Homem de Ferro 3: Diretor não queria que filme se passasse no Natal

Capa da Publicação

Homem de Ferro 3: Diretor não queria que filme se passasse no Natal

Por Nick Narukame

Com o Natal se aproximando, é hora de tirar os filmes natalinos da gaveta e se divertir com toda a família na sala de casa. Ambientado nas festas de fim de ano, Homem de Ferro 3 pode muito bem ser um dos títulos nessa lista, mas essa nem sempre foi a intenção do diretor Shane Black.

Responsável por grandes sucessos, como Máquina Mortífera, Despertar de um Pesadelo e Beijos e Tiros, Black era conhecido por introduzir um clima natalino inesperado em grandes filmes de ação. Porém, em entrevista ao Empire Online, Black revelou que não pretendia repetir essa fórmula quando aceitou trabalhar com o Marvel Studios. Ele apenas cedeu às insistentes sugestões do co-roteirista Drew Pearce (via ComicBook Movie).

Robert Downey Jr como Tony Stark.

Homem de Ferro 3 possui mensagens semelhantes ao de Os Fantasmas de Scrooge segundo diretor.

Segundo o diretor, fazer filmes de Natal era algo divertido até o público perceber a repetição do período festivo em seu trabalho. Desde então, Black estava determinado a evitar a inclusão do clima natalino em suas futuras obras, para que não fosse interpretado como “um truque, algo previsível ou ostensivo de sua parte”.

No entanto, o diretor aceitou manter a temática após perceber aspectos do enredo de Homem de Ferro 3 que lembravam o clássico A Christmas Carol (Os Fantasmas de Scrooge).

“E ele não será visitado por fantasmas, mas certamente estará no meio de um acerto de contas, ou uma reconciliação, onde terá que fazer um balanço, descobrir o que o está incomodando e como ele vai continuar. No fim, funcionou”, comenta o diretor. “A ideia é basicamente ele no Natal, dando um presente para a noiva e dando um presente para uma criança que o ajudou. E há um milagre de Natal quando o personagem de Jon Favreau (Happy) sai do coma.”

Se passar ou não no Natal não faz muita diferença no enredo, uma vez que se tirar a decoração natalina todo o sentido permanece, mas esses paralelos feitos por Shane Black são interessantes de serem levantados. De fato, a mensagem trazida pelo filme é profunda e reflexiva e pode ser dividida entre familiares num momento de lazer pouco antes da ceia no dia 24, certo?

Por falar nisso, Homem de Ferro 3 está disponível no catálogo do Disney+.

Aproveite e confira também: