Capa da Publicação

Halo: Por que Master Chief nunca revelou seu rosto nos jogos da franquia?

Por Jaqueline Sousa

Atenção: Alerta de Spoilers!

Após anos em desenvolvimento, a aguardada adaptação da franquia de jogos Halo finalmente estreou na última quinta-feira (24). E o primeiro episódio já trouxe uma revelação bombástica envolvendo a identidade do Master Chief, que é interpretado por Pablo Shcreiber na série: o supersoldado retira o capacete e mostra seu rosto, algo que ele nunca tinha feito nos games. A decisão dividiu opiniões entre os fãs, mas você sabe dizer por que o personagem não aparece sem a proteção nos jogos?

Se você é fã de Halo, sabe que, nos games, o Master Chief raramente remove seu capacete, ou seja, seu rosto praticamente não é visto durante a jornada do personagem. A explicação para isso não tem relação com propósitos narrativos, mas sim como uma forma de proporcionar uma maior imersão nos jogos (via Screen Rant).

Em vista disso, ao optar por não mostrar o rosto do supersoldado, a franquia faz com que o público se identifique com o protagonista, afinal a identidade por baixo do capacete pode ser de qualquer pessoa. Tal projeção aproxima os jogadores do universo estabelecido em Halo, fazendo com que a experiência seja ainda melhor e mais “verossímil”. Além disso, a escolha permite que os jogadores usem a imaginação e ainda reflitam sobre as diversas formas de heroísmo envolvendo a figura de um soldado.

Na série, o Master Chief é interpretado pelo ator Pablo Schreiber.

Em contrapartida, a série preferiu seguir outro caminho e já revelou o rosto do Master Chief no primeiro episódio. A decisão não é incabível, pois o artifício é utilizado exatamente por causa das diferenças entre as linguagens em que a história é realizada. A série exige abordagens diferentes por ser uma mídia distinta dos games: a trama da adaptação vai explorar o lado humano do supersoldado. Sendo assim, é perfeitamente compreensível termos a revelação da identidade do personagem, atitude que condiz com o que a série pretende alcançar.

Os episódios da primeira temporada de Halo são lançados todas as quintas-feiras no Paramount+.

O que você achou dessa mudança na série de Halo? Comente!

Aproveite também:

Imagem de perfil
sobre o autor Jaqueline Sousa

Jornalista. Apaixonada por cinema, música e literatura. | @jqlnsss