Jogos Vorazes: O filme, suas sequências e a ordem para assistir

Capa da Publicação

Jogos Vorazes: O filme, suas sequências e a ordem para assistir

Por Chris Rantin

Quando falamos de filmes baseados de livros, a franquia Jogos Vorazes é sempre mencionada. Para muitos fãs, ela é o exemplo de como deveriam ser as adaptações cinematográficas de grandes sagas literária. Afinal, mesmo que algumas coisas tenham sido alteradas (ou cortadas) de uma mídia para outra, os longas conseguiram expandir o universo de forma impecável, deixando tudo ainda mais épico e marcante.

Escrito por Suzanne Collins, a saga de livros ficou famosa por criticar a glamorização de tragédias pela mídia e trazer questionamentos políticos relevantes. Tudo isso sem perder a mão na criação de personagens cativantes e complexos, além de sequências intensas de ação. Depois de se tornar um fenômeno, a trilogia acabou resultando em quatro filmes que também conquistaram o mundo. Bora saber onde você pode assistir cada filme — e qual a ordem correta para isso?

Qual é a ordem correta para assistir aos filmes de Jogos Vorazes?

Jogos Vorazes

Onde assistir: HBO Max, Amazon Prime Video. Também pode ser alugado no Youtube, Google Play Filmes e Apple TV por menos de 5 reais. 

 

Ordem para assistir: Primeiro filme 

 

Adaptação de: Jogos Vorazes  

O começo de tudo! Adaptando o primeiro livro de Suzanne Collins, o filme Jogos Vorazes apresenta Panem, um país distópico dividido em 12 distritos, cada um com sua especialidade e função para sustentar as riquezas da opulenta capital. Como se não bastasse a exploração que sofrem, cada distrito precisa prover um garoto e uma garota — os tributos — para entrar em uma competição mortal que é televisionada, para que todos testemunhem a violência sanguinária que rola nas arenas. A cada jogo, 24 jovens entram, mas apenas um deles sai vivo como o vencedor da disputa. 

É neste mundo devastador e sem esperança que conhecemos Katniss Everdeen, vivida de forma brilhante por Jennifer Lawrence, uma jovem do Distrito 12 que enfrenta a miséria caçando ilegalmente na floresta que cerca sua cidade. Para salvar sua irmãzinha, que foi sorteada para participar dos Jogos Vorazes, a protagonista decide se voluntariar e ir no lugar dela. Assim, ela passa a disputar o prêmio ao lado de Peeta Mellark, interpretado por Josh Hutcherson, seu colega de distrito. 

Agora parte desta competição cruel, Katniss terá que confiar nas suas habilidades de caça e nos seus instintos se quiser sair viva. Porém, as coisas ficam ainda mais complicadas para a garota quando ela passa a formar alianças e se importar com alguns dos seus competidores… 

Dirigido por Gary Ross, contando com Suzanne Collins no roteiro e na produção, o filme foi lançado em 2012 e é considerado uma das melhores adaptações literárias já feitas, dando início a um fenômeno mundial extremamente aclamado. 

Jogos Vorazes: Em Chamas 

Onde assistir: HBO Max, Globoplay, Star+, Amazon Prime Video. Também pode ser alugado no Youtube, Google Play Filmes e Apple TV por cerca de 40 reais. 

 

Ordem para assistir: Segundo filme 

 

Adaptação de: Em Chamas

Após conseguir utilizar as próprias regras dos Jogos Vorazes contra a Capital, Katniss e Peeta saíram vivos da arena, apenas para descobrir que o jogo não acabou. Presa nas manipulações políticas do Presidente Snow, que está preocupado com a vitoriosa ter se tornado um símbolo de resistência para os rebeldes, Katniss descobre que sua vida nunca mais será a mesma. 

Durante a celebração do Massacre Quartenário, uma edição especial dos Jogos Vorazes que acontece a cada 25 anos, trazendo desafios ainda maiores e “especiais”, Snow informa que a arena deste ano será composta apenas pelos vencedores das edições passadas. Com isso, Katniss e Peeta acabam de volta na arena, tendo que sobreviver mais uma vez a competição sanguinolenta. 

Enfrentando outros vitoriosos (ou seja, pessoas que já provaram ser habilidosas, inteligentes e mortais), a dupla do distrito 12 terá que ficar ainda mais atenta aos perigos. Afinal, qualquer deslise pode resultar na morte, ainda mais quando eles acabam no meio do jogo perigoso que está acontecendo fora da arena. 

Lançado em 2013, Jogos Vorazes: Em Chamas conta com a direção de Francis Lawrence, o segundo filme da franquia é considerado o melhor de toda a saga. Trazendo muita ação, reviravoltas surpreendentes e expandindo o universo criado de forma magistral por Suzanne Collins, que retorna mais uma vez para trabalhar na produção da adaptação. 

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 

Onde assistir: HBO Max, Globoplay, Amazon Prime Video. Também pode ser alugado no Youtube, Google Play Filmes e Apple TV por cerca 10 reais. 

 

Ordem para assistir: Terceiro filme 

 

Adaptação de: A Esperança 

Ainda que tenha escapado com vida do temível Massacre Quaternário, Katniss precisa lidar com notícias terríveis. Diante do seu ato de rebelião contra a Capital, Presidente Snow bombardeou o Distrito 12, matando todos que não conseguiram escapar para a floresta. Além disso, Peeta não saiu da arena, indo parar nas garras do ditador de Panem. 

Vivendo como uma refugiada no Distrito 13, que conseguiu sobreviver durante anos por se esconder da história, Katniss é pressionada por Alma Coin, que surge como a líder da Resistência contra Snow, para assumiu seu papel como Tordo e se tornar o símbolo da revolução. 

Agora, sendo a inimiga número um de Snow e das forças da Capital, Katniss precisa vencer seus próprios traumas para conseguir proteger sua família e tentar resgatar Peeta, ao mesmo tempo que tenta destruir o império que domina Panem.

Com Francis Lawrence retornando para a direção, Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 adapta o começo de A Esperança, livro que conclui a trilogia de Katniss e seus amigos. Ainda que muita gente não tenha curtido essa divisão — e o ritmo mais parado dessa primeira metade — o filme constrói um grande conflito ideológico e trabalha a revolução de forma mais profunda. 

 Jogos Vorazes: A Esperança – O Final

Onde assistir: HBO Max, Globoplay, Amazon Prime Video. Também pode ser alugado no Youtube, Google Play Filmes e Apple TV por cerca 12 reais. 

 

Ordem para assistir: Último filme 

 

Adaptação de: A Esperança 

Por fim chegamos ao fim da história com Jogos Vorazes: A Esperança – O Final. A missão de resgate de Peeta foi um sucesso, contudo, o rapaz não é mais o mesmo. Extremamente violento e com aversão à Katniss, o sobrevivente sofreu uma perigosa lavagem cerebral enquanto esteve nas mãos da Capital. 

Agora, com a guerra declarada entre a resistência e o Presidente Snow, é tudo ou nada. Por isso, Katniss e seus aliados partem para a batalha decisiva, invadindo a Capital para conseguir colocar um fim à tirania do seu inimigo. 

Acontece que, sempre preparado pra lidar com seus adversários, Snow transformou a própria cidade em uma verdadeira arena dos Jogos Vorazes, escondendo inúmeras armadilhas mortais em suas ruas. 

Cabe aos membros da Resistência avançarem pelos perigos para garantir que o vilão pague por seus crimes. Mas ele definitivamente não é o único que quer ver o Tordo da Revolução morto…

A conclusão da franquia foi lançada em 2015, trazendo o retorno de Francis Lawrence na direção. Com mais ação do que na primeira parte, o filme retoma o que fez Jogos Vorazes se tornar um fenômeno, misturando grandes momentos de ação com críticas políticas. Apesar disso, o final da história continua dividindo opiniões, assim como aconteceu com o livro de Suzanne Collins.

E aí, pronto pra sua maratona?

Veja também: