J.K. Rowling, autora de Harry Potter, caiu em pegadinha de russos que fingiram ser o presidente da Ucrânia

Capa da Publicação

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, caiu em pegadinha de russos que fingiram ser o presidente da Ucrânia

Por Gabriel Mattos

J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter, virou sinônimo de polêmica devido aos seus repetidos ataques a pessoas transgênero. Desta vez, a escritora virou notícia após cair em uma pegadinha de uma dupla de comediantes russos que a convenceram de que eram o presidente da Ucrânica, Volodymyr Zelensky (via The Hollywood Reporter).

Vovan e Lexus são conhecidos por suas pegadinhas com famosos, em que fazem ligações inocentes para zoar as celebridades. A lista de vítimas mistura políticos, músicos e outras figuras de renome, como Billie Eilish, Elton John, a vice-presidente americana Kamala Harris, Bernie Sanders e o ex-presidente George W. Bush.

O tom da chamada de voz é claramente cômico, mas dado o histórico de Zelensky como comediante, Rowling não desconfiou da brincadeira. Entre as piadas feitas, a dupla sugeriu que o presidente lançaria mísseis para a Rússia pintados com os dizeres “Avada Kedava”, a maldição da morte, que a autora afirmou ser um tanto engraçado. Confira o vídeo na integra em inglês:

Os comediantes também insinuaram que a escritora estava cancelada na Rússia e por isso seus livros não estavam mais sendo vendidos no país. Rowling se defendeu, dizendo que não tinha certeza do banimento de seus livros e que era ela quem não tinha interesse em ser associada a Rússia. Também foi levantado o fato de que a cicatriz do Harry Potter lembra um “Z”, que é o símbolo dos tanques russos, e a autora prometeu esclarecer isso em suas redes.

Entretanto, o grande foco das piadas envolveu as posturas polêmicas da autora diante da comunidade LGBTQ+. Em um momento, Vovan e Lexus perguntaram se Dumbledore realmente era gay, em referência ao fato de que isso nunca é citado nos livros. Rowling explica:

“Eu disse em 2007 que eu sempre achei que Dumbledore era gay. Essa é a verdade,” diz, “Foi um grande escândalo na época. Essa é a forma que eu o vejo. Digo, ele é um homem velho quando o vemos nos livros, então sua vida amorosa não é mais muito importante.”

Ela evita responder sobre com quem Dumbledore pode ter se relacionado no passado e a dupla de comediantes alfineta: “Vamos torcer que não tenha sido uma pessoa transgênero.”

Dumbledore tem um relacionamento com vilão de novo filme.

Outras piadas absurdas surgem ao longo da conversa, sobre o fato das forças armadas ucranianas terem soldados abertamente supremacistas, a possibilidade do presidente atuar em um futuro filme de Animais Fantásticos e afins.

Um representante de J.K. Rowling veio a público comentar o assunto, afirmando que toda a situação foi uma “pegadinha de mal gosto”.

“J.K. Rowling  foi contactada para comentar sobre seu extenso trabalho de caridade na Ucrânia, ajudando crianças e famílias que foram afetados pelo atual conflito na região. O vídeo, que foi editado, é uma representação distorcida desta conversa,” disse à imprensa.

Leia também: