Kitty Pryde: Nome da mutante é inspirado em uma pessoa da vida real

Capa da Publicação

Kitty Pryde: Nome da mutante é inspirado em uma pessoa da vida real

Por Gus Fiaux

Os X-Men sempre foram alguns dos personagens mais interessantes da Marvel Comics, sobretudo por representar lutas de movimentos sociais reais, ainda que em versões fictícias. Muito da realidade foi absorvida pelos Filhos do Átomo, e um caso bem interessante disso envolve a mutante Kitty Pryde, cujo nome foi inspirado em uma pessoa real.

Em 1973, o artista John Byrne frequentava o Alberta College of Art, uma das escolas artísticas mais prestigiadas do Canadá. Lá, ele conheceu uma colega de classe que se chamava Kitty Pryde, da qual ele se tornou mais próximo devido a uma amizade em comum.

Fascinado pelo nome da colega, ele disse a ela que havia gostado e que seria um ótimo nome de super-herói. Alguns anos depois, em 1980, ele criou a mutante ao lado do roteirista Chris Claremont, e decidiu chamá-la pelo mesmo nome de sua antiga colega de classe.

Nome da heroína foi baseado em uma conhecida de John Byrne, um dos criadores da personagem.

Kitty fez sua estreia em Uncanny X-Men #129 e, desde então, se tornou uma das personagens mais populares da equipe entre os fãs, sobretudo por sua personalidade espirituosa e aventureira. Feliz com a estreia da heroína, John Byrne enviou para a verdadeira Kitty Pryde um pacote contendo uma arte conceitual de Kitty e uma cópia da HQ de origem da personagem, autografada com os dizeres: “Para Kitty, a verdadeira. Obrigado por me deixar usar seu nome”.

Desde então, a verdadeira Kitty Pryde se casou, mudou de nome e até leiloou os presentes do ilustrador, mas ainda assim seu legado permanece através da heroína, que já adotou diversos mantos heroicos ao longo dos anos, como Lince Negra Kate Pryde.

Fonte: CBR

Abaixo, veja também: