Capa da Publicação

Joseph Gordon-Levitt revela qual seu papel favorito no cinema

Por Arthur Eloi

Joseph Gordon-Levitt tem uma longa carreira em Hollywood, tendo participado de grandes obras como A Origem (2010), Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), Lincoln (2012) e muito mais. Entre muitos papéis de peso, o ator escolheu sua atuação favorita – e é uma resposta um pouco surpreendente.

Ainda que seja parceiro do diretor Christopher Nolan, a performance favorita de Joseph Gordon-Levitt está em um filme de Rian Johnson (Star Wars: Os Último Jedi). Em entrevista à Vanity Fair, o ator revelou seu carinho por Looper – Assassinos do Futuro (2012).

Lançado em 2012, Looper é ambientado em um mundo futurista em que a viagem no tempo se tornou comum. Organizações mafiosas se aproveitaram da tecnologia como forma de queimar evidências, e sempre que precisam matar alguém, mandam a vítima amarrada para ser assassinada no passado, sem deixar rastros. O problema surge quando o mercenário Joe (Gordon-Levitt) se vê com uma árdua tarefa: matar a si mesmo do futuro.

Segundo o ator, o motivo desse carinho todo se dá pela sutil transformação que precisou passar para ficar mais parecido com Bruce Willis, ator que interpreta a versão mais velha de seu personagem no longa. O processo foi um verdadeiro desafio para Kazuhiro Tsuji, premiado maquiador que trabalho no filme, e o resultado – ainda que não exatamente preciso – agradou demais o ator:

Todos os dias eu ficava horas e horas recebendo maquiagem com próteses para ficar mais parecido com Bruce Willis. Kazuhiro Tsuji, nosso fenomenal maquiador, falou para Rian Johnson e sua equipe que era algo impossível. Ele trazia planilhas e fotos nossas para dizer ‘Tá vendo, a distância entre o nariz e o lábio não é a mesma. Não consigo ajeitar isso, não vão ficar parecidos’, e Rian só deu de ombros e respondeu ‘Não precisa ficar idêntico, apenas sugestivo. Tá tudo bem, é só um filme’

Em Looper, Joseph Gordon-Levitt precisou usar próteses faciais para se passar de uma versão jovem de Bruce Willis

Gordon-Levitt reconta as interações do diretor com o maquiador aos risos, e disse que ficou surpreso ao se assistir na telona:

Um dos meus indicadores pessoais de sucesso como ator é se eu pareço diferente na tela. É por isso que Looper é minha performance favorita, porque é onde estou mais diferente. Tudo bem que eu meio que trapaceei com as próteses, que me deixam meio diferente mesmo, mas eu ainda fico muito animado ao assistir e pensar ‘Nossa, realmente parece outra pessoa’. Me esforcei bastante para criar um personagem que não fosse uma imitação de Bruce Willis, mas que tivesse seu espírito

Confira a entrevista completa com Joseph Gordon-Levitt no vídeo da Vanity Fair (em inglês):

Ficou interessado? Looper está disponível no catálogo da HBO Max.

Aproveite e confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117