Homem-Aranha Sem Volta para Casa: Sony e Marvel começam campanha para levar o filme ao Oscar 2022

Capa da Publicação

Homem-Aranha Sem Volta para Casa: Sony e Marvel começam campanha para levar o filme ao Oscar 2022

Por Arthur Eloi

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é um fenômeno das bilheterias, mas a Sony Pictures e a Marvel Studios querem mais: as empresas querem que o filme conquiste indicações, e possivelmente vitórias, no Oscar 2022.

Como notaram alguns fãs no Twitter, Sem Volta para Casa ganhou pôsteres de “For Your Consideration”, ou seja, começou a campanha dos estúdios para tentar emplacar que o filme seja considerado pelos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organização responsável pela grande premiação do cinema.

Ainda não há resposta oficial da Marvel e da Sony, mas os cartazes indicam que a ambição das empresas não é pequena, visto que querem que o longa dispute em todas as categorias que tiver o direito.

Isso significa que não só os estúdios querem conquistar um posto na lista de Melhor Filme, a categoria mais prestigiada da noite, como também em Melhor Ator para a performance de Tom Holland como Peter Parker, e até mesmo Melhor Direção para o cineasta Jon Watts.

Marvel e Sony querem conquistar a categoria de Melhor Filme, mas performance de Tom Holland e do elenco coadjuvante também devem receber acenos no Oscar 2022

O filme tem grande chance de se consagrar nas categorias técnicas, como Melhores Efeitos Visuais, que costuma exaltar adaptações de HQs como Esquadrão Suicida (2016) e Aves de Rapina (2020), mas os estúdios estão mirando nas categorias principais.

Nesse balaio todo, é esperado que os nomes de Zendaya (MJ), Marisa Tomei (Tia May), Willem Dafoe (Duende Verde) e Alfred Molina (Doutor Octopus) também estejam cotados para as categorias de Melhor Ator/Atriz Coadjuvante – sem citar as participações especiais que pegaram os espectadores de surpresa.

Como é comum em campanhas de FYC (ou For Your Consideration), os pôsteres trazem citações de críticas elogiosas para tentar convencer os votantes. Aqui, é um trecho da análise do jornal San Francisco Chronicle, que exalta como a produção “coloca fé nos personagens, e não no espetáculo”.

Confira os cartazes da campanha de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa rumo ao Oscar 2022:

A Marvel e a Sony só devem intensificar a campanha nas próximas semanas, visto que a votação para definir os indicados de 2022 começa a partir de 27 de janeiro. Até lá, as empresas devem organizar eventos – digitais ou presenciais – com sessões do filme para os votantes, acompanhadas de painéis com o elenco e equipe.

As votações acabam em 1º de fevereiro, e a lista final de indicados será divulgada em 8 de fevereiro. Já a cerimônia de premiação do Oscar 2022 acontece em 27 de março. Até lá, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa segue em cartaz nos cinemas do Brasil e do mundo.

Aproveite e confira: