Kotaro Vai Morar Sozinho: Tudo sobre o anime da Netflix

Capa da Publicação

Kotaro Vai Morar Sozinho: Tudo sobre o anime da Netflix

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Algumas plataformas de streaming tem investido cada vez mais em animes para seus catálogos, a Netflix é um ótimo exemplo disso. Além de disponibilizar obras conhecidas e novas dublagens, ela também está produzindo seus próprios animes e “Kotaro Vai Morar Sozinho” é uma grata surpresa da vermelhinha para o público que gosta da categoria seinen.

Kotaro Vai Morar Sozinho é um anime da Netflix lançado em 2022 e que possui apenas 10 episódios, cada um com uma média de 27 minutos. Nessa animação nós conhecemos Kotaro, um garotinho de apenas 4 anos de idade que vai morar sozinho em um prédio em algum lugar do Japão. Ao que tudo indica, Kotaro é um garotinho órfão muito inteligente e independente… Mas o que tem por trás de sua mudança nada convencional?

Sobre o que é “Kotaro Vai Morar Sozinho”? (sem spoiler)

Kotaro, o protagonista da animação

Apesar de traços e uma aparência mais simplista, a premissa desse anime é completamente o oposto. Kotaro Vai Morar Sozinho traz temas muito importantes como abandono parental, abusos psicológicos, solidão, alienação parental e relações humanas. Tudo isso girando ao redor de uma criança de apenas 4 anos, o Kotaro.

Apesar de temáticas bem delicadas, o anime consegue trazer sensibilidade pra cada um desses temas – afinal se trata de uma criança – e é quase impossível não se afeiçoar ao garotinho quando se começa a descobrir sua história. Inicialmente, a trama começa engraçada, leve e bem humorada a medida que os primeiros episódios vão nos apresentando não só ao Kotaro, mas também seus vizinhos, que terão um papel fundamental em sua vida.

A ideia de uma criança morando sozinha pode transmitir uma imagem de “grandes aventuras e diversão“, mas não é bem por aí. Na verdade, Kotaro é um garotinho aparentemente muito maduro, inteligente e responsável que ao se mudar quer passar uma boa impressão para seus vizinhos, então distribui lenços enquanto se apresenta para todos. 3 desses vizinhos aparecem com frequência ao longo da obra: Shin Karino, Isamu Tamaru e Mizuki Akitomo.

A história se dá a partir dos desafios que Kotaro enfrenta diariamente como uma criança normal de 4 anos, apesar de tentar passar uma imagem de força e independência, tudo isso enquanto ele se relaciona genuinamente com cada um de seus vizinhos. A medida em que os episódios vão se desenrolando, entendemos o quão difícil a vida é para a criança e cada vez mais os adultos ao seu redor se aproximam para tornar tudo menos solitário para ele.

Sobre o que é “Kotaro Vai Morar Sozinho”? (com spoiler)

Momento em que Kotaro chega em sua nova casa

Um garotinho chamado Kotaro se muda para um prédio relativamente velho em algum lugar do Japão e, para passar uma boa impressão aos seus vizinhos, ele vai de porta em porta entregar lencinhos de papel como lembrança. Kotaro se entende quanto criança e reconhece suas limitações devido a sua idade, apesar de maduro o anime deixa claro o tempo todo que ele tem medos comuns como qualquer criança (como de pesadelos, por exemplo), assim como sua relação com um anime que ele ama (e que assistia nas madrugadas em que se sentia sozinho).

Ele frequenta o jardim de infância, brinca no parquinho do bairro, se surpreende com determinados assuntos… Tudo como uma criança de 4 anos. Ao conhecer seus vizinhos, Shin Karino, Isamu Tamaru e Mizuki Akitomo, todos se encantam com a educação e boa relação que o garotinho aparenta ter, ficando realmente em dúvida sobre ele ter ou não um responsável.

Quando tem a certeza de que Kotaro realmente está sozinho, os 3 não medem esforços para ajudar o garoto em tudo o que for preciso. Mas o importante dessa relação: o cuidado que os adultos tem com o Kotaro não interfere em nada na independência do garoto. Eles são uma rede de apoio que o auxilia quando precisa de ajuda, mas não cuidam dele interferindo em suas ações.

Os vizinhos adultos de Kotaro

Assim, vamos conhecendo a vida pessoal dos 3 enquanto eles vão descobrindo mais sobre a vida de Kotaro, e é aí que somos pegos desprevenidos:

Kotaro é realmente uma criança órfã que foi mandado para um abrigo ainda muito jovem e – acredito que devido a sua pouca idade – não sabe muito bem a situação em que se encontra. A verdade é que seu pai o abandonou, deixando sua mãe sozinha com ele e, de forma misteriosa, sua mãe morreu pouco tempo depois (o que o levou diretamente para um abrigo).

Ele consegue sair desse orfanato, alugar um apartamento e se manter financeiramente graças a pensão que recebe devido a morte de sua mãe, mas ele não sabe que o dinheiro é devido a isso. Infelizmente, Kotaro acredita que sua mãe está viva. Uma agência de advocacia manda seus funcionários até sua casa para lhe entregar a quantia da pensão semanalmente, mas usando a desculpa de que é “um homem bom” que está o ajudando.

Como toda criança, o garotinho sente na pele a solidão (e isso fica claro em um episódio em que ele pega balões para representar sua família), medos infantis (como quando ele estava tendo pesadelos e precisou dormir com um adulto), dor emocional (como quando se recorda de sua mãe chorando por horas devido a partida de seu pai) e a própria situação com seu pai, que tem uma restrição judicial e não pode se aproximar dele.

No fim das contas, Kotaro é uma criança doce que sofreu muito com apenas 4 anos, isso fez com que ele criasse essa casca de um jovem maduro, mas em diversos momentos vemos o quanto ele ainda sente, se emociona e vive sua infância com a ajuda de novas relações de afeto que se formaram ao seu redor. Por isso, tantos fãs de anime estão apontando essa como uma das melhores histórias de 2022.

Personagens principais

Kotaro

Kotaro

Kotaro é o protagonista (como o próprio nome do anime sugere), uma criança de 4 anos que por motivos desconhecidos vai morar sozinho. Amigável, gentil e bastante diplomático, ele rapidamente faz amizade com todos os seus vizinhos, criando laços genuínos de afeto com eles.

Apesar de independente, ele não é aquela típica criança chata, pelo contrário, ele se entende como criança e como alguém que por mais inteligente que seja, precisa de ajuda de vez em quando e tudo bem. Ele é apaixonado por um anime chamado Tonosaman, aparentemente um samurai gentil e legal com todos, inclusive o garotinho anda com uma mine katana como referência ao personagem.

O design do garoto me chamou a atenção principalmente seus olhos, que raramente parecem expressivos. Eles tem um formato retangular preto e sua pupila quase nunca aparece, a não ser em momentos onde nitidamente ele está animado, emocionado, contente ou empolgado. Uma forma do artista responsável pela obra conseguir nos transmitir que Kotaro ainda é uma criancinha como todas as outras.

Shin Karino

Shin Karino

Shin Karino é um dos vizinhos de Kotaro e o menos trabalhado entre os 3 (talvez como uma forma da obra explorá-lo melhor em uma próxima temporada). Ele é um jovem adulto que mora sozinho e havia ganhado um prêmio como mangaká, vivendo desse dinheiro por um tempo indeterminado.

Ele atualmente está trabalhando em um novo projeto e correndo contra os prazos para conseguir entregar uma nova história que pode ser publicada e virar um grande mangá de sucesso. Além disso, ele é o mais ligado à Kotaro, sempre acompanhando o garotinho quando vai à rua, pois se preocupa muito com a segurança dele.

Em diversos momentos acaba assumindo o papel de responsável de Kotaro, mesmo que indiretamente e até demonstra ciúmes do garoto quando ele deixa de sair com ele para sair com outras pessoas, como no episódio da casa de banho. Ele tem um papel fundamental na vida do menino.

 Isamu Tamaru

Isamu Tamaru

O anime dá a entender que Tamaru é um membro da Yakuza ou qualquer outra organização criminosa, mas não deixa isso explicito. O lado que vemos de Tamaru é um homem bastante carinhoso (até demais) e muito apegado ao Kotaro, o que mais tarde vem a ser revelado que é divido a sua relação conturbada com seu filho biológico.

Assim como Karino, ele está disposto a tudo para proteger o garotinho e lhe dar a assistência necessária. No fim das contas, apesar da aparência e do jeito espalhafatoso, ele é um ótimo pai e um homem amável.

Mizuki Akitomo

Mizuki Akimoto

Mizuki Akimoto é a única vizinha mulher de Kotaro, aparenta ser uma mulher gentil, doce e divertida, porém é atravessada por inúmeros problemas sérios de violência. Ela acha Kotaro muito fofinho e decide que vai ser uma das pessoas responsáveis pelo bem estar do garotinho, isso fica claro no episódio em que ele tem pesadelos e ela o chama para dormir com ele.

Mizuki trabalha como acompanhante em uma espécie de clube, mas por trás de uma personalidade vibrante, ela passa por inúmeros problemas ligados ao seu último relacionamento. Seu namorado (ou ex-namorado) é extremamente abusivo com ela, exigindo que ela lhe dê dinheiro com frequência e a agredindo quando ela tenta encerrar o relacionamento.

Infelizmente ela acaba precisando se afastar de Kotaro e todos os outros vizinhos, devido a uma situação causada justamente por seu parceiro.

Por que assistir “Kotaro Vai Morar Sozinho”

Momentos importantes de Kotaro e Shin nas casas de banho japonesas

Kotaro Vai Morar Sozinho tem a classificação indicativa de 12 anos, possui apenas 1o episódios e se você estiver livre pode até assistir tudo em um dia. É um anime que traz ótimas lições de vida e consegue tratar de assuntos pesados com certa delicadeza e cuidado que os temas necessitam.

Todos os personagens são bastante carismáticos sem precisar de exageros pra isso, o Kotaro é um garotinho que ganha o público em pouco tempo de tela e a medida em que vamos aprofundando em sua vida, a identificação ou a vontade de vê-lo sendo feliz aumenta gradativamente.

Se você gosta de seinen – animes voltados para um público mais maduro – ou quer conhecer essa categoria, provavelmente vai gostar bastante de como a história é conduzida e como os personagens são bem construídos. Por essas razões, muitos estão apontando Kotaro Vai Morar Sozinho como o melhor anime dessa temporada e uma grande surpresa entre os lançamentos de 2022!

Confira também: