LARP: Conheça a prática que vem conquistando cada vez mais fãs

Capa da Publicação

LARP: Conheça a prática que vem conquistando cada vez mais fãs

Por Fernando Maidana

Nos últimos anos, os clássicos RPGs de mesa ressurgiram com força total. Confinadas, as pessoas encontraram nas sessões dos jogos uma válvula de escape para lidar com o isolamento social. O interesse, não apenas nos RPGs, mas também em transmissões de partidas ao vivo cresceu neste período e até gerou estudos sobre relações humanas em períodos de pandemia, como na pesquisa do Dr Peter Wright, da Edge Hill University, na Inglaterra. Mas, com o avanço da vacinação, e o retorno às atividades normais, outra prática tem conquistado o coração dos jogadores: trata-se do LARP, Live Action Role-Play.

O que é LARP?

Em Gavião Arqueiro, Clint participa de uma sessão de LARP para recuperar seu uniforme

Diferente do RPG, que normalmente se limita à imaginação dos jogadores ou, no máximo, conta com recursos auxiliares como mapas, dioramas e tem muitas de suas ações definidas na rolagem de dados, no LARP os praticantes, de fato, executam as ações de seus personagens com interpretação corporal.

Cada jogador monta sua ficha (ou recebe um papel pré-determinado) e se torna aquele personagem dentro da história. Não existe um Mestre, mas os “NPCs” ajudam a conduzir a trama e evitam que os participantes saiam da imersão.

A prática foi abordada na série do Gavião Arqueiro e chamou atenção do público, principalmente no Brasil onde o LARP não é tão popular como nos Estados Unidos. Lá, grupos tradicionais reúnem jogadores há mais de 40 anos!

Ok, gostei! Como brinco?

Pra você que ainda não está saindo de casa, pode começar com cenários prontos e adaptados para videoconferências.

O site Larp Brasil, administrado por Leandro Godoy e Luiz Falcão, dois dos maiores nomes quando se fala da prática no país, disponibiliza PDFs gratuitos que podem ser interpretados pessoalmente ou online. Essas experiências, geralmente, são mais curtas que o LARP tradicional, mas servem para dar ao jogador um gostinho do que encontrarão na imersão completa.

Desafios criativos foram espalhados por São Paulo

Outra iniciativa muito interessante foi o projeto Parangolarps, que espalhava em locais públicos de São Paulo papéis com microrroteiros de ações que alteravam, mesmo que de forma sutil, nossas rotinas e nossas relações com os outros. As sugestões iam desde puxar papo com um desconhecido no ônibus a, até mesmo, desligar seu celular por uma semana! Teria coragem?

Mas pra quem quer mergulhar de cabeça no universo dos LARP, talvez a experiência mais indicada seja o Imperium Larp.

Imperium Larp

O grupo, fundado em 2017, é conduzido por jogadores de RPG que se reúnem há mais de 20 anos e decidiram compartilhar suas histórias com outros adeptos do LARP no Brasil.

A trama se passa na fictícia Ponta de Lança, um entreposto que divide a Grande Floresta da Tormania da região invadida pelo Império de Nobilia. Ali, guerreiros lutam por fama e prata, magos almejam conhecimento, clérigos buscam expandir a palavra da deusa, aristocratas buscam poder. Do outro lado, bárbaros, elfos e fadas buscam sobreviver. E em meio a tudo isso, os mortos errantes aumentam suas fileiras, todas as noites.

Imperium traz uma experiência medieval de primeira

Como vocês puderam perceber, a temática do Imperium Larp gira em torno da fantasia medieval, um cenário que boa parte dos jogadores de RPG já estão habituados, mas em uma abordagem muito mais imersiva.

Em vez dos famosos D20, as batalhas são decididas no Swordplay. Ou seja, os jogadores utilizam armas cenográficas e devem seguir um conjunto de regras para combater.

Mas, na maioria das vezes, são as interações entre os personagens que fazem a história andar. Um dos fundamentos mais encorajados dentro do LARP é a convivência: aprender como interagir com os outros e com o ambiente.

Você pode pegar sua lanterna e vasculhar a floresta no meio da noite, mas isso poderá desencadear uma batalha contra um grupo de goblins. Do mesmo modo que um diálogo despretensioso na taverna local pode mudar o rumo da trama.

O mais legal do LARP é que você faz parte de uma história viva, que se molda conforme os jogadores tomam suas decisões.

Imperium precisou adaptar seu enredo à pandemia

Por conta da pandemia, o Imperium Larp ficou dois anos sem nenhum evento, mas até mesmo isso fará parte da próxima imersão. A história falará de uma praga que se alastrou pela região e impediu que os exércitos pudessem se organizar durante o período. Se a experiência chamou sua atenção, fique ligado nas redes sociais do grupo, já que o próximo evento deve acontecer muito em breve!

Mas se a parte da “atuação” ainda não te convenceu e você só quer saber da porradaria mesmo, existem grupos focados no Swordplay.

Swordplay

Em Brasília, o Arsenal Medieval Fight Club é um dos grupos mais tradicionais e organiza treinos e até mesmo campeonatos para os participantes se familiarizarem com as regras e colocarem suas habilidades à prova.

O pessoal do Imperium Larp também possui uma parte social muito ativa em que visita escolas e outras instituições para levar tanto o conceito do Larp quanto a parte do swordplay para crianças e adolescentes que ainda não tiveram contato com as práticas.

Não são só espadas que fazem um guerreiro

Não curto capa e espada! Ainda existe espaço pra mim?

Claro, jovem gafanhoto. Assim como o RPG, o Larp não se prende a apenas um cenário. Você pode encontrar experiências situadas em universos cyberpunk, steampunk ou até mesmo cotidianas. Tudo depende da imaginação da equipe e dos envolvidos.

O grupo São Paulo By Night é um projeto focado no tradicional Vampiro: A Máscara. As sessões são organizadas através das redes sociais e como a história original já lida com a presença de criaturas fantásticas em meio à sociedade moderna, é fácil embarcar na experiência de imersão.

Mas falando em criaturas fantásticas, seria impossível mencionar experiências imersivas sem citar o universo criado por Vanessa Godoy.

O Bàdiu

Escola de Magia e Bruxaria do Brasil

Em 2015, Vanessa fundou a EMB – Escola de Magia e Bruxaria do Brasil, que começou como uma experiência de imersão de 24 horas no Rio Grande do Sul. Hoje, o projeto ocupa uma área de 8 mil metros quadrados no Castelo Nacional Inn, em Campos do Jordão.

A premissa é simples — os participantes se inscrevem como alunos da EMB e, durante quatro dias, têm aulas de Adivinhação, Botânica, Poções e Elixires e diversas outras disciplinas com professores que fazem parte da história principal.

Em 2018, o primeiro livro do universo foi lançado: A Brigada dos Amaldiçoados. Hoje, as imersões apresentam os desdobramentos dos eventos do livro, mas as ações dos alunos podem interferir diretamente na trama. Ainda em 2022, o segundo livro da saga, Estrelas do Amanhã, chega às prateleiras e a história já deve apresentar as mudanças decorrentes das imersões.

O legal da EMB é que a experiência serve tanto para quem quer participar mais ativamente do LARP, quanto ser um espectador da história. Você pode simplesmente presenciar o teatro vivo, mas se resolver interagir com a trama, os atores estão preparados para te fazer sentir um personagem dentro desse universo.

Experiências brasileiras simulam a Hogwarts

Mas se existe a Escola de Magia e Bruxaria, obviamente, também teríamos uma Universidade de Magia.

O Instituto Flamel é a mais nova imersão do universo de Vanessa Godoy e vem com uma proposta mais descontraída para os participantes, de fato, curtirem a vida universitária, mas ainda em uma realidade mágica.

Além das aulas, os alunos também podem participar de uma série de atividades esportivas como Arco e Flecha, Canoagem e Argobol. Além de integrarem o Grêmio Estudantil ou a Atlética Sulfurosa (que dá festas de arromba desde 1901).

Hoje, o Bàdiu (basicamente o equivalente mágico do Brasil) já conta com suas próprias regras, cidades e hábitos culturais e a ideia é expandir ainda mais.

“Eu quero que o Bàdiu seja cada dia mais real e mais palpável. Que as pessoas se sintam menos espectadores e mais integrantes desse vasto universo bruxo que estamos criando. Quero formar cidadãos”, explica a autora.

Botânica é uma das práticas das escolas

A próxima imersão da EMB acontece em Outubro, com vagas limitadas em seu site.

Seja desbravando Ponta de Lança, fazendo amizade com estranhos na rua ou defendendo o castelo do ataque dos Magos Negros, o LARP é uma atividade que preza pela convivência e pela interação entre as pessoas.

O universo ao seu redor enriquece a experiência, mas cabe a você decidir como se integrará àquela imersão. Pode parecer um pouco assustador a princípio, mas se você der uma chance à prática, certamente, encontrará uma atividade divertida e que pode te ajudar em diversos aspectos da vida como autoconfiança e trabalho em equipe.

E você, já participou de algum LARP?

Confira também: