailer da atriz. Quando Hardy chegou, Theron começou a brigar, reclamando do descaso e da sua irresponsabilidade. A resposta do ator, segundo o operador de câmera Mark Goellnicht, foi partir para cima da colega.

Após quase ser agredida por Tom Hardy, Charlize Theron precisou de escolta de produtora

Desse ponto em diante, Charlize Theron exigiu que sempre tivesse algum tipo de proteção, que se deu pela presença constante da produtora Denise Di Novi — exceto pelo fato de que o produtor Doug Mitchell barrava sua presença dentro do set em si, o que fazia a atriz se sentir “despida e solitária”, como descreveu a própria.

Toda essa questão do clima no set permanece um incômodo para Charlize Theron e também para o diretor George Miller, que afirmou que gostaria de ter tratado da insegurança (justificada) da atriz com maior atenção. No caso de Tom Hardy, o ator também reconhece sua imaturidade, e diz que hoje em dia as coisas seriam muito diferentes:

Em retrospecto, eu perdi a cabeça em várias ocasiões. A pressão em nós dois era absurda. O que Charlize Theron precisava de mim era que eu fosse um colega melhor, talvez até mais experiente. Isso é algo que não posso fingir. Gosto de pensar que agora que sou mais velho e mais feio, eu poderia ser quem ela precisava.

Curiosamente, Tom Hardy parece ter tido essa visão ainda no set. Todos os entrevistados afirmam que, da noite para o dia, o ator virou uma chave em sua mente e passou a tratar a colega com respeito. O mais irônico é que a atitude de Hardy refletia justamente o amadurecimento da relação dos personagens na tela, que vão de sobreviventes desconfiados tentado se matar para amigos.

Tom Hardy admite seu péssimo comportamento no set de Mad Max, mas parece ter melhorado durante a reta final da produção

O operador de câmera Mark Goellnicht reflete que a mudança aconteceu em uma cena em que Max cruza o deserto de moto, seguido pelo comboio. Daquele momento em diante, Tom Hardy e Charlize Theron passaram a se respeitar:

Fiquei arrepiado no dia que filmamos aquela cena. Você conseguia sentir a mudança no humor deles, apenas pelo jeito que conversavam fora das câmeras. Achei que alguém tinha drogado os dois, pois estavam sendo civilizados e legais. Tom Hardy se tornou uma pessoa muito diferente na reta final, alguém muito mais fácil de lidar, cooperativo e cheio de consideração. É um ator tão do Método que acho que ele interpretou o arco do personagem de forma literal.

No fim das contas, Tom Hardy parece ter se entendido com Charlize Theron, e a experiência traumática resultou em um dos melhores filmes da história, que inclusive foi reconhecido com 10 indicações – e seis vitórias – no Oscar 2016.

Mad Max: Estrada da Fúria está disponível no catálogo da HBO Max. Já o livro Blood, Sweat and Chrome chegou às livrarias dos Estados Unidos em 22 de fevereiro, mas o único método de adquiri-lo oficialmente no Brasil por enquanto é através da sua versão digital na Amazon, em inglês. Não há planos para uma tradução para o português por enquanto.

Aproveite e confira: