Liga da Justiça de Zack Snyder não pode concorrer ao Oscar de filme favorito do público, entenda

Capa da Publicação

Liga da Justiça de Zack Snyder não pode concorrer ao Oscar de filme favorito do público, entenda

Por Jaqueline Sousa

Recentemente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela organização do Oscar, anunciou uma novidade que dividiu o público na internet: a edição de 2022 contará com uma categoria para eleger o Filme Favorito dos Fãs. Entretanto, Liga da Justiça, de Zack Snyder, um dos longas mais comentados do ano passado, não poderá concorrer na premiação. Continue com a gente para entender o motivo!

A razão para que o Snyder Cut não possa participar da nova categoria do Oscar é, na verdade, bem simples. De acordo com as regras da Academia, para que um filme tenha a chance de concorrer como Filme Favorito dos Fãs, ele precisa estar na lista de longas elegíveis para a edição deste ano (via Decider).

Ok, mas o que isso significa? Produções que não estão presentes na lista, previamente divulgada pela organização, também não podem concorrer à nova categoria (você pode conferir todos os títulos elegíveis no site do Oscar).

A versão de quatro horas de Liga da Justiça, lançada no ano passado, não está listada como opção para a 94ª edição da cerimônia mais importante do cinema, ou seja, o filme também não pode participar da categoria de Filme Favorito dos Fãs, que será votada através do Twitter.

Liga da Justiça de Zack Snyder não pode concorrer ao prêmio de Filme Favorito dos Fãs no Oscar, pois não faz parte da lista de títulos elegíveis.

Não se sabe ao certo o motivo pelo qual o filme não está elegível para o prêmio da Academia. A suspeita mais provável diz respeito ao modelo de lançamento do longa, que estreou diretamente na HBO Max. Uma das regras mais famosas da premiação é que os filmes sejam exibidos em cinemas  específicos dos Estados Unidos durante determinado período do tempo.

Além disso, vale ressaltar também que trata-se de um novo corte de um filme lançado em 2017, e não exatamente um filme inédito. Certamente, todas essas condições devem ter afetado a elegibilidade do filme.

Aproveite também: