Iemanjá – Deusa do Oceano: Orixá será uma super-heroína em novo filme nacional da Warner

Capa da Publicação

Iemanjá – Deusa do Oceano: Orixá será uma super-heroína em novo filme nacional da Warner

Por Chris Rantin

Iemanjá, uma das divindades mais queridas do Brasil, será transportada para o mundo dos super-heróis em um novo filme da Warner Bros. e Ventre Studio. Chamado de Iemanjá – Deusa do Oceano, o filme será uma produção nacional, contando com Carlos Saldanha (Cidade Invisível, A Era do Gelo, Rio) como diretor do projeto.

Segundo um release enviado à imprensa, no filme veremos Iemanjá tentando entender seus poderes para enfrentar Iansã, a Deusa das Tempestades. Para isso ela será treinada por ninguém menos que Ogum, o Deus da Guerra, que será o mentor da jovem Deusa. A ideia é levar os elementos do Candomblé para o universo dos super-heróis, criando uma aventura épica.

Carlos Saldanha, diretor e cocriador do projeto, explica que seu objetivo é exaltar a cultura brasileira:

“A Iemanjá é um símbolo para todo o Brasil, independentemente da religião ou crença de cada um. Nós acreditamos no poder dessa figura, parte da nossa herança ancestral, que tem tudo para cativar o público ao redor do globo da mesma forma que os deuses gregos, romanos, persas ou escandinavos, que já fazem parte do nosso imaginário”.

Ainda segundo ele, há uma grande responsabilidade nesta empreitada, uma vez que é preciso abordar essas divindades com muito respeito. Para isso, ele tem estudado muito a melhor maneira de adaptar essas figuras para as telas. “Tenho certeza que o resultado será incrível”, declara.

A primeira arte do projeto também foi divulgada, via comunicado à imprensa. Confira:

Primeira arte de divulgação de Iemanjá – Deusa do Oceano

Camila Pitanga, atriz e embaixadora da ONU Mulheres Brasil, atua como produtora executiva do filme. Para ela é uma grande honra ser parte de um projeto que visa exaltar Iemanjá.

“Para mim, é uma alegria infinita falar de um projeto que envolve pessoas que eu adoro e estou adorando trocar. Evocar uma das figuras mais queridas da nossa ancestralidade, uma divindade que, tenho certeza, vai abençoar esse projeto e vai fazer com que ele alcance uma voz que possa chegar em todos os cantos do mundo e falar com os jovens do mundo. Uma alegria, uma responsabilidade e uma vibração muito bonita,” disse.

Hernán Viviano, Vice-Presidente da Divisão de Theatrical da Warner Bros. Pictures Brasil, também se pronunciou sobre o filme:

“Nós, da Warner Bros. Pictures, temos lançado filmes de super-heróis há décadas. Desta vez, vamos levar para as telas dos cinemas uma divindade adorada pelos brasileiros e isso torna o filme uma celebração da cultura e da fé que muitos compartilham. Vamos usar todo nosso know how e expertise para fazer deste projeto um sucesso”.

Paula Cosenza, sócia fundadora do Ventre Studio e produtora do projeto, disse:

“Acredito que a mitologia Afro-Brasileira dos Orixás, com Deuses e Deusas, homens e mulheres com histórias fortes, superpoderes e a relação profunda com as forças da natureza, será capaz de cativar o imaginário das pessoas no mundo todo, assim como nos encantamos com grandes Heróis e Heroínas inspirados na mitologia nórdica (Thor) ou grega (Mulher-Maravilha).”

Para completar o time de equipe criativa do projeto, temos Ivan Reis, que atua no mercado das HQs há mais de 25 anos — 18 deles sendo apenas na DC Comics, em trabalhos como Liga da Justiça, Mulher-Maravilha, Superman Aquaman — que além de ser produtor associado do filme, também foi responsável pela criação visual dos personagens do projeto.

“Estou muito animado com a possibilidade de trabalhar com esses profissionais incríveis e em poder ajudar na criação de um universo como o de Iemanjá”, destaca. “As possibilidades criativas são imensas e fazer parte disso é uma honra. Minha mãe era Mãe de Santo e eu cresci em uma casa ligada ao Candomblé, sei que Iemanjá já é conhecida e reverenciada por todo o país e usar sua mitologia como influência na criação de um mundo de super-heróis é algo que mal posso esperar para ver ganhar vida”.

Colaborando com as pesquisas do projeto temos Renato Noguera, Professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Pesquisador no Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, que se mostra muito animado com o filme:

“Ter a possibilidade de traduzir elementos da cultura Ioruba para um filme de super-heróis é uma oportunidade estético-política de trazer elementos estruturantes do Brasil, como a cultura negra, para a cena pop.”

João Queiroz, também fundador do Ventre Studio, destacou que a missão é contar histórias que valorizem a cultura nacional, levando isso para o mundo todo.

“É uma honra e uma responsabilidade enorme produzir este filme, com linguagem popular e emocionante, baseado numa mitologia ancestral e que é tão presente no dia a dia da vida da população brasileira. Para um desafio dessa natureza, formamos uma equipe fantástica, que preza pelo respeito às origens dessa mitologia, ao mesmo tempo que tem a ambição de fazer algo extraordinário”, finaliza.

Iemanjá – Deusa do Oceano ainda não possuí data de estreia.

Veja também: