Homem-Aranha: Supervisora de efeitos explica como foto de Andrew Garfield vazou antes do lançamento

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Supervisora de efeitos explica como foto de Andrew Garfield vazou antes do lançamento

Por Arthur Eloi

Em 2021, o retorno de Andrew Garfield e Tobey Maguire em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa era apenas especulação – até que os vazamentos começaram.

Em um dos casos mais sensíveis, um vídeo em alta definição de Andrew Garfield no set da produção foi divulgado, ao qual o ator negou e até classificou como um deep fake. Agora que sabemos que era real, a supervisora de efeitos especiais explicou como algo assim vazou.

Segundo Kelly Port em entrevista ao Corridor Crew, o vazamento provavelmente surgiu de uma equipe terceirizada. É muito comum que grandes filmes contratem empresas externas para dar uma força na fase de pós-produção, especialmente quando se trata de efeitos visuais, portanto há muito espaço ali para algo ter saído de controle (via Comic Book Movie):

São centenas de pessoas. Nossa equipe de efeitos visuais era, sem dúvidas, a maior das equipes, mas frequentemente os vazamentos não saem de nós. Nesse caso, pode ter sido, mas acho que foi de uma das equipes terceirizadas. A única coisa que impede as pessoas de vazarem tudo é a noção de que podem perder os seus empregos.”

O que levantou muitas questões é que esse vazamento não é que nenhum outro. Ao invés de uma imagem ou vídeo pixelado, gravado com um celular escondido, o material foi divulgado em 4K na internet. Segundo Port, normalmente há medidas para evitar esse tipo de vazamento:

Quando a Marvel ou a Sony enviam material para a equipe de efeitos visuais trabalhar, geralmente é enviado em trechos, e com o seu nome estampado por todo o material, como uma espécie de medida de precaução.

Como não havia nenhum tipo de marca d’água no material, muitos fãs especulam que o vazamento foi forjado pelo próprio estúdio, como uma forma de gerar ainda mais hype para a estreia.

Sem nenhuma vergonha na cara, Andrew Garfield fingiu que não sabia nada sobre o vazamento

Dentre todos os vazamento de Sem Volta para Casa, como fotos de Matt Murdock (Charlie Cox) e o trio de Teiosos reunidos, esse foi o mais sensível pela qualidade. Andrew Garfield – que assumidamente mentiu em toda a campanha pré-lançamento – fingiu estar impressionado com a qualidade do deep fake durante participação no programa de Jimmy Fallon.

Em questão de dias, o pessoal do Corridor Crew, um canal focado em efeitos visuais, desmentiu o ator ao comprovar em vídeo que a tecnologia não funcionava daquela forma e nem conseguia alcançar resultados assim. Logo, a única explicação para o vídeo era que o material era autêntico.

Quando o filme enfim estreou, a cena estava presente na versão final, com o Peter Parker de Andrew Garfield apoiado em um andaime enquanto discute estratégias com as outras Variantes antes da batalha final.

Se você quer reassistir Homem-Aranha: Sem Volta para Casa para encontrar esse momento, o filme já está disponível para aluguel nas plataformas digitais.

Aproveite e confira também: