Invencível: Artista processa Robert Kirkman após sucesso da série animada

Capa da Publicação

Invencível: Artista processa Robert Kirkman após sucesso da série animada

Por Jaqueline Sousa

A série de quadrinhos Invencível, de Robert Kirkman (The Walking Dead) ganhou bastante destaque no ano passado graças à adaptação animada do Amazon Prime Video. No entanto, apesar do sucesso, os bastidores do processo criativo não foram tão incríveis assim: o colorista William Crabtree, que colaborou com Kirkman nas primeiras edições da história, está processando o autor (via ComicBook).

Segundo Crabtree, Kirkman teria lucrado indevidamente após o sucesso da série animada, descumprindo um acordo verbal entre eles. Tal acordo dizia respeito à divisão dos lucros gerados, com 20% da receita das edições impressas e 10% de qualquer filme ou série de TV que deveriam ser destinadas ao colorista, mas não foram repassados.

O processo, arquivado neste domingo (9) no tribunal da Califórnia (EUA), diz:

“Kirkman enganou Crabtree ao afirmar que os direitos e interesses financeiros de Crabtree não seriam mudados caso ele assinasse um Certificado de Autoria e que esse documento permitiria que Kirkman comercializasse a licença do trabalho com maior facilidade, resultando em lucros maiores para ambos.”

Robert Kirkman, criador de Invencível, está sendo processo por descumprir um acordo verbal com o colorista da série de quadrinhos.

Em contrapartida, o advogado de Kirkman, Devin McRae, afirmou:

“Quando Crabtree questionou Kirkman sobre os motivos pelos quais o criador continuou pagando os direitos por anos após o Certificado de Autoria, Kirkman disse que o pagamento era, na verdade, apenas um bônus, segundo seu critério.”

Em relação ao Certificado de Autoria, ele foi emitido em 2005, que dizia que o colorista teria sido contratado como uma espécie de freelancer, dando a Kirkman todos os direitos de Invencível.

Logo, o processo contra Kirkman alega fraude e quebra de contrato, e Crabtree e seus advogados pretendem conseguir os créditos do colorista como criador da série em quadrinhos.

Invencível acompanha a vida de Mark Grayson, que é filho do super-herói mais poderoso do mundo. Quando ele começa a desenvolver seus próprios poderes, ele terá que enfrentar a verdade sobre sua família e novas responsabilidades.

Aproveite também: