Harry Potter: Por que a morte de Tiago não protegeu Lílian e Harry de Voldemort?

Capa da Publicação

Harry Potter: Por que a morte de Tiago não protegeu Lílian e Harry de Voldemort?

Por Evandro Lira

No primeiro livro da saga Harry Potter, A Pedra Filosofal, Alvo Dumbledore explica a Harry o motivo que o fez escapar da ira de Lord Voldemort quando criança. Segundo o diretor, foi o amor de Lílian Potter, mãe do garoto, que se transformou em um contrafeitiço poderoso a ponto de quase destruir o bruxo das trevas e deixar Harry intacto, apenas com uma cicatriz na testa.

Mas se o sacrifício de Lílian foi capaz de proteger Harry, por que a morte de Tiago Potter, o pai do garoto, não protegeu sua esposa e filho do ataque de Voldemort? É sobre isso que discutimos neste artigo.

O sacrifício de Lílian Potter

Cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, flashback de Lílian morta no chão do quarto de sua casa

Lílian Potter morreu para proteger Harry do ataque de Voldemort.

A proteção advinda de um sacrifício é uma das magias mais antigas e poderosas que existem. Segundo J.K. Rowling, esse é o tipo de magia onde “não há fórmula”, sendo mais profunda do que qualquer outra ciência mágica.

O contrafeitiço pode acontecer quando a vítima voluntariamente sacrifica sua própria vida única e exclusivamente por amor a fim de salvar a vida de uma ou mais pessoas. E foi exatamente isso que fez Lílian quando Voldemort chega em sua casa na noite de 31 de outubro de 1981, em Godric’s Hollow.

Como foi descrito em As Relíquias da Morte, último livro da saga, Voldemort invadiu a casa dos Potter na intenção de matar Harry. Tiago pediu que sua esposa pegasse seu filho e fugisse, mas aquela teria sido a última coisa que ele fez, pois Voldemort lhe matou logo em seguida.

Ao chegar em um cômodo onde estavam Lílian e Harry, a mulher implora para que Voldemort a mate ao invés de seu filho. O bruxo ordena que Lílian saia de seu caminho dando a ela a chance de viver, mas Lílian não acata a ordem, permanecendo entre Voldemort e Harry. É quando a Maldição da Morte é lançada e ela tomba no chão, como seu marido.

É neste momento que a magia do sacrifício de Lílian recai sobre Harry, protegendo-o do ataque de Voldemort, que atira um Avada Kedavra diretamente no rosto do bebê mas se vê quase destruído pelo próprio feitiço.

Por que a morte do pai de Harry não serviu como uma proteção?

Tiago Potter em cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

Tiago Potter foi o primeiro a morrer nas mãos de Voldemort no ataque à casa da família.

A diferença entre a morte de Tiago e de Lílian é que o homem não teve chance de viver, uma vez que Voldemort o matou imediatamente. Lílian, por outro lado, teve a oportunidade de se afastar do caminho de Voldemort, mas não o fez.

Para que a proteção seja efetiva, a vítima deve ter a opção de viver mas conscientemente escolher morrer com o objetivo de poupar a vida daquele que ama. Voldemort chegou a casa dos Potter com a pretensão de matar Harry, mas não deu a Tiago nem a escolha de viver ou morrer. É por isso que a morte de Tiago não conferiu a Lílian e a Harry a proteção mágica naquela noite.

Por que Voldemort deu a chance de Lílian viver?

A recusa de Lílian em obedecer a ordem de Voldemort, tendo ciência de que aquilo significaria sua própria morte, foi o que conferiu a Harry a proteção absurdamente poderosa que o tornou o Menino-Que-Sobreviveu.

Mas por que Voldemort não matou Lilian imediatamente, preferindo poupar a vida da mulher antes de, de fato, matá-la?

Embora não seja algo explícito na história, acredita-se que o bruxo das trevas tenha tentado atender ao pedido de Severo Snape, que lhe pediu para poupar a vida de Lílian, por quem era apaixonado desde a infância.

Em As Relíquias da Morte, Harry descobre através de uma viagem pelas memórias de Snape, que o professor tinha uma paixão não correspondida por Lílian. É revelado também que, ao descobrir que Voldemort iria atrás do Potter, Snape pediu para que o Lord das Trevas tivesse misericórdia pela mãe em troca do filho.

Teria sido esse o motivo pelo qual Voldemort tentara poupar a mulher? Para atender ao pedido desesperado de seu servo? Nunca ficou claro se sim, mas a teoria faz sentido.

Snape chora com o corpo de Lílian nos braços, com o bebê Harry chorando ao fundo no berço, em Harry Potter As Relíquias da Morte

É no último livro e filme de Harry Potter que descobrimos que Snape era apaixonado por Lílian.

Fique com: